Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Caliços 1 (Fase 3)

Após a realização, numa primeira fase, de sondagens de diagnóstico no sítio Caliços 1, detectaram-se e escavaram-se várias interfaces negativas que se encontravam no local de passagem de uma conduta. A presença destas realidades e a dificuldade de perceber a sua funcionalidade e mesmo a sua natureza, conduziram, numa segunda fase, à execução de decapagem mecânica entre as sondagens efectuadas e ao prolongamento da área intervencionada nas zonas limites.

Efectuada a decapagem, verificou-se a existência de mais interfaces negativas, o que levou à decisão de se proceder à escavação manual dos contextos que seriam afectados pela abertura de vala. Escavou-se então, nesta 3ª fase de trabalhos, um total de 24 m², divididos por cinco áreas, de modo a abranger os novos contextos registados.

Depois da escavação das várias interfaces e de alguns depósitos, apenas algumas demonstraram a possibilidade de se tratarem de estruturas antrópicas. Pelo facto de, na primeira intervenção, se ter encontrado uma estrutura tipo fossa, de boca circular, contendo vários fragmentos de cerâmica manual e lascas de quartzito, poderia supor-se que se tratavam de estruturas antrópicas. No entanto, em nenhuma destas interfaces se encontrou qualquer vestígio arqueológico e nenhuma apresentava, nem de perto, a profundidade da fossa anteriormente escavada.

Contudo, poderiam tratar-se de estruturas inacabadas por qualquer razão, ou mesmo desempenhar um outro tipo de funcionalidade do qual não ficou registo, tendo por isso uma profundidade menor. Deste modo, sem mais dados, não seria possível aferir com certeza a natureza destas interfaces, ficando assim a dúvida.

Assim, como conclusão, poderia afirmar-se que algumas das interfaces escavadas poderiam ter características antrópicas, sendo que a larga maioria se apresentava como sendo formações naturais, apesar da existência de alguns materiais arqueológicos. Após a análise dos resultados, propôs-se o acompanhamento arqueológico da abertura de vala para detecção de possíveis vestígios arqueológicos.

 

Cofinanciado por: