Search results for "Modern"
Mercado da Ribeira, Lisboa
A intervenção arqueológica no Mercado da Ribeira trouxe algumas conclusões sobre a ocupação deste espaço, construído nos inícios do século XX.
Convento das Bernardas, Tavira
Os trabalhos de arqueologia realizados no antigo Convento das Bernardas permitiram observar a dinâmica da evolução do espaço naquela zona da cidade, desde a construção do convento cisterciense, nos inicios do século XVI, até à sua transformação em Fábrica de Moagem e Massas a Vapor nos finais do século XIX.
Praça Rodrigues Lobo, Leiria
A intervenção na Praça Rodrigues Lobo permitiu a identificação de uma necrópole que se insere no período medieval/moderno, sendo o estudo dos dados recolhidos durante a escavação arqueológica fundamental para a sua caracterização, representando um contributo para o estudo das necrópoles deste período.
Barragem dos Minutos, Montemor-o-Novo
Projecto de coordenação geral dos trabalhos arqueológicos que decorreu no âmbito de prevenção e minimização de impactes sobre o património arqueológico. Resultaram, deste âmbito, inúmeras intervenções a diversos níveis nos sítios localizados na área afectada pela obra.
Praça Dom Luís I, Lisboa
O empreendimento do Parque de Estacionamento da Praça Dom Luís revelou duas excecionais realidades – a espectacular grade de maré do Estaleiro Naval e o inigualável fundeadouro romano.
Parque da Cidade de Lagos
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram realizados na área a afectar pelas obras de construção de um parque de estacionamento subterrâneo, Parque da Cidade/ Anel Verde.
Castelo de Ouguela, Campo Maior
As escavações arqueológicas no Castelo de Ouguela permitiram-nos reavaliar os últimos 400 anos da história deste monumento e devolver uma história esquecida pelos seus conterrâneos.
Palácio dos Lumiares, Rua de São Pedro de Alcântara
A intervenção no Palácio dos Lumiares decorreu de um projeto de reabilitação do edifício, permitindo vislumbrar a presença de um contexto cronologicamente situado entre o Mesolítico e o Neolítico Antigo.
Plano Director Municipal - Calheta
Levantamento, pesquisa e inventariação de elementos patrimoniais realizado no âmbito da Avaliação Ambiental e Análise dos factores críticos para o PDM da Calheta.
Bloco 5 do regolfo do Alqueva: Pré-História recente da margem esquerda do Guadiana
No âmbito do Plano de Minimização de Impactes sobre o Património Arqueológico na área do regolfo de Alqueva, foi criado um bloco (Bloco 5) destinado à investigação da Pré-História recente da margem esquerda do Guadiana.
Bloco 9 - Monte da Ribeira 2
A escavação arqueológica permitiu conhecer três sepulturas que podem ser integradas no Bronze Pleno.
Xancra II
Estes trabalhos realizaram-se no âmbito da minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes das obras de implementação do Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito - Pisão.
Cruz de Celas, Coimbra
Estes trabalhos arqueológicos realizaram-se numa das áreas de estacionamento do empreendimento Celas Studio Residence, localizado na zona de protecção da DGCP do Mosteiro de Santa Cruz de de Celas, classificado como Monumento Nacional.
Ermida de Santo António
Trata-se de uma antiga Ermida dedicada a Santo António. Terá sido provavelmente construída na 2ª metade do século XVIII, tendo perdido o seu uso religioso entre 1803 e 1853, começando a ser utilizada para fins profanos.
São Francisco
A área que actualmente corresponde a um projecto de loteamento, denominado urbanização de S. Francisco, é referida na documentação histórica como tendo sido ocupada pelo Convento de S. Francisco e pela Igreja de Nossa Senhora da Sebonha.
Convento do Desagravo
Todo o trabalho de conservação e restauro ficou a cargo da ERA Arqueologia desde a componente cantaria, à pintura mural ou mesmos os estuques.
Forte da Graça, Elvas
A ERA integrou, ao nível da arqueologia e da conservação e restauro, a equipa que concretizou para a Câmara Municipal de Elvas um vasto projecto de reabilitação do Forte da Graça.
Rua Cecílio de Sousa, Lisboa
No âmbito das obras de reabilitação do edfício localizado na Rua Cecílio de Sousa, n.º 31, na Freguesia de São Mamede, Lisboa foram realizados trabalhos de acompanhamento arqueológico onde foram detectados níveis do período Moderno e Contemporâneo.
Reforço e protecção costeira da arriba da Praia do Quebrado
Trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento “Obra de Reforço e Protecção Costeira da Arriba Praia do Quebrado”, intervenção promovida pela Câmara Municipal de Peniche e com protocolo firmado com a Agência Portuguesa do Ambiente. Os trabalhos permitiram identificar vestígios da antiga muralha construída no século XVII.
Diagnóstico Arqueológico da Rua dos Lagares, 74, Lisboa
No âmbito das obras de requalificação de um edifício na Rua dos Lagares (Mouraria, Lisboa) foi identificada uma ocupação desde a Baixa Idade Média. Das várias ocupações do espaço destaca-se a sua utilização como necrópole e como zona de despejo de resíduos das olarias que ali funcionavam entre a Baixa Idade Média e a Época Moderna.
Diagnóstico arqueológico no Largo São João de Deus, Óbidos
Foram realizadas sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito do empreendimento de reabilitação do edifício para espaço de restauração e bebidas no centro histórico de Óbidos. A sua realização permitiu confirmar o potencial arqueológico do local.
Reabilitação do Edifício Largo do Intendente Pina Manique, 57-58, Lisboa
No âmbito da reabilitação de um efifício no Largo do Intendente Pina Manique, foram realizadas sondagens de diagnóstico arqueológico para detecção de eventuais vestígios arqueológicos.
Antiga Igreja do Convento da Graça, Loulé
Estes trabalhos arqueológicos inseriram-se no projecto de recuperação do Portal da antiga Igreja do Convento da Graça e na requalificação do seu espaço interior a realizar pelo Município de Loulé.
Quinta do Pinhô, Salzedas, Tarouca
No âmbito da reabilitação da Quinta do Pinhô, foram realizados trabalhos arqueológicos que permitiram conhecer de forma mais detalhada a história desta antiga granja localizada no concelho de Tarouca.
Rua do Poço, Chaves
Foram efetuadas sondagens de diagnóstico arqueológico no âmbito da remodelação de um edifício na Rua do Poço.
Antiga praia de Santos, Lisboa
Os vestígios da antiga fábrica metalúrgica Vulcano e Colares, cuja actividade no local remonta a meados do século XIX, foram os primeiros a emergir das escavações arqueológicas recentemente concluídas na zona da Boavista, em Lisboa. Mas para lá dessas marcas, os arqueólogos localizaram também várias estruturas e materiais associados a um passado bem mais longínquo: o da praia que ali existiu, antes da construção do aterro que veio a conquistar terreno ao rio.
Reabilitação do Palácio Galveias
Os trabalhos são realizados para a CM de Lisboa no âmbito da empreitada geral a cargo da CARI, S.A. A supervisão técnica do projecto está a cargo da Divisão de Salvaguarda de Património Cultural da autarquia, também responsável pelo projecto de intervenção.
Palácio Nacional de Queluz e jardins
Estes trabalhos centraram-se no âmbito do projecto de recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz (CNS:11225). Numa operação que teve como promotor os Parques de Sintra-Monte da Lua S.A.. As intervenções decorreram em três fases, separadas no tempo e no espaço, com objectivos equivalentes: a salvaguarda, a prevenção e a minimização de impactes e em acções de emergência a realizar em sítios arqueológicos que se encontrem em perigo iminente de destruição parcial ou total.
Centro de Fisioterapia da Stª Casa da Misericórida, Almeirim
Apesar da diminuta área intervencionada e da exiguidade dos dados obtidos, as cinco sondagens arqueológicas realizadas, permitiram registar um pequeno conjunto de elementos antrópicos, de diferentes tipologias, relativos a seis grandes momentos/fases de ocupação/abandono deste espaço, que apontam para um potencial de presença de vestígios arqueológicos nesta área.
Forte de São Vicente de Torres Vedras
A ERA executou trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro no âmbito do projecto de recuperação do Forte de São Vicente em Torres Vedras, monumento protegido juridicamente como imóvel de interesse público. Estes trabalhos foram adjudicados à ERA – Arqueologia S.A. pela Câmara Municipal de Torres Vedras e decorreram em 2011.
Empreitada de Construção do Campo de Golfe da Herdade do Roncão D’El Rey (Reguengos de Monsaraz)
O trabalho de acompanhamento arqueológico de obras pressupõe a observação de movimentações no subsolo (i.e. levantamento de pavimentos, desmonte de paredes, revolvimento de terras, desaterros ou outras acções que possam ter afectação directa do subsolo ou de elementos edificados) realizadas por via mecânica ou manual, de forma sistemática e permanente.
Escadinhas de São Crispim, 3-3A, Lisboa
A escavação arqueológica realizada neste edifício permitiu identificar uma sequência cronológica que indica uma ocupação deste espaço desde época romana até época contemporânea.
Igreja do Divino Espirito Santo de Ota
Este projecto teve como objectivo a avaliação do potencial arqueológico efectuado na Igreja do Divino Espirito Santo na freguesia da Ota, concelho de Alenquer, no âmbito das obras de reabilitação deste edifício religioso.
Cidadela de Cascais
Realizaram-se 8 sondagens arqueológicas de diagnóstico prévias à reabilitação da Cidadela de Cascais, de modo a melhor caracterizar o potencial científico e patrimonial das realidades arqueológicas presentes no local.
Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha)
Foram realizados trabalhos de acompanhamento arqueológico no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha para o Centro Interpretativo. Os trabalhos incidiram sobre a observação e registo da abertura de uma vala para a passagem dos cabos do ar condicionado (AVAC) com um comprimento total de 86,60m aproximadamente .
Obras de Remediação Ambiental das Minas de Prado Velho, Forte Velho e da Antiga Fábrica do Barracão (Guarda)
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efetuados no âmbito do Projeto de Remediação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Prado Velho e Forte Velho e da Antiga Fábrica do Barracão.
Requalificação da zona envolvente da Sé de Idanha-a-Velha (Castelo Branco)
Esta intervenção surgiu no âmbito da requalificação da zona envolvente à Sé de Idanha-a-Velha. Os trabalhos realizados nas várias frentes de obra permitiram identificar várias estruturas arqueológicas de diferentes graus de interesse arqueológico.
Remodelação e ampliação da Casa do Carmo (Casa dos Conde Margaride) - Guimarães
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projeto de remodelação e ampliação da Casa do Carmo (Casa Margaride) em Guimarães. Estes trabalhos decorreram entre os dias 10 e 14 de Agosto. Em resultado da pré-avaliação, foi entendido dada a afetação do subsolo provocada pela execução do projeto, que teriam de ser realizadas sondagens arqueológicas prévias à obra na área de ampliação do edifício.
Parque Central do Cartaxo
No âmbito do projecto do Parque Central do Cartaxo, a cargo da empresa RUMO 2020, foi efectuada a escavação arqueológica de uma área de cerca de 600m2, que, após a realização de 11 sondagens de diagnóstico, foi delimitada como zona a intervencionar manualmente, conforme preconizado pelo IGESPAR, IP, em reunião efectuada no local.
Edifício de Habitação Multifamiliar: João do Outeiro 15-19, Santa Maria Maior (Mouraria)
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento Rua João do Outeiro nr.15-19 pela ERA arqueologia. Os trabalhos desenvolvidos neste local compreenderam a abertura de 5 sondagens de diagnóstico e de 2 valas perimetrais, incidindo nos locais afectados pela construção das sapatas e dos alicerces do novo edificado. A intervenção permitiu identificar elementos associados às mais recentes ocupações deste espaço, nomeadamente os vestígios do soalho em travejamento de madeira, assentando numa sequência estratigráfica típica de processos de abandono e aterro, que selavam estruturas pertencentes à ocupação setecentista e oitocentista deste local.
Linha Eléctrica AHE/Sistelo (Arcos de Valdevez)
Estes trabalhos consistiram na prospeção arqueológica sistemática do traçado da linha eléctrica nas zonas compreendidas entre a freguesia de Sistelo e a zona de Sinos, situada na freguesia de Loureda, concelho de Arcos de Valdevez.
Requalificação do Espaço Público da Rua da Vitória
No âmbito dos trabalhos de acompanhamento arqueológico associados à referida empreitada foram identificados contextos funerários preservados, no cruzamento da Rua da Vitória com a Rua dos Douradores, junto à Igreja de São Nicolau. Perante a necessidade de afectação dos mesmos para o prosseguimento dos trabalhos em curso programou-se a realização de uma sondagem arqueológica na área onde estes contextos foram identificados, que permitisse a escavação arqueológica integral dos mesmos na área e cota de afectação da obra.
