Herdade das Areias e Cebolinhos, Monte Roncão 16, Reguengos de Monsaraz
No âmbito do Processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do Projecto da Barragem da Sardinha – Herdade das Areias e Cebolinhos, Reguengos de Monsaraz, foram realizadas, em 2010, acções arqueológicas de diagnóstico no sítio do Monte Roncão 16. Este sítio foi identificado por Víctor Gonçalves (Gonçalves et al, 1992), no decorrer dos seus trabalhos de investigação na região, tendo sido relocalizado no RECAPE da Barragem da Sardinha – descritor Património (Jacinto, 2008).
Os objectivos fundamentais foram avaliar o potencial científico e patrimonial do sítio a afectar, analisar a estratigrafia do subsolo e caracterizar estruturas e contextos arqueológicos pré-existentes. Para além disso, visou-se recolher dados que permitissem sustentar decisões relativamente a estratégias futuras, face à necessidade de compatibilizar o projecto programado com as necessidades legais de preservar o património histórico-arqueológico presente nos locais.
Durante esta intervenção, foram realizadas 4 sondagens, em dois locais, com o objectivo identificar contextos arqueológicos preservados e, consequentemente, fazer a avaliação do sítio e do seu impacte. Não foram identificados contextos arqueológicos preservados, apesar de ter sido atestada a presença humana neste local em época histórica.
Os materiais de construção recolhidos corresponderam a fragmentos de telha de meia cana, um fragmento de tegula e de tijolo burro, característicos de diferentes momentos cronológicos. Após a realização do diagnóstico arqueológico, não se tendo identificado contextos arqueológicos preservados, recomendou-se que a continuação dos trabalhos de remoção de terras e afectação do subsolo prosseguisse com acompanhamento arqueológico.