Loja IKEA de Loures (4ª intervenção)
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico efectuados no âmbito da empreitada de acabamentos do IKEA de Loures compreenderam a decapagem do terreno e a abertura de valas para colocação de tubagens e cabos eléctricos. A intervenção decorreu entre 11 de Março e 30 de Abril de 2010.
Durante todo o acompanhamento arqueológico efectuado apenas se verificou uma estrutura de índole etnográfica, tendo sido esta sido registada em fotografia digital e desenho arqueológico, não se requerendo medidas de minimização adicionais dado que o projecto da obra não previa qualquer afectação da mesma.
Esta estrutura surgiu junto da Rotunda 3, ao lado de uma das entradas do parque inferior da loja, estando por isso possivelmente associada a outras estruturas detectadas no âmbito da execução da empreitada dos acessos, durante o acompanhamento arqueológico, assim como aos vestígios alvo de sondagens arqueológicas junto da estrada.
Tendo em conta de que poderia tratar-se da continuação de outra estrutura, que na altura da descoberta desta parte já havia sido desmontada no âmbito das obras da construção dos acessos após autorização do IGESPAR, poderia apontar-se para uma cronologia do século XX, não se podendo adiantar mais devido à falta de materiais associados.
Para além desta ocorrência não surgiu qualquer vestígio de carácter arqueológico ou patrimonial/histórico, tendo-se observado em toda a área intervencionada sempre o mesmo sedimento avermelhado, que corresponderia a terreno natural sem qualquer vestígio de interesse arqueológico, coberto por vezes por tout-venant e, noutros casos, por aterros feitos no âmbito da construção da loja.