Abertura de vala no Largo Alexandre Herculano (Évora)
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito da abertura de uma vala a realizar para a passagem de cabo de fibra óptica no Largo Alexandre Herculano, em Évora. Durante este acompanhamento arqueológico foram identificados vestígios osteológicos humanos conservados in situ, motivo que trouxe uma alteração da metodologia de trabalho, procedendo-se à escavação arqueológica dos mesmos contextos nas diferentes áreas da vala onde foram identificados. Durante estes trabalhos verificou-se ainda a necessidade de realizar um alargamento da vala, na zona do enterramento 1, com cerca 1m x 0,60m, para possibilitar a total remoção dos indivíduos ali detectados.
Programa Polis de Torres Vedras
Estes trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e avaliação prévia face à necessidade de aplicar um adequado plano de minimização de impactes sobre o património arqueológico, decorrente da implementação do Programa Polis de Torres Vedras.
Largo de Santos, nº11
Numa fase inicial, os trabalhos realizados, pelo Dr. Sandra Fernandes em coodirecção com a Dr. Inês Mendes da Silva, consistiram na escavação mecânica dos níveis de aterro, evidenciando um conjunto de estruturas de período moderno a contemporâneo, das quais se destacam diversos elementos estruturais em alvenaria, sistemas de condução, armazenamento de águas e saneamento – caleiras, cisterna, pia de despejos, bem como uma calçada de basalto e um paredão de contenção de margem.
Terreiro do Parguinho, nº 2 a 4 (Tavira)
Os trabalhos visaram ainda concluir o acompanhamento arqueológico na zona do quintal na área afecta à construção das fundações que implicou a remoção de terras dos perfis existentes junto ás paredes (deixadas no local por questões de segurança), até à cota de afectação da obra. Neste âmbito foi ainda desmontado o muro [318] (apenas um bloco de pedra de uma das fiadas conservadas) e o muro existente na entrada lateral Sudeste, com frente para a Calçada de Dona Ana.
Rua Carvalho Araújo, nº 2, Sines
O principal objectivo da intervenção foi recuperar os elementos patrimoniais integrados, promovendo para isso acções de conservação com vista a garantir a estabilidade físico-química dos mesmos.
Rua da Infantaria, Coimbra
Foi realizado o acompanhamento arqueológico presencial com afectação à totalidade da obra, durante todas as fases de movimentação de terras, abertura de valas, travessias, e caixas para a inclusão de infraestruturas de comunicações
Necrópole Romana das Portas de Santo Antão (84-90), Lisboa
Durante o acompanhamento da obra de reabilitação deste edifício, verificou-se a presença de aterros de cronologia moderna/contemporânea e, em níveis inferiores, um espaço de necrópole de período Romano, enquadrável entre os séculos III e IV d.C.
Hotel Casa Mãe, Lagos
Foram preconizados trabalhos de acompanhamento arqueológico de todas as acções realizadas por via mecânica ou manual, de forma sistemática e permanente que implicassem mobilização do subsolo ou outras que pudessem implicar eventual afectação de bens patrimoniais.
Nova Sede Corporativa da EDP, Avenida 24 de Julho, Lisboa
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efectuados no âmbito do projecto de construção da Nova Sede Corporativa do Grupo EDP.
Palácio dos Condes de Tomar, Lisboa
A recuperação do Palácio dos Condes de Tomar contemplou a conservação e restauro do seu património integrado, ação que decorreu sob a responsabilidade da ERA.
Fontanário da Praça Leandro da Silva, Poço do Bispo, Lisboa
A equipa de conservação e restauro da ERA recuperou o fontanário da Praça Leandro da Silva, no Poço do Bispo, em Lisboa.
R. Santa Marta, 56, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos decorreram no âmbito do empreendimento referente à empreitada de requalificação deste edifício da Rua de Santa Marta.
Rua Alegre, Foz Velha, Porto
Projeto de arqueologia preventiva da ERA/Omniknos
Largo Alberto Pimentel, Cedofeita (Porto)
Acompanhamento arqueológico de obras de reabilitação num edifício localizado no Largo Alberto Pimentel (Cedofeita).
Rua das Flores, Porto
A ERA realizou aqui um conjunto de trabalhos de investigação histórica e arqueológica, associados a um projecto de reabilitação do imóvel.
Rua do Instituto Bacteriológico
Escavação de contextos funerários associados ao Colégio Jesuíta de Santo Antão-o-Novo (Séc. XVII e XVIII)
Palácio de Dona Rosa, Rua dos Remédios, Lisboa
O edifício em questão insere-se na Zona de Protecção do “Castelo de São Jorge e Restos das Cercas de Lisboa”, facto que levou à programação de uma abordagem arqueológica integrada prévia às obras, contemplando-se a realização de sondagens de diagnóstico arqueológico.
Boqueirão dos Ferreiros, Lisboa
A equipa de conservação e restauro da ERA iniciou o processo de recuperação de uma pintura mural do Arquitecto Siza Vieira, integrada num edifício de Lisboa a ser reabilitado.
Rua de São Julião, 45-57, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos efectuados no edifício da Rua de São Julião, 45-57, confirmaram a existência de vestígios pombalinos e pré-pombalinos.
Ermida de São Pedro, Campo Maior
A intervenção da ERA Arqueologia visou o diagnóstico do potencial arqueológico da Ermida de São Pedro, no âmbito do projecto de valorização e salvaguarda do imóvel desenvolvido pela autarquia.
Museu de Évora
A intervenção da ERA Arqueologia teve como objectivo a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que poderiam ser afectados pelo desenvolvimento das obras programadas para o interior do Museu, bem como a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Cascais
A intervenção no adro da Igreja de Nossa Senhora da Assunção revelou a presença de um espaço funerário com uma cronologia de ocupação remetendo para o século XVII.
Biblioteca Municipal de Mértola
No âmbito do projecto de reabilitação e ampliação da Biblioteca Municipal de Mértola, a intervenção da ERA visou a minimização de impactes sobre o património arqueológico.
Barragem dos Minutos (Montemor-o-Novo)
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito de um estudo de impacto patrimonial enquadram-se numa perspectiva de minimização de impactos na zona a afectar pelo empreendimento da Barragem dos Minutos.
Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa, Vila Franca de Xira
As escavações arqueológicas de emergência na Ermida do Mártir Santo e Casa da Ermitoa (Vila Franca de Xira) foram adjudicadas à ERA Arqueologia pelo Município de Vila Franca de Xira.
Moinhos de Água, Alqueva
A ERA concretizou um estudo aprofundado sobre todo o património construído e humano relacionado com os moinhos de água inseridos na área a afectar pela Barragem do Alqueva.
Cisterna da Fortaleza de Ouguela (Campo Maior)
Os trabalhos arqueológicos efectuados na Cisterna da Fortaleza de Ouguela enquadraram-se no Projecto de Salvaguarda e Revalorização do Castelo e Fortificações de Ouguela.
Levantamento Arqueológico das Bacias Hidrográficas dos Rios Sado e Mira
O levantamento do Património Arqueológico da Bacia Hidrogáfica do Rio Sado e do Litoral Sado baseou-se em recolhas bibliográficas.
Calçada Bento Rocha Cabral, nº 1, Lisboa
A ERA Arqueologia procurou determinar o percurso do Aqueduto das Águas Livres no subsolo de uma área específica, modo que as obras de remodelação de um edifício pudessem ser estruturadas de forma a não afectar o monumento.
A2 – Sublanço Grândola/Aljustrel
Estes trabalhos realizaram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico eventualmente a afectar pela construção da A2 – Sublanço Grândola/Aljustrel.
Bairro da Graça (R. Natália Correia), Lisboa
A ERA realizou o estudo de Avaliação do Impacte Patrimonial do Edifício Habitacional e do Edifício Polidesportivo a construir entre a Rua Natália Correia e Rua Josefa de Óbidos, no Bairro da Graça, Lisboa.
Campo 24 de Agosto (Metro do Porto)
A intervenção enquadrou-se numa perspectiva de arqueologia preventiva no âmbito dos trabalhos de construção da Estação do Campo 24 de Agosto, referente à Linha C do Metro do Porto.
Rua do Arco do Marquês do Alegrete, Lisboa
A ERA-Arqueologia iniciou a intervenção em 25 de Fevereiro de 2000, na sequência da decisão da GDL de interromper os trabalhos em virtude da destruição parcial de uma estrutura abobadada na Rua do Arco do Marquês do Alegrete.
Fábrica de Papel de Carnide - 1ª Campanha
As sondagens arqueológicas realizadas na Fábrica do Papel, localizada no núcleo histórico de Carnide, concelho de Lisboa, resultaram de uma estratégia de intervenção arqueológica preventiva no âmbito da construção do novo edifício da Fulcar neste imóvel.
Bloco 5, Mercador, Mourão
A primeira campanha de trabalhos no sítio arqueológico do Mercador visou caracterizar o seu espectro cronológico-cultural, confirmar a existência de ocupação e avaliar o seu estado de conservação, bem como o impacte que o regolfo do Alqueva teria sobre o sítio.
Ermida de Santo António, Monchique
Os trabalhos de arqueologia levados a cabo na Ermida de Santo António enquadraram-se numa perspectiva de arqueologia preventiva e de diagnóstico, face às obras que a Câmara Municipal previa executar no local.
Páteo do Bairro Alto, Lisboa
Esta intervenção decorreu da detecção de vestígios arqueológicos durante as acções de acompanhamento arqueológico da construção do Empreendimento Páteo do Bairro Alto.
Portela 1, Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Silves
O sítio da Portela 1 situa-se no sub-lanço S. Bartolomeu de Messines/VLA, correspondente ao traçado da auto-estrada A2, Freguesia de S. Bartolmeu de Messines, Silves. Este local foi identificado no Estudo de Impacto Ambiental efectuado, em Agosto de 1999, pela ERA-Arqueologia.
São Vicente, Freguesia de Paderne, Silves
Localizado na freguesia de Paderne, distrito de Faro, o sítio de São Vicente foi identificado no Estudo de Impacto Ambiental efectuado pela ERA-Arqueologia, em Agosto de 1999.
Vale Romeira, Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Silves
Localizado na Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Silves, este sítio foi identificado no Estudo de Impacto Ambiental efectuado pela ERA-Arqueologia em Agosto de 1999.
Bloco 5, Serra Brava 3, Moura
A ERA-Arqueologia realizou escavações no sítio arqueológico designado por Serra Brava 3, cartografado no Quadro Geral de Referência do património arqueológico do regolfo da barragem de Alqueva.
Escultura de Eça de Queirós, Largo Barão de Quintela
A Divisão de Património da Câmara Municipal de Lisboa adjudicou à ERA-Arqueologia o parecer relativo à reconstituição do plinto da escultura de Eça de Queirós, em Lisboa.
Azinheira 1, Barragem dos Minutos
A ERA-Arqueologia realizou sondagens com o objectivo de confirmar a existência de uma ocupação humana neste sítio, que seria afectado pela construção do muro da Barragem dos Minutos.
Pista Olímpica de Remo e Canoagem do Rio Novo do Príncipe (Aveiro)
A ERA-Arqueologia foi contratada pelo Instituto do Ambiente e Desenvolvimento para realizar um Estudo de Impacte Patrimonial (Património Arqueológico e Construído), no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da Pista Olímpica de Remo e Canoagem do Rio Novo do Príncipe (Aveiro).
Fábrica de Papel – Levantamento do Pavimento
O acompanhamento arqueológico no novo edifício da Fulcar consistiu na remoção do pavimento junto à parede Sul.
Fábrica de Papel de Carnide - 2ª Campanha
A segunda campanha de trabalhos arqueológicos realizados na Fábrica do Papel decorreu entre de Agosto e 29 de Setembro de 2000 e inseriu-se numa estratégia de intervenção arqueológica preventiva.
Acompanhamento Arqueológico no Alto do Parque, Lisboa
Estes trabalhos de acompanhamento preventivo das obras de construção do Parque de Estacionamento do Alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, surgiu da necessidade de acautelar a eventual passagem do Aqueduto Real, erigido no reinado de D. João V, na área da futura rampa de acesso à Alameda Cardeal Cerejeira.
Herdade das Navalhas, Faro
Estes trabalhos decorreram no âmbito da construção do Campo de Golfe da Herdade das Navalhas, no Concelho de Faro, e enquadraram-se numa perspectiva de avaliação e caracterização de vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados pela obra.
Diagnóstico de Pintura Mural, C.C. Vasco Vilalva, Évora
A Fundação Eugénio de Almeida solicitou à ERA a realização de um estudo sobre o estado de conservação de um elemento de pintura mural, localizado na sala de acesso ao Centro de Conferências Vasco Vilalva, situado no centro de Évora
Rua 1º de Dezembro, Seixal
A 2ª fase do estudo de materiais arqueológicos recolhidos durante a escavação na Rua 1º de Dezembro, no Seixal, corresponde ao estudo dos artefactos metálicos, e foi realizada entre 22 de Abril e 29 de Maio de 2003, nas instalações do EcoMuseu do Seixal.
Edifício n.º 1 a 13 da Rua Ivens, Lisboa
A ERA-Arqueologia realizou sondagens geotécnicas no edifício n.º 1 a 13 da Rua Ivens, em Lisboa, de modo a poder ser diagnosticada a presença ou ausência de vestígios arqueológicos de forma expedita.
