Rua Dr. Fernando Andrea, nº 22-26, Colares (Sintra)
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento na Rua Dr. Fernando Andrea, nº 22-26, em Colares (Sintra), foram adjudicados à ERA pela Cancella d'Abreu, Esteves & Associados, Sociedade de Advogados RL e decorreram no dia 25 de Agosto de 2014.
As obras a realizar implicavam a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que o sítio se localiza na “Zona Especial de Protecção da Paisagem Cultural de Sintra (incluída em 1995 na Lista de Património Mundial/Monumento Nacional”. Desta forma, considerou a Tutela (DGPC) que este projecto tinha “grande impacte a nível do subsolo”, tendo deliberado a realização de “sondagens com vista ao reconhecimento da estratigrafia do terreno”.
Assim, no sentido de diagnosticar o potencial arqueológico do local, procedeu-se à realização de sondagens arqueológicas de diagnóstico que, dispersas pelas principais áreas a afectar, abrangeram uma superfície de 80 m2, recorrendo-se a meios mecânicos de escavação. Tendo em conta a avaliação feita no local, foram executadas 4 sondagens arqueológicas mecânicas de 10m X 2m até ao substrato geológico.
Não tendo sido detectado qualquer contexto arqueológico, propôs-se, como medida de minimização a aplicar no decurso das obras, a realização de acompanhamento arqueológico permanente de todas as movimentações de terras a efectuar.