Avenida Dr. Brandão de Vasconcelos/Rua da Fangoia, Almoçageme
No âmbito do projecto de obras para construção de um edifício sito na Avenida Dr. Brandão de Vasconcelos/Rua da Fangoia, Almoçageme, implicando a afectação de áreas com possível potencial arqueológico, programou-se a realização de trabalhos de diagnóstico no local. Estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia por Elisa Nunes Corvo e decorreram no dia 14 de Abril de 2011.
Procurou-se obter uma avaliação preliminar do potencial arqueológico do local, previamente à fase de construção, de forma a permitir uma melhor programação da mesma. Foram realizadas quatro sondagens mecânicas, num total de 58 m2, implantadas de acordo com a área de afectação e considerando as condições actuais do terreno.
A estratigrafia observada nas quatro sondagens foi equivalente e bastante linear, não se tendo identificado contextos arqueológicos ou de utilização antrópica. Apenas se observou a presença de um grande nível de terras de horta (camada humosa) que cobriam o substrato geológico, constituído por saibros e calcário desagregado.
Como se referiu, não se tendo identificado contextos arqueológicos e observando-se a presença do substrato geológico a cerca de 0,50/2 m de profundidade, coberto apenas pela camada humosa, considerou-se que os trabalhos de construção previstos podiam prosseguir sem medidas de minimização adicionais.