A7 Guimarães – Fafe – Basto
A ERA-Arqueologia levou a cabo prospecções arqueológicas sistemáticas no traçado aprovado para a auto-estrada A7 Guimarães – Fafe – Basto, num total de cerca de 37 km e tendo por limites a área de afectação directa de implantação do eixo da nova via.
Largo dos Lóios, Freguesia de Santiago, Lisboa
Esta intervenção teve como objectivo o diagnóstico do grau de impacto da obra de reestruturação arquitectónica neste edifício sobre as realidades arqueológicas que pudessem vir a ser postas a descoberto.
Embaixada de Itália, Lisboa
Nos finais de 2001, a ERA-Arqueologia efectuou trabalhos de recuperação nos azulejos do pátio central e corredor de acesso ao jardim da Embaixada de Itália.
Rua D. Pedro V, Príncipe Real, Lisboa
A intervenção da ERA visou prevenir a afectação de vestígios arqueológicos, avaliar o potencial patrimonial da área em questão e determinar o impacte que as obras tiveram nos contextos arqueológicos existentes.
Edifício n.º 1 a 13 da Rua Ivens, Lisboa - 2ª Campanha
As sondagens de diagnóstico arqueológico desenvolvidas pela ERA-Arqueologia no edifício nº 1 a 13 da Rua Ivens, em Lisboa, decorreram na sequência de anteriores trabalhos com sondagens de trado a fim de avaliar o potencial interesse arqueológico do local.
Programa Polis de Aveiro - Incidências Patrimoniais
A ERA-Arqueologia foi contratada pelo Instituto do Ambiente e do Desenvolvimento (futuramente designado por IDAD) para integrar o Estudo de Incidência Ambiental do Programa Polis da cidade de Aveiro, na vertente de Património e de Arqueologia.
Estação de Odivelas - Metropolitano de Lisboa
As prospecções efectuadas tiveram como objectivo a detecção e posterior inventariação e avaliação de eventuais vestígios de património arqueológico e construído.
Amoreirinha 13 - Barragem dos Minutos
A intervenção arqueológica no sítio Amoreirinha 13 enquadrou-se no Plano de Minimização de Impacto sobre o Património Arqueológico na área do regolfo da Barragem dos Minutos.
Parque Eólico de Peneda
A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do Parque Eólico de Peneda.
Bairro Alto, Lisboa
A empresa Atmosfera, S.A. adjudicou à ERA-Arqueologia o acompanhamento arqueológico nas ruas contíguas ao edifício em construção no Bairro Alto, Lisboa, designado por Páteo do Bairro Alto.
Largo dos Lóios, Freguesia de Santiago, Lisboa - 2ª Intervenção
A ERA-Arqueologia realizou, pela segunda vez, trabalhos de acompanhamento arqueológico no edifício sito no Largo dos Lóios, nº2, na área protegida do Castelo de S.Jorge, no centro histórico de Lisboa.
Estação de Sta. Apolónia, Lisboa
A ERA-Arqueologia levou a cabo o acompanhamento dos trabalhos de revolvimento do subsolo necessários à construção de uma rede de telecomunicações entre o STM do Estado Maior do Exército e a REFER.
Edifício dos Andrades, Rua de S. Pedro de Alcântara, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos efectuados no Edifício dos Andrades enquadraram-se na avaliação do potencial arqueológico e numa perspectiva de minimização de impacte de uma intervenção a promover pela Sociedade de Construções Bernardino Gomes.
Palácio Flor da Murta, Rua do Poço dos Negros, Lisboa
Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de emergência face ao aparecimento de um elemento patrimonial no decorrer dos trabalhos de acompanhamento arqueológico das obras de remodelação do antigo palácio.
SCUT da Beira Litoral e Alta, Sublanço Viseu – Mangualde
Autorizada pelo Instituto Português de Arqueologia, a ERA-Arqueologia realizou trabalhos de prospecção sistemática na área a afectar pela construção do Troço II da EN2, no âmbito da construção do Sublanço Viseu – Mangualde.
IC1 - Costa da Prata - Lanço Angeja/Maceda
Os objectivos prenderam-se com o levantamento exaustivo, no terreno, de todo o tipo de imóveis do património arquitectónico (nomeadamente religioso e rural) e arqueológico, e com propostas de medidas de minimização específicas para os sítios cujo impacte implicaria a sua destruição.
IC1 - Costa da Prata, Lanço Miramar/Madalena
Estes trabalhos consistiram na realização de um trabalho sistemático de prospecção arqueológica ao longo do corredor definido para a implantação da via previamente à fase de construção, e no planeamento atempado de intervenções que viessem a tornar-se necessárias.
Arquivo Histórico Ultramarino - Azulejos
Estes trabalhos consistiram na apresentação dos dados recolhidos no terreno relativos ao registo gráfico dos painéis de azulejo do Arquivo Histórico Ultramarino.
Palácio do Poço Novo, Lisboa
Tratou-se de uma acção sistemática de compilação de dados históricos e arqueológicos que permitiu ao promotor de obra, do ponto de vista técnico, fundamentar as implicações que teriam as alterações previstas no edifício.
Prospecção IC5, Sublanço Nozelos – Miranda do Douro
A ERA-Arqueologia foi contratada para realizar o Estudo Prévio (vertente patrimonial) no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do IC5, sublanço Nozelos (IP2) – Miranda do Douro (Duas Igrejas).
Povoado do Porto Torrão, troço Alqueva – Ferreira do Alentejo
A ERA-Arqueologia efectuou a escavação arqueológica das áreas a afectar pela implantação dos apoios da linha de alta tensão, correspondendo a 3 sondagens de diagnóstico na área total a afectar.
Barragem da Farinheira, Estremoz
Estes trabalhos tiveram como objectivos a detecção de vestígios arqueológicos, na área abrangida pela barragem, durante os trabalhos de desmatação, escavação e revolvimento de terras, bem como a avaliação do seu valor científico e patrimonial.
Igreja do Senhor dos Passos, São Miguel, Açores
A ERA-Arqueologia empreendeu o estudo da fachada desta igreja, com o objectivo genérico da elaboração de um caderno de encargos e programa de concursos para a sua recuperação.
A7/IC5 - Sub-lanço Basto/Ribeira de Pena
Nas prospecções realizadas não se identificaram sítios com interesse patrimonial. No entanto, a pesquisa bibliográfica efectuada e a leitura da topografia local sugeriram a existência de sítios com valor arqueológico e patrimonial nas imediações do traçado projectado.
Plano de Perdas e Fugas - EPAL - Lisboa
Os objectivos desta intervenção consistiram no acompanhamento permanente por um arqueólogo das acções que implicassem revolvimentos de terras, bem como a identificação, registo e caracterização de realidades arqueológicas pré-existentes.
Rua do Salitre
Esta intervenção consistiu no acompanhamento dos trabalhos de revolvimento de terras do subsolo para a instalação de uma rede de telecomunicações entre a Avenida da Liberdade e a Rua Nova de São Mamede.
Herdade do Reguengo, Mexilhoeira Grande
Esta intervenção consistiu no levantamento documental, bibliográfico e cartográfico sobre o património existente, procedendo-se, de seguida, a trabalhos de prospecção sistemática.
Projecto Trindade, Lisboa
A ERA-Arqueologia levou a cabo o acompanhamento arqueológico da instalação subterrânea de cabos de fibra óptica, entre o Largo da Academia Nacional das Belas Artes e a Rua Nova da Trindade.
A5 - Alargamento - Ribeira da Caneira, Alcabideche
Estes trabalhos surgiram no âmbito das medidas de minimização de impacte presentes no Estudo de Impacte Ambiental do projecto de alargamento da A5, Lanço Estádio Nacional/Cascais – Nó de Carcavelos/Nó de Alcabideche.
Pedreira de Areia de Casal Ventoso, Alcácer do Sal
Trabalhos realizados no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a ser afectada pela implantação/laboração da Pedreira de Areia de Casal Ventoso, Alcácer do Sal, avaliando-se o impacte da mesma no que se refere a património construído e arqueológico.
Zona histórica de Campo Maior (EDP)
Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico na zona histórica de Campo Maior, decorrente da abertura de valas para a instalação de cabos eléctricos, tendo decorrido no âmbito da minimização dos impactes negativos sobre o património, resultantes do revolvimento do subsolo.
Rua da Conceição e Outras (EPAL - PPF 14)
O acompanhamento arqueológico adjudicado pela EPAL à ERA-Arqueologia insere-se na zona de Intervenção de Nível 1 e 2 do PDM da Cidade de Lisboa, sendo necessária a realização de um acompanhamento permanente sempre que se verifiquem intervenções com remoção de terras.
Parque de Estacionamento Subterrâneo de Belém
Os trabalhos incidiram sobre o acompanhamento das intervenções realizadas a nível do subsolo, e movimentações de terras decorrentes das mesmas, a fim de prevenir e minimizar a possível afectação de estruturas e outros vestígios de interesse arqueológico.
Rua da Misericórdia (nº 41-47), Bairro Alto, Lisboa
Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico permanente das obras de construção de um edifício sito na intercepção da Rua da Misericórdia (nº 41-47) com a Travessa da Espera, no Bairro Alto, em Lisboa.
Avenida Marginal de Ponta Delgada (EIA)
Efectuaram-se trabalhos de inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a afectar pelo alargamento da Avenida Marginal de Ponta Delgada.
Linha de Alta Tensão Santarém-Zêzere
Realizaram-se trabalhos de prospecção prévia, escavação e acompanhamento arqueológico das obras de execução, numa perspectiva de aplicação de medidas de minimização preconizadas pelo Estudo de Impacte Ambiental.
Palácio dos Lumiares, Rua de S. Pedro de Alcântara, nº 25 a 37
A segunda fase dos trabalhos arqueológicos realizados no Palácio dos Lumiares enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impacte da implantação de um posto de transformação da EDP, previsto no projecto de reabilitação do edifício para uma área em que foram identificados, na campanha anterior, vestígios de ocupação pré-histórica.
Rua de São Bernardo (EPAL)
Os trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes, tendo como objectivo a detecção de vestígios arqueológicos, que poderiam ser afectados pelas obras de melhoria da rede de distribuição de água da cidade de Lisboa.
Parque Eólico da Altas Terras de Fafe
A ERA-Arqueologia levou a cabo prospecções sistemáticas no âmbito do quadro de referência patrimonial na área de afectação do futuro Parque Eólico.
Pedreira do Areeiro da Guia
Estes trabalhos surgiram no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a ser afectada pela implantação/laboração da Pedreira do Areeiro da Guia, concelho de Pombal, visando proceder a uma avaliação do impacte provocado pela mesma no que se refere a património construído e arqueológico.
Porto de Ponta Delgada
A ERA-Arqueologia levou a cabo a inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a afectar pelas Obras de Ampliação e Reordenamento do Porto de Ponta Delgada.
Rua da Imprensa à Estrela e outras (EPAL - PPF 10)
Realizou-se o acompanhamento arqueológico no âmbito do PPF 10 da EPAL, inserido na Zona de Intervenção de Nível 2 do PDM da cidade de Lisboa, sendo portanto objecto de cuidado particular sempre que se verificam intervenções com remoção de terras.
Linha do Norte - Lanço Setil-Vale de Santarém
Este trabalhos consistiram na realização de prospecções arqueológicas enquadradas no âmbito do Projecto de Execução da Modernização da Linha do Norte.
Rua das Flores nº 59, Lisboa
Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da empreitada de remodelação de um edifício localizado na Rua das Flores nº59, em Lisboa, na zona histórica do Chiado
Aproveitamento Hidroagrícola das Furnazinhas
Este trabalho de prospecções sistemáticas teve como objectivo a identificação de vestígios arqueológicos e património etnográfico e arquitectónico que pudessem vir a ser afectados pela execução da obra.
Centro histórico de Campo Maior (3ª Fase)
Realizaram-se duas sondagens arqueológicas como medida de minimização de impacte decorrente de obras de instalação de rede de saneamento básico levadas a cabo pela Câmara Municipal de Campo Maior.
Rua das Janelas Verdes, edifício nº 3 a nº 7
A ERA-Arqueologia levou a cabo o levantamento histórico, de carácter bibliográfico, sobre a área abrangida por um novo empreendimento imobiliário, e um plano de prevenção para impactes patrimoniais negativos.
Castelo de São Jorge (área circundante)
A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico quando se efectuou a abertura de valas para a construção de infraestruturas de subsolo destinadas à colocação de rede de telecomunicações da Novis.
Cerca do Hospital Velho de Almeirim
Os trabalhos arqueológicos efectuados na zona da Cerca do Hospital Velho de Almeirim tiveram como objectivo a avaliação do potencial arqueológico da área, tendo em conta a possível existência de vestígios dos Antigos Paços Reais, de acordo com o proposto pelo Estudo de Pormenor do PDM.
Rua das Flores, nº 59 (Pavimento), Lisboa
No âmbito dos trabalhos arqueológicos que decorreram neste edifício, procedeu-se ao registo gráfico de um pavimento em seixo com motivos bicromáticos (azul escuro e branco), posto a descoberto com o levantamento do pavimento hidráulico existente na entrada do imóvel.
