Albufeira de Venda Velha, Palmela

Concretizado em 2006, este trabalho consistiu na elaboração do quadro de referência do património histórico, arqueológico e etnográfico da propriedade da Albufeira de Venda Velha, localizada no concelho de Palmela, junto a Rio Frio, freguesia do Poceirão.

Desta forma, foram relocalizados seis dos sítios romanos (Vale Rafeiro III, Barragem da Venda Velha IV, VIII, VII, II e III, neste último foram detectados apenas materiais romanos, apesar de já terem sido recolhidos aí artefactos pré-históricos) que se encontravam referenciados no parecer realizado pela Câmara Municipal de Palmela (Santos, 2006) e na bibliografia.

Poço.

No sítio arqueológico da Barragem de Venda Velha V apenas foi detectada uma lasca de quartzito, sem que se tenham observado materiais romanos, que se encontravam noticiados (Santos, 2006). Registaram-se ainda três sítios etnográficos: Venda Velha 1, Monte da Amoreira e Monte do Ano dos Almocreves. Foi também detectado um achado isolado de que não se tinha notícia, onde foram observadas duas lascas de quartzito, uma das quais retocada.

Propuseram-se Medidas de Minimização e de Valorização especificas para cada um dos sítios noticiados, relocalizados ou detectados no âmbito dos trabalhos realizados no âmbito deste descritor de património. 

Cofinanciado por: