Calçada da Estrela, nº 144, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos, em 2009, no pátio posterior do edifício situado na Calçada da Estrela, nº144, inseriram-se numa perspectiva de diagnóstico e estudo prévio no âmbito do projecto arquitectónico de remodelação do referido imóvel. Trataram-se de uma imposição institucional e de um parecer legal da CM de Lisboa e do DRC de Lisboa e Vale do Tejo.
Foram realizadas duas sondagens de 2m×2m, sendo que em ambas se alcançou uma cota máxima de intervenção de 1,50m (previamente estipulada pelas imposições de acesso, pela característica dos trabalhos e pelas normas de segurança). No decorrer das sondagens de diagnóstico identificaram-se estruturas e contextos de aterro contemporâneos, associados ao saneamento básico (valas manilha e fossa) e ao nivelamento dos terrenos do jardim. Todos os materiais, sem excepção, corresponderam a cronologias contemporâneas.
Considerou-se que foram atingidos os objectivos propostos, isto é, o diagnóstico e caracterização prévia em termos arqueológicos do espaço a afectar pela referida obra. Tendo em conta as realidades estratigráficas detectadas nas sondagens de diagnóstico, e o contexto abrangente do sítio em causa, propôs-se o acompanhamento arqueológico em todas as fases de remoção de terras no decorrer da obra.
Salvaguardou-se ainda a possibilidade de uma alteração estratégica mediante o surgimento de qualquer tipo de realidade patrimonial relevante. Caso acontecesse, dever-se-ia convocar de imediato a tutela, de forma a delimitar desde logo os locais específicos para a implantação de novas sondagens arqueológicas.