Rua da Misericórdia, nº 32 a nº 40 (2ª intervenção)
A ERA-Arqueologia levou a cabo sondagens para a minimização do impacto arqueológico negativo provocado por este empreendimento imobiliário, procedendo ao registo gráfico e limpeza do troço da muralha fernandina, identificado no pátio do antigo edifício.
Zona Histórica de Montemor-o-Novo
Efectuou-se o acompanhamento arqueológico num edifício a construir na esquina entre a Rua Jaime Lopes Brejo e a Rua 5 de Outubro, na zona histórica de Montemor-o-Novo.
Rua do Quelhas, 18 - Ramais de baixa tensão da EDP
Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico dos trabalhos de revolvimento do subsolo necessários à colocação de ramais de baixa tensão, no âmbito das obras de remodelação das infra-estruturas da EDP.
Palácio Flor da Murta - Ramais de baixa e média tensão da EDP
Efectuou-se o acompanhamento arqueológico dos trabalhos de revolvimento do subsolo necessários à colocação dos ramais de baixa e média tensão da EDP, no âmbito das obras de Adaptação do Antigo Palácio da Murta a Complexo Residencial.
Convento dos Inglesinhos, Lisboa
A ERA-Arqueologia desenvolveu várias intervenções no Convento dos Inglesinhos ao longo dos anos: escavação arqueológica, acompanhamento arqueológico, trasladação de elemento patrimonial e conservação e restauro.
Barragem de Óbidos
O acompanhamento arqueológico realizado visou a identificação de património arqueológico e/ou etnográfico e a elaboração de medidas de minimização.
Zona da Alfândega, Porto
Os objectivos dos trabalhos foram a caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio e a observação de estruturas pré-existentes, nomeadamente a muralha fernandina, com vista ao estabelecimento de sequências e tipologias de ocupação do local.
Parque de Estacionamento Subterrâneo, Pontinha, Faro
Os trabalhos efectuados na zona da Pontinha, em Faro, enquadraram-se numa perspectiva preventiva de minimização de impacte, tendo como objectivo a avaliação do potencial arqueológico da área de subsolo a afectar pela construção de um parque de estacionamento subterrâneo.
Urbanização Soltróia, Lote nº 318
Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico aquando da escavação e remoção de terras para a construção de uma moradia unifamiliar.
Azenha 1, Quinta da Charneca, Óbidos
Esta intervenção consistiu no levantamento topográfico para o sítio designado por Azenha 1, identificado na fase das prospecções arqueológicas que tinham por objectivo a identificação de realidades com interesse arqueológico ou etnográfico, no âmbito da construção da Barragem de Óbidos.
Plano de Perdas e Fugas 20 da EPAL - Rua dos Anjos e Outras
Os objectivos do acompanhamento arqueológico efectuado consistiram em minimizar e salvaguardar o património arqueológico ao longo dos trabalhos de revolvimento de terras, procedendo ao registo e identificação de realidades arqueológicas pré-existentes.
Pedreira de Cilha Queimada – Rio Frio
O objectivo destes trabalhos foi a avaliação do impacte sobre sítios de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial que pudessem existir na área onde iria ser implantada a Pedreira.
Parque Eólico de Testos
Levaram-se a cabo trabalhos de prospecção sistemática e levantamento bibliográfico no âmbito do Estudo de Incidências Ambientais do Parque Eólico de Testos.
Rua da Saudade, n.º 2, Lisboa
O objectivo dos trabalhos foi diagnosticar a importância arqueológica do sítio e preconizar medidas de minimização de impactes no âmbito do empreendimento que se pretendia ali realizar.
Palácio do Alvito, nº 47, Lisboa
Esta intervenção surgiu na sequência de um parecer do IPPAR decorrente do empreendimento de remodelação deste edifício, enquadrando-se numa perspectiva de diagnóstico e avaliação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos ali existentes.
Praça Sacadura Cabral/Rua da Vista Alegre, nº 2 a 6, Moura
Esta intervenção foi efectuada no âmbito de um projecto para reconversão do edifício em questão numa unidade hoteleira, visando diagnosticar e avaliar o potencial científico e patrimonial do sítio e programar a minimização de impactes decorrentes do projecto.
Largo da Igreja Matriz do Turcifal
Os trabalhos arqueológicos que decorreram na parte Norte do Largo da Igreja Matriz do Turcifal (Igreja de Sta. Maria Madalena) visaram avaliar os impactes das obras de remodelação do adro da Igreja sobre o património arqueológico, bem como uma escavação integral da área ainda por afectar pelas referidas obras.
A10 - Sublanço Carregado/Benavente
Estes trabalhos surgiram no âmbito do Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução da autoestrada A10, Sublanço Carregado/Benavente.
Rua da Misericórdia, nº 94-104 (sondagens)
A intervenção arqueológica realizada neste edifício enquadrou-se no plano de minimização de impactes sobre o património arqueológico no âmbito do empreendimento a realizar no local.
EIA - Património Arqueológico na área do Parque Alqueva
Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico, documental e cartográfico sobre o património nas áreas em estudo, procedendo-se depois a prospecções sistemáticas.
Rua das Sobreiras, nº 636, Porto
Os trabalhos realizados no âmbito do empreendimento imobiliário Cidade Foz tiveram como objectivo a elaboração de um diagnóstico acerca da existência de vestígios arqueológicos e consequente mitigação de efeitos negativos.
Ligação Ferroviária de Alta Velocidade - Lisboa e Porto, troço Alenquer – Pombal
Estes trabalhos de inventário e relocalização do património surgiram no âmbito do Estudo Impacte Ambiental (Estudo Prévio) para a área a ser afectada pela Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto.
Rua das Janelas Verdes, edifício nº 3 a nº 7 (2ª Fase)
Estes trabalhos arqueológicos inseriram-se no âmbito das medidas de minimização propostas após a conclusão da primeira fase de trabalhos, visando a prevenção de impactes negativos sobre o património arqueológico existente no subsolo, no decorrer da obra.
Rua das Flores nº 59, Lisboa (infraestruturas telefónicas)
A ERA-Arqueologia levou a cabo o acompanhamento arqueológico na área afectada pela abertura de uma vala para colocação de infraestruturas telefónicas em torno deste edifício
Ruas Ivens e Capelo, em Lisboa
Durante o dia 28 de Janeiro de 2005, levaram-se a cabo trabalhos de acompanhamento arqueológico na área afectada pela instalação de uma rede de telecomunicações (Colt).
Rua Bartolomeu Dias, Belém, Lisboa
O desaterro de uma vala perto do Mosteiro dos Jerónimos justificou a presença de um arqueólogo que acompanhasse o decorrer dos trabalhos perante a eventualidade de surgir qualquer realidade arqueológica.
Centro histórico de Portalegre, Projecto Polis
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico inseriram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais decorrentes de obras relacionadas com o Projecto Polis.
Sistema Adutor Alenquer/Torres
Estes trabalhos de acompanhamento visaram a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que poderiam ser afectados pelo desenvolvimento da empreitada de execução do Sistema Adutor Alenquer/Torres Vedras.
Largo dos Lóios e Rua de Santiago (EPAL - PPF)
Os trabalhos arqueológicos realizados no Largo dos Lóios e na Rua de Santiago tiveram como objectivo o diagnóstico no âmbito do plano de medidas de minimização do Plano de Perdas e Fugas da EPAL.
Calçada das Necessidades, nº 48/50-52, Lisboa
Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se numa perspectiva de prevenção e de minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de movimentações de terras na Calçada das Necessidades.
Travessa do Possolo, Lisboa
A ERA-Arqueologia acompanhou todos os trabalhos de revolvimentos de terras, para a instalação de novos cabos eléctricos, de modo a prevenir o possível impacto negativo que poderiam ter sobre o património arqueológico.
Rua da Misericórdia e Bairro Alto (Novis)
Concretizou-se o acompanhamento arqueológico na obra para implantação subterrânea de cabos de fibra óptica da Novis, a cargo da Visabeira, Lda.
Praça da Alegria (Novis)
Este projecto teve como objectivo minimizar o impacte sobre eventuais vestígios arqueológicos durante a remoção de terras, no âmbito da implantação da rede de telecomunicações NOVIS.
Faião, Sintra (Sondagens de diagnóstico)
Levou-se a cabo o diagnóstico prévio do potencial arqueológico de um terreno localizado em Faião (Terrugem/Sintra), face a uma futura intervenção no local decorrente de um projecto de cariz imobiliário.
Praça da República, nº 15 a 19, Sintra
Estes trabalhos surgiram no seguimento do acompanhamento arqueológico e remoção de entulhos recentes no âmbito da obra de demolição do edifício existente neste local para construção de uma moradia.
Linha de Muito Alta Tensão Bodiosa-Valdigem
A intervenção consistiu na realização de trabalhos de prospecção prévia e acompanhamento arqueológico das obras de execução da Linha de Muito Alta Tensão Bodiosa-Valdigem.
Cruz de Celas, Coimbra (Diagnóstico)
A realização de sondagens de diagnóstico teve como objectivo a recolha de dados que permitissem programar a minimização de impactes sobre o património decorrentes da implementação do projecto de construção de um empreendimento imobiliário.
Parque Eólico do Monte do Tolo, Vila do Bispo
A inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área afectada pela implantação deste parque eólico foi adjudicada à ERA-Arqueologia pela Strixplus, Consultadoria e Gestão, Lda.
Largo 25 de Abril e ruas adjacentes, Faro
A intervenção consistiu na caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio, na análise da estratigrafia do subsolo e na observação de eventuais estruturas pré-existentes, com vista ao estabelecimento de sequências e tipologias de ocupação do local.
Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande
Esta intervenção teve como objectivo detectar e caracterizar eventuais vestígios arqueológicos, e permitir uma correcta avaliação do impacte que as acções de reabilitação do adro da Igreja teriam sobre os mesmos, propondo medidas de minimização de impactes.
Rua 1º de Dezembro, nº 2, Seixal
Esta intervenção respeitou aos estudos efectuados dos numismas e do espólio vítreo provenientes da escavação realizada no nº 2 da Rua 1º de Dezembro, Seixal.
Praça João Mantas, Alverca do Ribatejo
Na sequência de uma solicitação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, levaram-se a cabo trabalhos arqueológicos no edifício da antiga câmara de Alverca, onde recentemente se havia identificado um compartimento subterrâneo.
Forte de São Sebastião, Castro Marim
A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro de rebocos decorativos da torre sineira e limpeza de cantarias no âmbito do projecto “Recuperação do forte de São Sebastião”.
Cine-Teatro Farense (Diagnóstico)
Esta intervenção arqueológica enquadrou-se na avaliação prévia do potencial arqueológico da zona a afectar pelas obras do projecto de remodelação do Cine-Teatro Farense.
Rua da Misericórdia, nº 94-104 (acompanhamento)
O acompanhamento arqueológico realizado no âmbito da construção/remodelação do edifício sito na Rua da Misericórdia surgiu no seguimento dos resultados das duas sondagens arqueológicas efectuadas neste imóvel.
Avenida Infante Santo nº 58
Os trabalhos arqueológicos realizado no âmbito do projecto do Condomínio da Lapa incidiram no acompanhamento permanente das movimentações efectuadas no subsolo, incluindo em substracto geológico.
EDP - Remodelação de Rede MT 10 Kv, Lisboa
Efectuou-se o acompanhamento arqueológico da construção de rede MT 10Kv e remodelação de postos de seccionamento e transformação, levadas a cabo pela EDP em áreas específicas de Lisboa.
Largo do Terreiro do Trigo, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos realizados no Largo Terreiro do Trigo permitiram identificar algumas realidades arqueológicas ao nível de estruturas e estratigrafias e proceder ao seu registo de forma a minimizar o impacto das obras no local.
Reformulação do Nó do Regado com a V.C.I., Porto
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico visaram a salvaguarda de eventuais estruturas ou elementos de interesse arqueológico e/ou patrimonial, bem como o seu registo de forma a permitir a cartografia de elementos preexistentes, nomeadamente estratigrafias, profundidade de aterros e estruturas.
Rua de Fez/Rua Dr. Afonso Baldaia, Porto
Os trabalhos arqueológicos visaram o diagnóstico do potencial arqueológico do local, assim como a minimização do risco da afectação negativa de evidências preservadas com valor científico e patrimonial pelas obras previstas.
Conservação e restauro de bens patrimoniais, Torres Novas
O objectivo genérico destes trabalhos foi a recuperação de bens patrimoniais através de acções que minorassem os processos de degradação em curso.
Centro histórico de Albufeira, Programa Polis
Os trabalhos realizados enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico, decorrentes das obras de melhoramento dos arruamentos do centro antigo, na zona de intervenção do programa Polis em Albufeira.
Convento dos Inglesinhos, Lisboa (acompanhamento)
Estes trabalhos surgiram na sequência dos resultados observados aquando das escavações arqueológicas aí realizadas em 2003, tendo por desígnio a detecção de novos vestígios arqueológicos e o seu registo.
