Rua da Misericórdia, nº 4 a 10, Lisboa
A intervenção arqueológica realizada na rua da Misericórdia nºs 4 a 10, em Lisboa, teve um carácter de diagnóstico e surgiu no âmbito da (re)construção de um novo edifício habitacional nesse espaço, tendo os trabalhos decorrido entre os dias 21 e 24 de Maio de 2007.
A localização do imóvel, adjacente ao pano de muralha Fernandina e da Igreja de Nossa Sra do Loreto, coloca-o dentro das respectivas zonas de protecção especial, o que implicou uma intervenção de carácter de diagnóstico no sentido de salvaguardar o património arqueológico eventualmente existente no local. Assim, tendo em vista a concretização dos objectivos, foram realizadas 2 sondagens em áreas consideradas à partida como de maior sensibilidade patrimonial.
Os contextos identificados corresponderam essencialmente a estratos geológicos de sobreposição natural, com a total ausência de elementos antrópicos. A forte ocupação desse espaço e as diversas alterações do terreno envolvente à cerca Fernandina, onde se verificou um rebaixamento da cota relativamente à rua, aquando da edificação do prédio aí existente e respectiva cave, modificaram por completo a estratigrafia do local.
Para além do substrato geológico, identificaram-se apenas estruturas negativas relacionadas com a construção do edifício contemporâneo, nomeadamente duas valas de sapata de betão e uma vala de canalização.