Rua Almirante Reis, nº 11, Almeirim
Estes trabalhos de escavação arqueológica executados em 2007, no centro de Almeirim, decorreram da observação e identificação prévias de uma realidade posta a descoberto aquando da substituição das infraestruturas de esgotos e águas.
Na Rua Almirante Reis, junto ao nº 11, procedeu-se à limpeza e registo de uma estrutura em tijolo burro, confirmando-se a sua construção e utilização em época moderna, devido aos materiais cerâmicos associados. A visível afectação pelos trabalhos recentes, e, principalmente, pelas canalizações da década de 70, repercutiu-se na limitação das possíveis conclusões desta intervenção.
Inicialmente identificada como caneiro de águas pluviais, quer pela sua orientação, quer pela própria estruturação em abobadilha, a sua funcionalidade teve de ser repensada no decorrer dos trabalhos.
Com base nas medições finais conseguidas – uma largura de 80 cm, um pé direito de cerca de 1,30 m e uma implantação que corta o substrato geológico – e nas características finais observáveis – um piso de “tijoleira” reforçado e revestido de uma permeável película de argamassa, paredes de “tijolo de burro” e argamassa, cobertas por estuque – não excluímos a hipótese de uma possível passagem ou de ligação. Ramificação de uma qualquer adega, ou uma das várias passagens interiores entre o corpo principal do Paço Real e a Horta d’el Rei?