Cruz de Celas, Coimbra (Acompanhamento)
Durante estes trabalhos de acompanhamento foram cumpridas as medidas de minimização propostas após as duas intervenções arqueológicas realizadas no local (sondagens de diagnóstico e escavação em área).
Praça da República, Tavira
Esta intervenção incidiu no acompanhamento arqueológico permanente das movimentações e remoções de terra no âmbito da remodelação da Praça da República.
Parque Eólico de Mafomedes, Baião
A ERA-Arqueologia realizou a inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito da avaliação ambiental (RECAPE) do projecto para este parque eólico.
Rua da Prata, nº 250 e 284, Lisboa
O acompanhamento arqueológico objecto desta intervenção visou a minimização do impacte da obra de implantação de infraestruturas da EDP.
Av. da Liberdade e Praça da Figueira, Lisboa (EDP)
Estes trabalhos consistiram no acompanhamento arqueológico de uma obra da EDP conducente à abertura de valas para instalação de infra-estruturas eléctricas.
Parque Eólico da Serra do Alvão
Visou-se a inventariação dos elementos patrimoniais existentes na área de afectação, a avaliação da importância patrimonial de cada uma das evidências detectados, assim como do impacte sobre o património decorrente da implementação do projecto, seguidos pela elaboração de uma proposta de Medidas de Minimização de Impacte.
Pedreira de Vale da Pedreira, Rio Maior
Estes trabalhos arqueológicos de prospeção visaram a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida por este empreendimento.
Antiga Casa da Câmara de Alverca
As acções arqueológicas programadas visaram a identificação e levantamento das realidades estratigráficas visíveis (paredes e abóbodas) e não rebocadas do imóvel.
Rua Lethes, Faro
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes face a uma vasta intervenção de recuperação e valorização prevista para o Palacete Doglioni,
Rua Dr. Francisco Luís Gomes e envolventes, Lisboa
No âmbito do Plano de Renovação de Rede da EPAL, a ERA-Arqueologia efectuou o acompanhamento arqueológico das obras de melhoria da rede de distribuição de água da cidade de Lisboa.
EPAL - Avenida Infante D. Henrique e Rua dos Caminhos de Ferro, Lisboa
Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de valas para colocação das novas infra-estruturas da rede de distribuição de água da EPAL.
Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, Largo do Chiado, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos realizados no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação visaram a aplicação de medidas de minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrentes das suas obras de recuperação.
Rua Presidente Arriaga e Travessa de Dom Brás, Lisboa
A intervenção incidiu no acompanhamento arqueológico permanente das movimentações efectuadas no subsolo deste espaço, tendo como objectivo a identificação da presença de possíveis realidades de valor arqueológico e patrimonial e minimizar o impacte negativo dos trabalhos de remoção de terras.
Rua do Arsenal, Lisboa
O acompanhamento arqueológico teve como objectivo a aferição da existência de vestígios patrimoniais no subsolo, na área a afectar pela abertura de uma vala para a colocação de tubos de fibra óptica para telecomunicações.
Rua Azinhaga das Lajes, Cemitério do Lumiar, Lisboa
A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da empreitada de abertura de uma vala para a instalação de infraestruturas da Portugal Telecom.
Largo do Carmo, Lisboa
Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impacte sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de abertura de valas de instalação de uma rede de telecomunicações de fibra óptica.
Cruzeiro de pedra “Alminha”, Convento dos Inglesinhos, Lisboa
A ERA-Arqueologia concretizou os trabalhos de transladação do cruzeiro de pedra em baixo relevo “Alminha”, que apareceu no decorrer do acompanhamento arqueológico na zona do pátio/jardim do Convento dos Inglesinhos.
Parque Eólico de Alto da Folgorosa
O trabalho efectuado contemplou a realização de um levantamento bibliográfico/documental, bem como de prospecções sistemáticas, resultando na inventariação de 12 sítios de valor etnográfico e 3 sítios de valor arqueológico, dos quais 2 foram alvo de propostas para medidas de minimização específicas.
Núcleos arquitectónicos no Hospital de Sant’Ana, Parede
Os trabalhos de análise e avaliação patrimonial de dois núcleos arquitectónicos resultaram da necessidade de analisar e avaliar em termos patrimoniais e científicos os dois conjuntos estruturais, com vista à sua gestão futura.
Largo do Príncipe Real, nº 32, Lisboa
Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de diagnóstico e avaliação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes no edifício do Largo do Príncipe Real, no âmbito de um projecto de reabilitação.
Ecopontos, Centro Histórico de Tavira
A realização de sondagens no Centro Histórico de Tavira teve como objectivo principal o diagnóstico do potencial arqueológico dos locais onde se previa a implantação de Ecopontos subterrâneos, nos casos em que estes se situavam em zonas especialmente sensíveis a nível patrimonial.
Rua do Paraíso/Calçada do Forte, nº58-62, Lisboa
O acompanhamento arqueológico levado a cabo na Rua do Paraíso/Calçada do Forte, nº58-62, em Lisboa, teve como objectivo a minimização do impacto dos trabalhos de remodelação do espaço interior daquele edifício.
Parque de Campismo ZMar, concelho de Odemira
A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de prospecção arqueológica e avaliação de impactes no âmbito do Descritor Património do Estudo de Impacte Ambiental para o Parque de Campismo ZMar.
EPAL PRR 48, Rua de Santo Estêvão e envolventes, Lisboa
A ERA-Arqueologia efectuou o acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto da EPAL PRR 48 – Rua de Santo Estêvão e envolventes, inserido na Zona de Intervenção de Nível 1 e 2 no PDM da cidade de Lisboa.
Rede de Incêndio, Centro Histórico de Tavira
Estas acções de acompanhamento arqueológico efectuaram-se no âmbito da instalação da rede de incêndio no Centro Histórico de Tavira.
Avenida Infante Santo, n.º 45, Lisboa
Os trabalhos consistiram na escavação arqueológica com meios mecânicos de uma área para onde se encontrava projectado um empreendimento imobiliário.
Casa Fogaça, Lagos
Durante o acompanhamento arqueológico efectuado no âmbito da empreitada de reabilitação da Casa Fogaça assinalaram-se vários elementos de índole arqueológica.
Rua do Infante D. Henrique, nº 87 a 93, Porto
Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico na obra de reabilitação do prédio nº 87 a 93 na Rua do Infante D. Henrique, no Porto. Este edifício localiza-se na “Ribeira do Porto”, zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Rua São João da Praça, nº 18, Lisboa (2ª intervenção)
A intervenção arqueológica neste edifício concretizou-se como medida de minimização no âmbito da construção de duas sapatas no 1º piso e da instalação de oito caixas de saneamento básico e respectivas valas no R/C.
Rua de Santa Catarina e outras, Porto
O acompanhamento arqueológico executado no âmbito destas obras de remodelação consistiu na detecção de eventuais vestígios arqueológicos e a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Zona Industrial de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul
Realizaram-se acções de acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de construção de uma unidade fabril, localizada na Zona Industrial de Oliveira de Azeméis. Estes compreenderam remoções de terras (criação de plataformas e valas de fundação para os muros de sustentação de terras) numa área de cerca 4900m².
Palácio da Rosa, Lisboa
A ERA-Arqueologia efectuou sondagens de diagnóstico na área do Palácio da Rosa, no âmbito de um projecto de recuperação e remodelação deste edifício e respectivo logradouro.
Quinta do Coleginho, Lisboa
Tendo-nos sido solicitado um diagnóstico desta área, no âmbito de um projecto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo e outras edificações, propusemos a realização de prospecções geofísicas, visto tratar-se de um método expedito e de grande fiabilidade.
Praça Duque da Terceira, nº 20, Lisboa
Estes trabalhos arqueológicos visaram o acompanhamento das remoções de terras efectuadas para a remoção do pavimento deste local.
Projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa”
As acções de acompanhamento arqueológico realizadas, em 2007, no âmbito do projecto “Rua das Janelas Verdes 3 a 7 – Lisboa” tiveram como intuito a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de instalação dos cabos telefónicos.
Palácio dos Condes de Murça, Lisboa
A ERA-Arqueologia efectuou trabalhos arqueológicos no âmbito de um projecto de recuperação e remodelação do edifício e respectivo logradouro, numa perspectiva de diagnóstico e avaliação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes naquele espaço.
Herdade da Abrunheira, concelho de Portalegre
A ERA-Arqueologia levou a cabo trabalhos de prospecção e inventariação do património arqueológico e arquitectónico existente na Herdade da Abrunheira, localizada na freguesia de Urra, Concelho de Portalegre
Convento de São Gonçalo, Angra do Heroísmo
Os trabalhos de escavação arqueológica nas salas 2 e 5 do Recolhimento de São Gonçalo integraram-se no âmbito de minimizações de impactes negativos sobre vestígios arqueológicos decorrentes da obra de requalificação do antigo Convento de São Gonçalo.
Rua das Flores, nº 171 a 177, Porto
A intervenção enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais, reconhecimento e detecção de eventuais vestígios arqueológicos durante a empreitada de recuperação do piso do rés-do-chão e no logradouro de um piso superior, onde se situa o Claustro do Hospital D. Lopo.
Casa da Câmara de Vila Real de Santo António
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico efectuados no âmbito da remodelação do edifício da Casa da Câmara de Vila Real de Santo António inseriram-se no plano de reabilitação urbana do centro histórico.
Museu de São Roque, Lisboa (2ª intervenção)
Os objectivos do trabalho, concretizado no âmbito das obras de ampliação/remodelação do Museu, visaram a escavação arqueológica manual dos contextos a afectar pelo projecto de execução da obra, nos quais se incluía uma área de necrópole.
Pátio das Canas, 9, Alfama, Lisboa
Esta intervenção consistiu na realização de sondagens de diagnóstico/acompanhamento arqueológico nas áreas a afectar por cinco sapatas, no edifício nº9 do Pátio das Canas e no nº4 e 11 do Beco das Corvinhas, em Alfama.
Rua Almirante Reis, nº 11, Almeirim
As escavação arqueológica executadas no centro de Almeirim decorreram da identificação prévia de realidades postas a descoberto aquando da substituição das infraestruturas de esgotos e águas.
Casa Fogaça/Oficina da Ciência Viva, Lagos
Os trabalhos arqueológicos realizados na Casa Fogaça/Oficina da Ciência Viva inseriram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais na área a afectar para a construção dos caboucos para colocação de escadarias.
Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, sítio de Cuba 1
Os trabalhos arqueológicos realizados no sítio de Cuba 1 consistiram no diagnóstico e avaliação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes naquela zona.
Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, Ermida da Senhora das Neves
A intervenção arqueológica no sítio da Ermida da Senhora das Neves revestiu-se de uma natureza de diagnóstico e avaliação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes naquele espaço.
Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, sítio da Horta das Canas
A intervenção arqueológica realizada no sítio da Horta das Canas visou o diagnóstico e avaliação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes naquele espaço.
Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, Horta da Marineta
As acções arqueológicas no sítio da Horta da Marineta visaram a minimização de impactes sobre o património cultural resultantes das obras de implementação do Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão.
Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, sítio da Horta das Presas
A intervenção arqueológica efectuada no sítio da Horta das Presas consistiu na realização de 3 sondagens mecânicas de diagnóstico.
Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, nº 9, Lisboa
As acções de conservação e restauro durante as intervenções de remoção de resíduos e limpeza de cetárias e poço pombalino do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros foram adjudicadas à ERA-Arqueologia pela Fundação BCP
Projecto dos Interceptores do Largo do Chafariz de Dentro – Cais do Sodré
Este plano de intervenção arqueológica surgiu no âmbito da definição de processos de minimização de impacte previsto pela implementação do Projecto dos Interceptores do Largo Chafariz de Dentro – Cais do Sodré sobre o património arquitectónico e arqueológico conhecido para a área de afectação.
Imóveis Arquitectónicos e Arte Rupestre (preservação), Sabor
A preservação in situ dos imóveis arquitectónicos e maciços com arte rupestre inseriu-se no cumprimento das medidas de minimização do RECAPE do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, em conformidade com o estabelecido na DIA.
Capela de S. Lourenço e Igreja de S. Antão da Barca (trasladação), Sabor
Levou-se a cabo o estudo prévio relativo à transladação do património artístico integrado da Capela de S. Lourenço e Igreja do Santuário de S. Antão da Barca, no âmbito dos estudos a desenvolver na fase de concurso do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.
Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, sítio da Quinta da Graciosa 2
As sondagens de diagnóstico realizadas foram distribuídas ao longo do traçado das valas (previamente marcadas pela topografia da obra), procurando deste modo ter uma visão tão abrangente quanto possível do potencial estratigráfico existente.
Convento de São Gonçalo, Angra do Heroísmo
Os trabalhos de remoção de terras nesta área permitiram identificar contextos arqueológicos preservados que podem enquadrar-se cronologicamente na fase de fundação do convento, no século XVI, e na sua antiga organização arquitectónica.
Sítio de Alto da Pacheca, Alcochete
Os trabalhos de diagnóstico arqueológico no âmbito da construção de sistemas de drenagem visaram a avaliação e diagnóstico do impacte do traçado sobre o sítio de Alto da Pacheca, no sentido de determinar a necessidade da aplicação de medidas minimizadoras de maior amplitude.
