Torre de Menagem da Pousada Rainha Santa Isabel, Estremoz
Esta intervenção consistiu na limpeza de revestimentos exteriores e na reparação dos sistemas de impermeabilização e de fornecimento de energia da Torre de Menagem da Pousada Rainha Santa Isabel, em Estremoz. Trata-se de um imóvel protegido com a classificação de monumento nacional desde Março de 1972.
Realizados durante o Inverno de 2012, os trabalhos enquadraram-se numa acção de manutenção da referida estrutura, que englobou, genericamente, a desinfestação e limpeza da superfície da cantaria, o tratamento de juntas e a hidrofugação do terraço. Visou-se a remoção das substâncias que eram consequência dos processos de degradação em curso, bem como das que contribuíam para acelerar os processos de deterioração das pedras — sais solúveis, incrustações insolúveis, infestação de vegetação, e eventuais intervenções feitas anteriormente.
Aplicaram-se técnicas construtivas e de limpeza eficazes, não agressivas para com os suportes, bem como materiais de renovação o mais similares possível aos originais, possuindo compatibilidade física e química com estes e não alterando a sua forma nem o seu aspecto estético, respeitando a textura e a cor primordiais.
As soluções implementadas melhoraram significativamente as condições de preservação das fachadas da Torre de Menagem, embora o edifício no seu todo necessitasse de outras intervenções, tanto ao nível do grau de intervenção — remoção da totalidade das concreções — como ao nível dos elementos metálicos e da alteração do sistema de envidraçados nas fenestrações da mesma.
Por fim, recomendou-se que o imóvel fosse alvo de uma observação regular. Tendo a estrutura ficado estabilizada, a evolução do seu estado de conservação poderia ser avaliada a partir de então, medindo e contabilizando alterações na situação de referência criada, de modo a aferir a eficácia das estratégias adoptadas, bem como possibilitar a evolução das mesmas, caso fosse conveniente para o edifício.