EPIA - Beneficiação da rede viária secundária - Auto-Estradas do Centro

Este trabalho enquadrou-se nos Estudos Ambientais realizados no âmbito do Concurso Público Internacional para a Subconcessão Auto-Estradas do Centro, relativamente ao projecto de Beneficiação da Rede Viária Secundária das Auto-Estradas do Centro.

Os objectivos foram os seguintes: inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação; avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas; avaliar o impacte sobre o património decorrente da implementação do projecto; e elaborar proposta de Medidas de Minimização de Impacte.

Para esta fase, considerou-se como área de estudo uma faixa de 400 metros ao longo do traçado. O trabalho foi realizado, em 2008, pela ERA-Arqueologia para a Horizonte de Projecto e restringiu-se à pesquisa bibliográfica, pressupondo trabalhos de validação da mesma através da execução de prospecções de campo.

Pela tipologia do projecto (projecto rodoviário de beneficiação de vias), não eram expectáveis impactes durante a fase de construção. Neste sentido, e dado que as medidas de minimização contempladas nos EIA’s sobre os traçados beneficiados já teriam sido cumpridas no decorrer da construção dos mesmos, consideraram-se neste estudo apenas medidas de minimização genéricas.

Além disso, propôs-se em alguns casos a sinalização de sítios para evitar a movimentação de maquinaria nas suas proximidades (Moita, Pedra da Sé, Fundo da Vila, Quinta da Bica, Quinta da Mascote, Alqueives, Patarinho, Abadia, Penedo da Forca, Ponte antiga de Friúmes, Quinta da Raposeira Nova 1 e Quinta da Raposeira Nova 2).


 

 

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