Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa (2013)

No âmbito da conservação do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC), estes trabalhos de manutenção foram adjudicados à ERA pela Fundação Millennium – BCP e decorreram em Julho de 2013. A intervenção teve por objectivos garantir a limpeza e desinfestação das estruturas do NARC e das peças colocadas na agência do banco virada para a Rua Augusta.

Com estas acções de limpeza conferiu-se às estruturas uma maior estabilidade físico-química, através do extermínio e remoção dos contaminantes. O tipo de elementos que foram removidos poderiam potenciar a alteração das estruturas dado o seu carácter ácido e atacar os elementos carbonatados que compõem as realidades existentes.

Foi possível criar situações de referência que poderiam ser avaliadas ao longo do tempo e programar intervenções menos onerosas ao nível de prazo e custo. Prolongar situações de alteração envolve normalmente mais custos do que a implementação de pequenas acções periódicas, uma vez que o desencadear e a evolução de algumas patologias é exponencial.

Nesta primeira acção de manutenção foram contempladas duas propostas de alteração das condições ambientais do espaço. Estas propostas consistiram no aumento do controlo da luz através do reforço da filtragem da mesma e na restrição da circulação de ar na zona do mosaico com a colocação de sistema amovível. As referidas alterações deveriam ser alvo de projecto específico que permitisse a sua implementação.

 

Cofinanciado por: