Rua da Lapa nº 69, Lisboa
Realizada entre 4 e 20 de Março de 2015, esta intervenção consistiu na realização de sondagens geotécnicas com o objectivo de analisar a consistência dos alicerces e de sondagens arqueológicas no interior e exterior do edifício sito na Rua da Lapa nº 69, em Lisboa.
Os trabalhos dividiram-se em duas fases, tendo a primeira contemplado a execução de três sondagens com propósitos de caracterização geotécnica e arqueológica. Numa segunda fase, foram implantadas três sondagens arqueológicas de diagnóstico a pedido da DGPC, duas no exterior do edifício (jardim) e uma no interior (sala da entrada no piso 0).
Durante a primeira fase foram identificadas as estruturas de fundação do edifício. A realidade artefactual e a estratigrafia identificadas revelaram-se semelhantes em todas as sondagens abertas. Na segunda fase, foi apenas identificado um pequeno troço de estrutura na sondagem 1, consistindo os restantes níveis em aterros do local, muito revolvidos, com detritos associados a materiais arqueológicos de cronologia contemporânea.