Centro Cívico de Leiria
Estes trabalhos arqueológicos foram realizados, em 2010, na área a afectar pela construção do futuro Centro Cívico de Leiria e respectiva Praça Pública. O projecto de execução desta obra insere-se na Zona Especial de Protecção do Castelo de Leiria e na Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística do Centro Histórico.
A intervenção consistiu na execução de sondagens arqueológicas manuais, numa área total de 135m2, tendo como objectivos genéricos a avaliação do potencial arqueológico e patrimonial da área em questão. Pretendia-se a caracterização da ocupação deste espaço, sendo para isso fundamental a caracterização de depósitos e estruturas e o registo das relações físicas entre os diferentes contextos identificados.
O registo técnico produzido seria interpretado tendo em conta os dados históricos disponíveis. Visou-se ainda uma melhor percepção da estratigrafia registada durante os trabalhos arqueológicos realizados durante o ano de 2000 (da responsabilidade do Dr. João Paulo de Carvalho) e a sua integração na informação produzida durante este trabalho.
A localização das sondagens inicialmente previstas (80 m2) e respectiva dimensão foi definida em articulação com a autarquia, procurando-se abranger uma amostra representativa da estratigrafia arqueológica presente no local. Relativamente aos restantes 55m2, estes foram utilizados em função dos resultados obtidos e de acordo com os objectivos da intervenção.
As estruturas identificadas reportam-se a pelo menos três grandes momentos construtivos, dois dos quais cronologicamente enquadráveis na Baixa Idade Média/Período Moderno. O momento construtivo mais recente é o da fase de ocupação relacionada com o actual edifício, que terá adquirido a fisionomia actual em finais do século XIX e inícios do século XX.