Linha Caniçada Riba D’Ave/Guimarães, a 150 kV, Subestação de Fafe
Estes trabalhos arqueológicos foram executados, de 30 de Outubro a 5 de Novembro de 2014, no âmbito da avaliação prévia do potencial arqueológico na área a afectar pelos trabalhos de abertura da Linha Caniçada Riba D’Ave/Guimarães, a 150 kV para a Subestação de Fafe, na freguesia de S. Torcato, concelho de Guimarães.
Tendo em conta o parecer da Direcção Regional de Cultura do Norte, e em conformidade com o plano de trabalhos, foram realizadas seis sondagens prévias de diagnóstico, implantadas nas zonas a afectar pela construção dos apoios 48, 48A e 49, de forma a caracterizar o mais rigorosamente possível a diacronia do local.
Todas as sondagens apresentaram uma estratigrafia bastante simples, constituída apenas por uma camada vegetal, mais ou menos profunda, assente directamente na rocha-mãe ou no saibro geológico.
Apenas na sondagem 6 conseguimos diferenciar outra camada, igualmente de deposição natural, depositada entre a camada vegetal/humosa e a rocha-mãe. Nesta sondagem, atingimos uma profundidade máxima de 1,6 m, atingindo no seu canto NE o nível da rocha-mãe e um nível freático, que impossibilitou a continuação da escavação.
Não foi detectado qualquer tipo de vestígio arqueológico, quer material, quer estrutural, em nenhuma das sondagens efectuadas.