Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Monte da Corte Piorno 2
Enquadrados na “Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Circuito Hidráulico de São Pedro/Baleizão e respectivo Bloco de Rega”, na Fase prévia à Obra, estes trabalhos foram realizados no sítio do Monte da Corte Piorno 2. Adjudicados à ERA pela EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A., decorreram no dia 22 de Fevereiro de 2013.
O sítio em questão fora assinalado e inventariado com o n.º 309 na sequência de trabalhos de prospecção arqueológica complementares ao Estudo de Impacte Ambiental do referido Circuito Hidráulico, caracterizando-se por ser uma mancha de ocupação com cronologia atribuída ao período Moderno.
Os objetivos foram a detecção de eventuais vestígios de carácter arqueológico afectados pela empreitada, assim como a sua caracterização e avaliação patrimonial, acompanhada por uma proposta sobre as eventuais medidas de minimização a aplicar em fases subsequentes, com vista à salvaguarda patrimonial. Além disso, através da definição de uma estratégia geral de intervenção, visou-se garantir a execução de todos os trabalhos de construção civil previstos, compatibilizando a sua evolução com a salvaguarda do património arqueológico.
No local foram realizadas três sondagens mecânicas de diagnóstico que procuraram caracterizar a estratigrafia da área de afectação da empreitada e compreender a possível presença do sítio arqueológico em questão nessa mesma localização. A sua escavação permitiu observar a presença de um único depósito estéril, cobrindo o substrato geológico a cerca de 0,30 m de profundidade. Não se identificaram materiais ou contextos preservados.