Conduta Elevatória e Sistema de Saneamento da Ada, Tavira
O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação da Estação Elevatória e das suas ligações, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Centro histórico de Almeirim (saneamento básico)
Estas acções de acompanhamento arqueológico no centro histórico de Almeirim realizaram-se no âmbito da remodelação/substituição de infraestruturas de saneamento básico, abastecimento e escoamento de águas.
Sondagens Arqueológicas no Centro de Almeirim
As sondagens arqueológicas de diagnóstico no centro de Almeirim surgiram na sequência do acompanhamento arqueológico da empreitada de colocação de infraestruturas e da condicionante imposta pelo IGESPAR no sentido de prevenção de impactes negativos sobre o património arqueológico.
Rua Vítor Cordon, nº 9 a 13, Lisboa
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico visaram a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pela (re)construção de um novo edifício habitacional.
Casas Mortuárias de Alhandra
Os trabalhos consistiram na realização de 5 sondagens de diagnóstico arqueológico com vista à avaliação e caracterização preliminar do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes no local.
Requalificação da Avenida Luísa Todi e Espaços Envolventes, Setúbal
O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação de infraestruturas de electricidade, saneamento, água, telecomunicações e gás, entre outras, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Infraestruturas de saneamento, freguesias de Santa Maria de Belém e Restelo
Estas acções de acompanhamento arqueológico tiveram como finalidade a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais a serem afectados pelos trabalhos de melhoria das infraestruturas de saneamento realizados pela SIMTEJO.
Aqueduto das Águas Livres, troço Calçada das Necessidades/Av. Infante Santo
A ERA-Arqueologia elaborou o diagnóstico do estado de preservação e projecto de recuperação do Troço do Aqueduto da Águas Livres entre a Calçada das Necessidades e a Avenida Infante Santo.
Departamento de Novos Abastecimentos da EPAL, Lisboa
Os trabalhos em questão implicaram um modelo de actuação adequado às especificidades de planeamento das empreitadas promovidas pelo Departamento de Novos Abastecimentos, caracterizadas, genericamente, por uma curta duração e uma rapidez de execução, normalmente com impactes no subsolo muito uniformes e tipificados.
PRR 32 (EPAL), Praça do Comércio e ruas envolventes
A ERA-Arqueologia realizou o acompanhamento arqueológico da abertura de valas para instalação de infraestruturas da rede de distribuição de água da EPAL, trabalho que surgiu no âmbito do projecto PRR 32.
Avenida do Mar, nº 8-10, Peniche
O acompanhamento arqueológico e a sondagem arqueológica de diagnóstico efectuados na área deste imóvel situado na Avenida do Mar realizaram-se no âmbito de um projecto de remodelação do edifício.
Reabilitação da Muralha do Baluarte do Cavaleiro, Chaves
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projecto de Reabilitação da Muralha do Baluarte do Cavaleiro visaram a mitigação de eventuais impactes negativos resultantes da execução da referida empreitada.
EPAL - PRR 60 - Campo Mártires da Pátria/Graça
O acompanhamento arqueológico do projecto da EPAL - PRR 60, para a melhoria da rede de distribuição de água na cidade de Lisboa, consistiu na abertura de valas para remoção da antiga canalização e colocação de novas infraestruturas.
Rua de Santiago, nº 7-9, Lisboa
Estes labores surgiram na sequência de um parecer do (ex) IPPAR decorrente da apreciação do projecto de obra e da obrigatoriedade de realizar trabalhos arqueológicos prévios em locais situados em Zona de Nível 1 segundo o PDM de Lisboa.
Oratório de S. Jerónimo, Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria
A ERA-Arqueologia levou a cabo o diagnóstico do estado de preservação e projecto de recuperação do património integrado do Oratório de São Jerónimo, localizado nos jardins da Quinta da Piedade, Póvoa de Santa Iria.
Rua Dr. Miguel Bombarda, nº 61-64, Tavira
Estas sondagens arqueológicas de diagnóstico inseriram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face aos trabalhos de movimentações de terras previstos no âmbito da empreitada de reabilitação deste edifício.
CED - Casa Pia de Lisboa
A ERA-Arqueologia realizou o diagnóstico preliminar das causas dos principais problemas que afectavam dois dos edifícios da Casa Pia em Lisboa, o pavilhão Artur Bívar e os edifícios Jerónimos/Francisco Margiochi.
Largo do Chafariz de Dentro ao Terreiro do Trigo, Lisboa (diagnóstico)
O objectivo deste trabalho foi a realização de um diagnóstico prévio que permitisse fundamentar, planear e orçamentar todas as intervenções arqueológicas subsequentes, quer de escavação, quer de acompanhamento de obras, assim como fornecer dados fundamentais para o planeamento da empreitada geral.
Travessa da Barca, nº 9, Portimão
O acompanhamento arqueológico visou a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de reabilitação da Taberna de Maré, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Rua das Cruzes, nº 4-10, Lagos
Os trabalhos arqueológicos efectuados na Rua das Cruzes, Lagos, enquadraram-se numa perspectiva de diagnóstico do potencial arqueológico da área a afectar pelas obras de abertura de um ramal de água.
Muralha de Praia da Vitória, Terceira, Açores
A ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos na área adjacente à Muralha da Frente Marginal da Praia da Vitória, assim como a Caracterização do Estado de Conservação e Proposta de Recuperação deste monumento.
Linha MAT Falagueira-Estremoz (400 kv)
Levou-se a cabo o acompanhamento de todos os trabalhos de remoção de terras, designadamente, escavação das fundações dos apoios, desmatação, abertura de plataformas e de caminhos de acesso necessários para o desenrolar da obra.
Praça D. Pedro IV, 1-3, e Rua Augusta, 285-295, Lisboa
As sondagens arqueológicas realizadas no interior destes dois edifícios permitiram identificar estruturas pré-pombalinas.
Zona da Central Fotovoltaica de Ferreira do Alentejo
Estes trabalhos tiveram como objectivo a prospecção sistemática e caracterização exaustiva da valência patrimonial da área a afectar pela construção da central fotovoltaica.
Carta Arqueológica de Vila do Bispo
Esta intervenção visou uma actualização da Carta Arqueológica do concelho de Vila do Bispo e constituiu uma base fundamental para futuros projectos de inventariação, estudo, digitalização e divulgação do património arqueológico.
Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Casqueira 2
O sítio arqueológico Casqueira 2 levou a que se efectuassem duas sondagens mecânicas no eixo da futura vala de uma conduta, na zona onde esta passa mais próxima do referido sítio, de modo a localizar possíveis contextos arqueológicos que pudessem vir a ser afectados.
Bloco de Rega de Orada – Amoreira, sítio Quinta do João Privado
Estando projectado o melhoramento da estrada que passa ao lado deste sítio arqueológico, o plano de minimização de impactes previu a realização de sondagens manuais.
Rua das Taipas, 71-77, Porto
A ERA-Arqueologia realizou o estudo histórico deste imóvel, situado numa área de elevada sensibilidade patrimonial, classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 1996.
Quartel da Atalaia, Tavira
Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala para colocação de uma conduta e da abertura de um cabouco para construção de um maciço de suporte a uma torre de telecomunicações.
Rua António Maria Cardoso, nº 36, Lisboa
As acções arqueológicas na área adjacente à ocupada pela construção de um empreendimento de luxo localizado no sítio da antiga sede da PIDE-DGS visaram a minimização de impactes sobre o património arqueológico.
Zona Centro da Guia, Albufeira
Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área abrangida pelo projecto de Rectificação, Dotação de Infraestruturas e Arranjo Paisagístico da Zona Centro da Guia.
Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, sítio Monte das Covas 3
Estes trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução da empreitada de beneficiação da rede viária e rede de drenagem.
Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, sítio Ribeira de Selminhos 1
As evidências identificadas no âmbito do acompanhamento arqueológico motivaram a realização de 1 sondagem manual num total de 6 m.
Chafariz das Terras, Alto da Cova da Moura
A ERA-Arqueologia concretizou trabalhos de conservação e restauro nas cantarias e elementos metálicos do conjunto arquitectónico “Chafariz das Terras”.
Pia do Penalva, Praça do Príncipe Real
Solicitada pela EPAL, a ERA realizou o acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de reforço da abóbada da clarabóia da Pia do Penalva.
Rua do Arco, 5-7, Faro
De forma a caracterizar o subsolo na área a afectar pelo projecto de remodelação e a diagnosticar o potencial arqueológico do local, foram realizadas quinze sondagens arqueológicas de diagnóstico no interior e no exterior do edifício.
Largo do Limoeiro, 5-11, Lisboa
Foi realizada uma sondagem arqueológica no âmbito do diagnóstico e estudo prévio do projecto arquitectónico de remodelação deste imóvel.
Rua Terreiro do Parguinho, 2-4, Tavira
As escavações arqueológicas efectuadas no âmbito da empreitada de remodelação dos números 2 a 4 da Rua Terreiro do Parguinho enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património.
Estação Elevatória da Senhora do Amaro, Vila do Bispo
O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Capela de S. Lourenço – Vale de Boi, Vila do Bispo
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico incidiram na empreitada de abertura de valas para colocação de lancis e instalação eléctrica em redor da Capela de S. Lourenço, bem como na colocação de infraestruturas de electricidade na Rua de S. Lourenço.
Mosteiro Jesuíta de Carcavelos – Quinta da Alagoa
Esta intervenção visou dar resposta a uma solicitação da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do projecto de valorização do Mosteiro Jesuíta de Carcavelos.
Zona da Central Fotovoltaica de Ferreira do Alentejo (2ª intervenção)
Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de diagnóstico arqueológico decorrente dos trabalhos de levantamento patrimonial realizados na área a afectar pela construção da Central Fotovoltaica de Ferreira do Alentejo.
Herdade do Roncão, Reguengos de Monsaraz, Monte Roncão d'El Rey
Realizaram-se onze sondagens parietais nas mais representativas estruturas do conjunto arquitectónico e oito sondagens de subsolo em diferentes locais para aferir a possível existência de contextos arqueológicos preservados.
Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras
A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia de diversos fortes pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.
EPAL (PRR 57) – Praça do Comércio/Largo do Corpo Santo, Lisboa
A ERA efectuou trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de melhoria da rede de distribuição de água na cidade de Lisboa – PPR 57.
Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, Chaves
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito da obra de instalação da ETAR de Chaves decorreram como medida de minimização do impacte sobre o património existente no local.
Largo da Nossa Senhora da Guia, Ferrel, Peniche
Os trabalhos arqueológicos efectuados num imóvel situado no Largo Nossa Senhora da Guia visaram a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais.
Edifício da Benetton, Rossio, Lisboa (conservação e restauro)
Os trabalhos de conservação e restauro de painéis de azulejos do séc. XVIII existentes no edifício Benetton decorreram em duas fases.
Largo de São Rafael, n.° 6 a 10, Alfama
Esta intervenção visou a minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrentes da implementação de um projecto de reabilitação no Largo de São Rafael.
Forte do Alqueidão, Sobral de Monte Agraço
A ERA levou a cabo o diagnóstico do estado de preservação e o plano de recuperação do Forte do Alqueidão, pertencente ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras.
Antigo Parque de Festas, Tavira
Estes trabalhos de diagnóstico arqueológico visaram a obtenção de informação que auxiliasse o desenvolvimento da construção do Centro de Arte Contemporânea no antigo Parque de Festas, bem como a definição de condicionantes arqueológicas.
Largo Trindade Coelho, Lisboa
O acompanhamento arqueológico da requalificação do Largo Trindade Coelho visou a minimização de impactes sobre eventuais vestígios arqueológicos e patrimoniais afectados pelas movimentações de terras.
Calçada da Graça, nº 8, Lisboa
A intervenção arqueológica enquadrou-se no âmbito de um projecto de remodelação do edifício, visando a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais.
Travessa do Desembargador, 18-22, Peniche
Estas acções de acompanhamento arqueológico incidiram sobre a demolição de uma antiga residência, visando evitar a afectação de qualquer vestígio arqueológico e/ou patrimonial.
Rua do Poço nº 62-64, Chaves
Os trabalhos arqueológicos enquadraram-se no âmbito de um projecto de remodelação, visando a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais, uma vez que o edifício se encontra localizado na ZEP da muralha medieval desta cidade.
IC9 – Lanços EN1 (IC2)/Fátima (A1) e Fátima (A1)/Ourém (Alburitel)
O objectivo do acompanhamento arqueológico realizado no âmbito da construção do IC9 – Subconcessão Litoral Oeste foi a salvaguarda do património arqueológico, etnográfico e patrimonial durante os trabalhos de escavação.
Antiga Lithografia Portugal, Rua da Rosa, Lisboa
Foram realizadas, no espaço do edifício da antiga Lithografia Portugal, seis sondagens arqueológicas de diagnóstico, implantadas da forma mais abrangente possível.
Linha do Alentejo – Troço Bombel/Vidigal/Vendas Novas/Casa Branca/Évora
A ERA efectuou trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da empreitada de modernização da Linha do Alentejo.
Rua da Correnteza, 54 a 64, Lisboa
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito da remodelação do edifício, incidindo na abertura de 17 sapatas para reforço da estrutura.
Antiga Casa da Guarda, Forte de São Vicente, Torres Vedras
A ERA levou a cabo a avaliação do potencial arqueológico e patrimonial no Forte de São Vicente, no âmbito da requalificação deste edificado, mais concretamente na antiga Casa da Guarda, cuja demolição estava prevista.
Rua de Santiago, 7-9, Lisboa
Foram abertas três sondagens de diagnóstico no sentido de aferir da existência de eventuais condicionantes arqueológicas à alteração do projecto de reabilitação do edifício.
Praça do Príncipe Real, nº 32, Lisboa
As acções de acompanhamento arqueológico surgiram na sequência duma fase prévia de sondagens de diagnóstico e da existência de vestígios arqueológicos no subsolo, nomeadamente, na zona do logradouro do edifício.
Loja IKEA de Loures (3ª intervenção)
A intervenção arqueológica realizada entre 11 e 19 de Fevereiro de 2010 na Rotunda 3 do empreendimento da Loja IKEA de Loures resultou do acompanhamento arqueológico que integrou as obras deste estabelecimento desde Fevereiro de 2009.
Sítio de Quinta da Eira da Loba 4, freguesia de Estombar, Lagoa
Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de avaliação e caracterização do sítio arqueológico Quinta da Eira da Loba 4, identificado através de trabalhos de prospecção.
Sítio de Quinta dos Poços 4 e 5, freguesia de Parchal, Lagoa
A avaliação e caracterização deste sítio arqueológico tornou possível adequar as obras previstas para aquela área aos vestígios aí identificados, pois o projecto encontrava-se ainda em fase de elaboração.
IC36 – Variante Leiria, sítio de Quinta de S. Venâncio
Numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução da IC36 Variante Leiria, preconizou-se o levantamento gráfico e fotográfico e a memória descritiva de elementos patrimoniais observados no decurso do acompanhamento arqueológico da obra.
Centro Cívico de Leiria
A intervenção consistiu na execução de sondagens arqueológicas manuais, tendo como objectivos genéricos a avaliação do potencial arqueológico e patrimonial da área em questão.
Rua do Infante D. Henrique, nº 35, Porto
Foram executados trabalhos de acompanhamento arqueológico e registo tipológico do edificado na obra de reabilitação do prédio sito na Rua do Infante D. Henrique, com o número de polícia 35.
Cidadela de Cascais (registo ortofotográfico)
O objectivo foi a preservação, pelo registo, da Porta de Mar da Cidadela de Cascais, dado que o tecto da referida estrutura teria que ser sujeito a afectações no âmbito da empreitada de reabilitação da Cidadela.
Cidadela de Cascais (sondagens de diagnóstico)
Face à necessidade de afectação da uma estrutura no âmbito da construção da piscina do empreendimento, foi solicitada a realização de uma sondagem mecânica em profundidade na área contígua de forma a obter uma caracterização funcional e cronológica mais completa da mesma.
Rua de Pedrouços, nº 105, Lisboa
esta intervenção teve como objectivo principal a avaliação e caracterização do potencial arqueológico e patrimonial da área a afectar por um empreendimento habitacional na Rua de Pedrouços.
Espaço Público da Ribeira das Naus, Lisboa
Estas acções de diagnóstico arqueológico foram preconizadas no âmbito da requalificação do Espaço Público da Ribeira das Naus, com a realização de sondagens em áreas referentes ao antigo Arsenal da Marinha.
Antigo Paço Episcopal/Caritas Diocesana, Beja
Após o acompanhamento das várias intervenções levadas a cabo neste edifício (picagens de paredes, abertura de valas), foi possível atingir um extenso conhecimento sobre o mesmo.
Rua dos Machadinhos, 34-38 (e zonas envolventes), Lisboa
Esta intervenção consistiu na realização de pesquisa histórica para a avaliação do potencial arqueológico do edifício sito na Rua dos Machadinhos.
Palácio dos Condes de Murça, Lisboa (2ª intervenção)
No decorrer dos trabalhos foi registada uma série de estruturas relacionadas com as realidades edificadas que existiam no terreno do palácio e que, numa fase prévia ao arranque desta empreitada, foram demolidas.
Rua da Escola Politécnica, Praça do Príncipe Real e Rua da Alegria
Estes trabalhos procuraram obter uma caracterização do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes nestes locais, através da limpeza, registo fotográfico e gráfico dos perfis das sondagens geotécnicas aí realizadas.
Cidadela de Cascais (4ª intervenção)
Estes trabalhos arqueológicos tiveram como principal objectivo a escavação integral de um importante contexto arqueológico associado a uma lixeira, enquadrável no século XVIII.
Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça de D. Luís, Lisboa
Em 2011, realizou-se um diagnóstico arqueológico no âmbito da construção do Parque. Posteriormente, foi exposto, registado, ortofotografado e desmontado um conjunto estrutural diacrónico, destacando-se quatro estruturas portuárias. Mais tarde, em 2013, foi identificado um contexto arqueológico que faz recuar até à época Romana os vestígios de utilização/ocupação desta área.
Calçada Marquês de Abrantes, nº 104-108, Lisboa
A ERA levou a cabo, em 2010, trabalhos de pesquisa histórica sobre o edifício sito no nº 104-108 da Calçada Marquês de Abrantes, localizado na freguesia de Santos-o-Velho.
Rua do Passadiço, 26-30, Lisboa
Da análise de documentação e na sequência da pesquisa realizada no Arquivo Histórico Municipal, pudemos concluir que o imóvel já existia no final do séc. XIX.
Largo José Afonso, n° 69 e 68 A, Setúbal
Efectuaram-se 2 sondagens de diagnóstico, não se tendo registado contextos arqueológicos preservados em nenhuma das áreas intervencionadas.
Edifício nº 32 do Príncipe Real, Lisboa
A escavação arqueológica realizada no âmbito do empreendimento de reabilitação do edifício nº 32 do Príncipe Real decorreu entre 16 e 25 de Março de 2011.
Rua do Carmo, nº 97, e Rua 1º de Dezembro, nº 105, Lisboa
A ERA efectuou uma abordagem arqueológica integrada que contemplou a realização de 5 sondagens arqueológicas de diagnóstico, numa área total de 15 m2 até 1 m de profundidade (variável), a implantar no local de 5 das 9 sapatas a realizar em obra.
Antiga Casa da Guarda, Forte de São Vicente, Torres Vedras (2ª intervenção)
Estes trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro decorreram em Junho de 2011.
Rua de Santiago, n.º 10-14, Lisboa
No âmbito do empreendimento neste edifício, a ERA realizou trabalhos arqueológicos de diagnóstico e acompanhamento de obra, registando-se estruturas do tipo tanque e de cronologia romana, que nos é dada pelo seu modo construtivo, em opus signinum.
Rua da Boavista, Lisboa
As acções arqueológicas realizadas na Rua da Boavista consistiram no acompanhamento de uma vala para instalação de fibra óptica da Vodafone.
Rua dos Sapateiros, nº 79, Lisboa
A ERA concretizou uma sondagem de diagnóstico arqueológico/mitigação de impacte no âmbito da abertura de uma vala para implantação de uma fossa séptica.
Rua Santana à Lapa, nº 11, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos no âmbito da empreitada de reabilitação do edifício resultaram de um parecer emitido pela DRCLVT sobre a viabilização da construção de imóvel mediante acompanhamento arqueológico.
Palacete Ribeiro da Cunha e Rua da Alegria, nº 76-104, Lisboa
Estes trabalhos resultaram de uma avaliação preliminar do potencial arqueológico, que consistiu na limpeza dos cortes resultantes das sondagens geotécnicas efectuadas e na consequente leitura estratigráfica dos mesmos.
Hotel Lanidor, Avenida da Liberdade, 160-164, Lisboa
No decurso das obras de escavação da área do logradouro deste edifício, foram identificadas e registadas estruturas de jardim pós-pombalinas, edificadas ao longo dos sécs. XIX-XX.
Rua Ferreira Borges, 99 a 105, Lisboa
Pretendeu-se determinar a relação espacial entre o Aqueduto das Águas Livres e o lote de terreno entre os números 99 a 105 da Rua Ferreira Borges, de forma a poder-se aferir da eventual afectação do aqueduto por um projecto previsto para o local.
Hotel Project Lisboa, Avenida da Liberdade, 136, Lisboa
Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de avaliação do potencial científico do local afecto à construção do Hotel Project Lisboa.
Rua do Recolhimento, n.º 35, Lisboa
As sondagens de diagnóstico efetuadas possibilitaram a identificação de uma longa diacronia de ocupação neste local, desde a Idade do Ferro à actualidade. Numa delas, registaram-se vestígios atribuídos ao período Romano republicano, nomeadamente um muro, já muito afectado por contextos posteriores.
Mercado do Livramento, Av. Luísa Todi, 163, Setúbal
No âmbito da requalificação do Mercado, esta intervenção decorreu do facto de a criação de uma estrutura de acesso implicar a afectação da zona onde se acreditava existir a muralha correspondente ao Baluarte do Livramento.
Requalificação Ambiental e Paisagística da Envolvente às Muralhas de Elvas
A ERA levou a cabo trabalhos de conservação e restauro das Muralhas de Elvas, nos troços entre as Portas de Olivença e o Baluarte do Trem, estruturas protegidas juridicamente como Monumento Nacional.
Igreja Matriz de Grândola
Considerando a sensibilidade da zona de intervenção, os trabalhos arqueológicos asseguraram a não afectação do subsolo, sendo o projeto limitado à tarefa de repavimentação da área envolvente da Igreja Matriz.
Requalificação Urbana da Vila de Odemira
Foi programada a abertura de um conjunto de sondagens prévias de diagnóstico em locais com potencial arqueológico.
Rua do Alecrim, 21-21 A, e Rua de São Paulo, 23-35, Lisboa
Estas acções arqueológicas foram realizadas no âmbito do empreendimento de reabilitação destes edifícios.
Rua Diogo do Couto, 8, Lisboa
Estes trabalhos (sondagem arqueológica manual de diagnóstico e emissão de parecer) foram realizados no âmbito do empreendimento de reabilitação do edifício sito na Rua Diogo do Couto.
Rua Afonso de Albuquerque, 13-23, Peniche
A intervenção resultou de este projecto se inserir na Zona Especial de Protecção da Fortaleza de Peniche (Monumento Nacional) e na Zona de Protecção da Igreja de S. Pedro (Imóvel de Interesse Público).
Largo da Academia Nacional das Belas Artes, nº 1, Lisboa
Efectuaram-se trabalhos de pesquisa histórico-arqueológica no âmbito do empreendimento de reabilitação do edifício nº 1 do Largo da Academia Nacional das Belas Artes.
Plano de Pormenor da Abrunheira Norte, Sintra
Estes trabalhos de prospecção arqueológica foram realizados no âmbito da elaboração do Relatório Ambiental do Plano de Pormenor da Abrunheira Norte.
Avenida Sanches Miranda, Évora
O acompanhamento arqueológico concretizou-se durante a abertura de valas para a colocação de infraestruras de telecomunicações, procedendo-se à observação dos sedimentos escavados e dos cortes para a eventual detecção de vestígios arqueológicos.
Circuito Hidráulico de Baleizão – Quintos, Beja
Estes trabalhos enquadraram-se na minimização de impactes arqueológicos na área a afectar pela construção do Circuito Hidráulico de Baleizão-Quintos e respectivo Bloco de Rega
Travessa Nova do Espírito Santo/Rua do Touro, Elvas
O acompanhamento arqueológico centrou-se nos trabalhos de remoção de terra para a implantação de infraestruturas de saneamento e de vigas de fundação.
Hotel Portugal, Rua João das Regras, n.º 4, Lisboa
A empreitada de reabilitação do edifício implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolveu numa Zona de Intervenção de nível I do PDM.
Rua dos Sapateiros (130-144)/Rua da Assunção (73-77), Lisboa
Foram programadas acções prévias de diagnóstico arqueológico, com o objectivo genérico de procurar compreender a estratigrafia do espaço e fornecer dados para a posterior instrução do projecto de obra.
Hotel Lisboa Prata Boutique, Rua da Prata, 116-122 (conservação e restauro)
Os objectivos da intervenção foram a limpeza e consolidação das estruturas arqueológicas no Hotel da Prata, assentando a sua concretização na implementação de uma estratégia de intervenção mínima que garantisse a preservação das mesmas para a referida musealização.
Rua dos Douradores 142-156 e Rua da Assunção 10-16, Lisboa
Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito do projecto de reabilitação estrutural e adaptação a unidade hoteleira de 3 estrelas deste edifício.
Museu de São Roque, Lisboa (3ª intervenção)
Realizaram-se sondagens arqueológicas no âmbito do projecto de adaptação de espaços para a instalação da Biblioteca Brotéria, reinstalação da Biblioteca da SCML e serviços afectos à secretaria-geral.
