Aqueduto das Águas Livres, troço Calçada das Necessidades/Av. Infante Santo

A ERA-Arqueologia elaborou o diagnóstico do estado de preservação e projecto de recuperação do Troço do Aqueduto da Águas Livres entre a Calçada das Necessidades e a Avenida Infante Santo (Freguesia dos Prazeres, Lisboa). Esta intervenção foi requerida pelo Arq. Augusto Vasco Costa, tendo o trabalho de campo decorrido entre Fevereiro e Março de 2008.

O troço em questão apresenta-se como um elemento patrimonial muito relevante, não só como parte de um conjunto maior, mas também por documentar a evolução espacial daquela zona da cidade, bem como por evidenciar a importância e significados que teve ao longo dos tempos.

Este trabalho assentou numa observação e registo realizada sobre o elemento arquitectónico, de maneira a identificar o imóvel, as suas patologias e respectivas intensidades, de modo a equacionar as melhores soluções de conservação e restauro, tendo por base as várias castas internacionais para a preservação de património arquitectónico.

Assim, considerámos que a recuperação do imóvel devia assentar na perspectiva de preservação de documento histórico e pedagógico, no caso do corte existente e nas áreas de reboco original, promovendo a sua conservação através de limpezas e consolidações pontuais. No caso dos rebocos em mau estado de preservação entendemos que os trabalhos de recuperação se podiam enquadrar numa perspectiva de manutenção, recorrendo ao seu restauro mais ou menos integral, dependendo do seu estado de conservação.


 

Cofinanciado por: