Cidadela de Cascais (4ª intervenção)
Estes trabalhos arqueológicos tiveram como principal objectivo a escavação integral de um importante contexto arqueológico associado a uma lixeira, enquadrável no século XVIII, identificado na sondagem 1 no decorrer das acções de diagnóstico prévias à elaboração do projecto de reabilitação da Cidadela de Cascais.
Foram intervencionados 80 m2 na zona correspondente à futura Casa dos Lixos, tendo sido identificadas 6 fases de ocupação/utilização do espaço. A primeira fase corresponde cronologicamente ao séc. XVI e está associada a um momento anterior à construção da fortaleza, expressa na abertura do fosso e na edificação da muralha de contra escarpa.
A segunda fase relaciona-se com o 1º momento de construção da Cidadela, em meados do século XVII, após a restauração da independência, expressa na edificação do muro que corresponde ao alçado Este do edifício, localizado mais a Sudoeste, tal como se pode verificar na planta do séc. XVIII. A terceira fase corresponde ao encerramento do espaço representado pela edificação de um muro, tornando, desta forma, este espaço num pequeno compartimento que, seguidamente, na 4ª fase de ocupação, é abandonado e utilizado como zona de despejos de lixos.
No decorrer da 5ª fase de utilização/ocupação deste espaço, num momento compreendido entre o séc. XIX e o séc. XX, assiste-se à construção de mais dois compartimentos, a Norte da área intervencionada, que terão sido utilizados como armazém e que ainda estavam em funcionamento antes do início desta empreitada. Finalmente, a fase 6 corresponde genericamente às alterações ocorridas neste espaço no decorrer do séc. XX.