Rua São João da Praça n.º 18, Lisboa (3ª intervenção)
Os trabalhos de conservação executados pela ERA-Arqueologia sobre um troço da Cerca Velha e Torreão localizados no interior do edifício nº 18 da Rua São João da Praça, em Alfama, Lisboa, foram realizados durante o mês de Maio de 2007.
O objectivo genérico destes trabalhos foi a recuperação dos referidos bens através de acções de conservação e restauro de modo a reforçar as estruturas e minorar os processos de degradação em curso. A concretização dos objectivos envolveu, de modo geral, a limpeza e remoção de produtos nefastos, consolidações, restauros e protecções, realizados em simultâneo com o registo sistemático dos trabalhos.
Do ponto de vista das acções descritas, os objectivos inicialmente enunciados foram concretizados, conferindo-se às cantarias uma maior estabilidade físico-química. Além disso, permitiu-se criar situações de referência que poderiam ser avaliadas ao longo do tempo e programar intervenções menos onerosas ao nível de prazo e custo.
Em suma, a concretização do programa de trabalhos permitiu devolver à cidade (dentro de um restaurante) parte de um elemento arquitectónico da sua história que reflecte a dinâmica de transformação dos espaços e das vivências que se lhes associam.