Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa (2016)
Estes trabalhos de manutenção realizados no âmbito da conservação do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC) foram adjudicados à ERA pela Fundação Millennium - BCP e decorreram em Julho de 2016. O objectivo foi garantir a limpeza e desinfestação das estruturas do NARC, bem como das peças colocadas na agência do banco virada para a Rua Augusta.
Com esta acção (e documentação da mesma), seria reforçado o historial respeitante à evolução do estado de preservação do espaço, de modo a permitir definir e enquadrar acções futuras, não só de manutenção, como também de consolidação e/ou restauro. Note-se que o local é monitorizado no que concerne à variação dos valores de humidade relativa, temperatura e nível das águas, sendo os dados posteriormente tratados pela Direção Geral do Património Cultural.
Assim, paralelamente às acções de manutenção (que passaram por trabalhos de limpeza superficial, como, por exemplo, aspiração de baixa intensidade, e pela fixação de materiais soltos), foi elaborada uma proposta de conservação e restauro para zonas onde se considerou ser essencial uma intervenção imediata, devido ao estado de conservação instável. A título de exemplo, nesta proposta incluiu-se o tratamento da zona oxidada do ferro que suporta o arco de tijolo do forno; a fixação do opus da parede Este do tanque de banho, junto ao mosaico; a consolidação e fixação de rebocos e execução de golas de contenção em zonas de arenização; o controlo ambiental.