Loja da Tezenis, Rua 1º de Dezembro/Praça D. Pedro IV, Lisboa
Esta intervenção visou a detecção de vestígios arqueológicos afectados pelo desenvolvimento de obras, tendo resultado na identificação de dois conjuntos de estruturas enquadráveis em dois períodos diferentes.
Rua da Reboleira, n° 52-62, Porto
As obras a realizar neste edifício implicavam a afectação de áreas com potencial arqueológico, dado este situar-se numa zona da cidade formalmente condicionada do ponto de vista arqueológico e patrimonial.
Antigo Edifício das Escolas Velhas, Almeirim
Os trabalhos respeitaram a um contexto arqueológico de necrópole que deixou perceber uma intensa utilização (de larga diacronia), tendo sido reconhecidos, pelo menos, quatro momentos de tumulação em sucessão.
Rua dos Poiais de São Bento 1-9/Rua Poço dos Negros 6, Lisboa
Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito das obras de reabilitação do edifício, permitido aferir alguns dados referentes a diferentes momentos de ocupação do palácio.
Praça Joaquim António de Aguiar, Rua José Elias Garcia e Rua João de Deus, Évora
Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito de uma empreitada de colocação de infraestruturas de telecomunicações.
Calçada Marquês de Abrantes, nº 17, Lisboa
Realizou-se o acompanhamento arqueológico da abertura de quatro sondagens geotécnicas e da execução de duas sondagens arqueológicas manuais de diagnóstico neste edifício.
Infraestruturas de gás natural, Peniche
A área intervencionada localiza-se no istmo do tômbolo de Peniche, zona assoreada a partir do séc. XV/XVI, e na cidade em si, chamada a “ilha” de Peniche.
Rua do Cano, Rua de S. Manços, Travessa de S. Joãozinho, Évora
No âmbito da colocação de infraestruturas de eletricidade, estes trabalhos de acompanhamento arqueológico incidiram sobre as movimentações de terras inerentes à execução da empreitada.
Avenida de São Domingos, Elvas, Recuperação e Reabilitação do troço da Muralha
Estes trabalhos consistiram na abertura de três sondagens de diagnóstico, encostadas ao pano de Muralha, com o objectivo de obter uma leitura estratigráfica e a caracterização do seu processo construtivo.
Rua da Misericórdia nº 135-137, Lisboa
Foram realizadas 3 sondagens de diagnóstico em áreas a afectar pelo projecto de execução da obra.
Rua do Facho nº 35, Óbidos
Foram realizadas cinco sondagens arqueológicas manuais, de diagnóstico preliminar, permitindo assim uma primeira avaliação do potencial arqueológico da área de incidência do projecto de reconstrução/ampliação do prédio
Rua da Madalena nº 75, Lisboa
A ERA realizou, em 2016, trabalhos de diagnóstico arqueológico no imóvel sito na Rua da Madalena nº 75, situado em zona de nível I do PDM de Lisboa, estando igualmente abrangido pelo Plano de Pormenor da Baixa.
Projecto de Adaptação Parcial do Extinto Tribunal da Boa Hora, Lisboa
O Largo da Boa-Hora localiza-se em Zona de Nível 1 do PDM de Lisboa e insere-se na área designada por “Baixa Pombalina”, o que implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico por parte das obras de adaptação do edifício.
Villa Vergani, Almoçageme
Os trabalhos de diagnóstico arqueológico consistiram na abertura mecânica de três sondagens na área correspondente ao jardim da propriedade e de duas sondagens na área de acesso circundante ao jardim.
Escola Luísa Ducla Soares, Rua do Passadiço, n.º 86, Lisboa
Esta intervenção surgiu da necessidade de avaliação, em termos arqueológicos, da realização de poços de inspecção estrutural e geotécnica na Escola Luísa Ducla Soares, no âmbito de um projecto de reabilitação do espaço.
Jardim das Damas (Palácio da Ajuda), Lisboa
No decurso dos trabalhos, foram abertas 7 valas e duas caixas, nas quais se observaram três estruturas interpretadas como estando relacionadas com o sistema original de canalizações do Jardim.
Travessa André Valente, n.º 13, Lisboa
O plano de sondagens arqueológicas programado, e previamente aprovado pela DGPC (3 sondagens de diagnóstico), pretendia avalizar as intervenções exteriores previstas no projecto.
Reforço e protecção da arriba da Praia do Quebrado, Peniche
A área intervencionada localiza-se junto ao istmo do tômbolo de Peniche, zona assoreada a partir do séc. XV/XVI, chamada a “ilha” de Peniche.
Largo do Carmo, 8-10, Lisboa
A intervenção consistiu na execução de 9 sondagens arqueológicas com vista a aferir o potencial arqueológico do local e assim dotar o cliente das informações necessárias à execução de futuros projectos de requalificação do edificado.
Travessa das Mónicas, n.º 17, Lisboa
As obras a realizar no edifício implicavam a afectação de áreas com potencial arqueológico, localizadas na Zona de Protecção do Castelo de S. Jorge e Restos das Cercas de Lisboa e na Zona Especial de Protecção ao Palácio Condes de Figueira.
Rua do Ferragial, 9-13, Lisboa
A obra a realizar neste local implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolve na Zona de Intervenção de Nível II do PDM de Lisboa, estando o imóvel classificado como Conjunto de Interesse Público (CIP).
Rua da Lapa, 69, Lisboa
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico realizaram-se no âmbito do empreendimento de reconstrução do imóvel sito na Rua da Lapa.
Largo D. Paulo da Gama, n.º 8, Palhais
O acompanhamento arqueológico teve como objetivo responder às condicionantes estabelecidas para a execução do projecto para a remodelação e ampliação do edifício.
Gabinete da Rainha D. Amélia, Palácio da Pena, Sintra
A ERA levou a cabo trabalhos de conservação da lareira em latão pertencente ao Gabinete da Rainha D. Amélia, no Palácio da Pena.
Casa do Bispo, Rua Antero de Quental, Sesimbra
A necessidade de acompanhamento arqueológico adveio da localização deste imóvel na Zona de Protecção da “Capela do Espírito Santo dos Mareantes”.
Parque Central do Cartaxo
Os trabalhos de remoção mecânica para a instalação do Parque Subterrâneo Automóvel permitiram identificar contextos arqueológicos preservados que tudo indicava pertencerem a um antigo complexo religioso.
Largo de Santos, nº 11, Lisboa
As intervenções arqueológicas efectuadas no edifício nº 11 do Largo de Santos, em Lisboa, inserido em Zona de Nível 2 do PDM, cuja afectação do subsolo requeria o acompanhamento arqueológico permanente, realizaram-se entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2009.
Parque de Estacionamento da Praça Dom Luís I, Lisboa
Neste trabalho foi exposto, registado, ortofotografado e desmontado um conjunto estrutural diacrónico, do qual se destacaram quatro estruturas portuárias (séculos XVII e XVIII): um cais de madeira e alvenaria, um estaleiro naval de grandes dimensões, o cais do Forte de São Paulo e o cais da Casa da Moeda.
Palácio de Monserrate, Sintra (conservação de jarrão do século XIX)
Efectuou-se a conservação de um jarrão chinês de metal e esmalte (séc. XIX) adquirido pelo primeiro Visconde de Monserrate, Sir Francis Cook.
Avenida dos Bombeiros Voluntários, Parede (Cascais)
Esta intervenção decorreu no âmbito de um projecto de recuperação de uma moradia, encontrando-se o lote de terreno no perímetro do Povoado pré-histórico da Parede, classificado como Bem Cultural de Interesse Patrimonial.
Rua Presidente Arriaga, 19-27, Lisboa
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico referentes ao projecto executado na Rua Presidente Arriaga decorreram entre 15 de Dezembro de 2016 e 3 de Janeiro de 2017.
Rua de São Bento, 562-570, Lisboa
Apesar dos trabalhos de remodelação do edificado terem começado antes da chegada da equipa de arqueologia, foi ainda assim possível fazer uma leitura da estratigrafia do local.
Rua Beato Rodrigues e Av. Combatentes da Grande Guerra, Alcochete
O objectivo desta intervenção foi o diagnóstico prévio de uma área abrangida por uma Zona Especial de Protecção da Igreja de Alcochete, Capela da Nossa Senhora da Vida e Igreja da Misericórdia de Alcochete.
Carta Arqueológica do Concelho de Peniche
O objectivo foi actualizar informação referente a 26 sítios constantes da Carta Arqueológica do Concelho de Peniche e, também, prospectar 4 áreas previamente definidas como sensíveis devido à sua posição no território.
Forte da Consolação, Peniche
Dado que o projecto de recuperação do Forte implicava a afectação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolvia num edifício classificado como Monumento Nacional, foi preconizada a realização de sondagens de diagnóstico.
Rua de Santa Justa e outras, Lisboa
Estas acções arqueológicas foram desenvolvidas durante o acompanhamento das três frentes de obra, levadas a efeito pela EPAL, de melhoria de rede de distribuição de água da cidade de Lisboa.
Igreja de Santo António, Montemor-o-Velho
Os trabalhos de diagnóstico de conservação e restauro realizados no âmbito do projecto “Recuperação da Igreja de Santo António” foram adjudicados à ERA pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Rua das Alcássimas, 16-18, Oeiras
Foram executadas 5 sondagens de diagnóstico, no sentido de aferir a existência de possíveis contextos que pudessem vir a ser afectados pelo empreendimento de construção de um edifício.
Palácio Visconde da Graça, Largo do Intendente Pina Manique, Lisboa
A ERA levou a cabo um estudo para a compreensão da evolução e da história do Palácio Visconde da Graça, situado no Largo do Intendente Pina Manique, 32-39, e das particularidades arquitetónicas que o caracterizam.
Palácio Mesquitela, Lisboa
Esta intervenção surgiu na sequência de trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados no Palácio Mesquitela, em Lisboa, que revelaram contextos relevantes para a compreensão da ocupação deste espaço.
Palácio dos Lumiares, Lisboa
Os objectivos visavam um diagnóstico, determinado na sequência da primeira intervenção no local, a qual evidenciou o potencial arqueológico do subsolo do Palácio dos Lumiares.
Ruas Cândido dos Reis, 2 e 4, e do Arco de Santana, 1 e 3, Estoi, Faro
Esta intervenção baseou-se no acompanhamento arqueológico das obras de reestruturação do edifício sito nestas ruas, tendo sido possível identificar as suas fases construtivas.
Estação do Areeiro, Linha Verde do Metropolitano de Lisboa
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados no âmbito da Empreitada de Ampliação e Remodelação da Estação do Areeiro foram adjudicados à ERA pela da Hagen SA no ano de 2009 e prolongaram-se de forma periódica até 2012.
Águas do Centro Alentejo, Portel, Reguengos de Monsaraz e Mourão
Realizaram-se trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito dos empreendimentos 2º e 3º Grupo de PITAR’S do Centro Alentejo, Sistema de Abastecimento de água e saneamento do Município de Portel e Subsistema de Abastecimento de Água do Monte-Novo – Adução a Reguengos de Monsaraz e Mourão.
Rotas das Linhas Defensivas de Torres Vedras, Núcleo da Serra da Aguieira
O diagnóstico do estado de preservação e plano de recuperação e arqueologia dos Fortes 40, 41 e 42, pertencentes ao circuito das Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras foi requerido à ERA pelo Município de Vila Franca de Xira.
EPAL - PRR 46 - Rua Passos Manuel e outras, Lisboa
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados no âmbito deste projecto de melhoria da rede de distribuição de água na cidade de Lisboa – PRR 46, desenvolvido pela EPAL – decorreram entre Julho de 2006 e Novembro de 2007.
Avenida dos Aliados, 151-179, Porto
Estes trabalhos visaram a caracterização/diagnóstico preliminar do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes na área a afectar pela Remodelação e Ampliação da Antiga Pensão Monumental.
Rua dos Cordoeiros, Lisboa
Estes trabalhos de acompanhamento visaram a detecção de eventuais vestígios arqueológicos no decurso do projecto de renovação das infraestruturas de abastecimento de água entre a Calçada da Bica Pequena e a Caçada de Salvador Correia de Sá, através da Rua dos Cordoeiros.
Rua Fernandes Tomás, 59-61, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos em questão visaram a minimização de impactes sobre eventuais vestígios, patrimoniais e arqueológicos a serem afectados pela reconversão urbana dos n.ºs 59 e 61 da Rua Fernandes Tomás.
Quarteirão dos Lagares, Mouraria, Lisboa
O objectivo foi a caracterização funcional e cronológica deste espaço, tendo também por base os dados resultantes de trabalhos anteriores, onde se identificaram vestígios de um jardim do século XVI, que teria sido construído sobre contextos relacionados com a produção oleira.
Calçada Marquês de Abrantes, 104-108, Lisboa
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património decorrentes das obras de reabilitação do edifício.
Rua da Assunção, 88, Lisboa
Determinou-se a abertura de uma sondagem arqueológica de diagnóstico, a qual incluiu a totalidade do subsolo a afectar para construção de um poço de elevador.
Rua Marquês Ponte de Lima e adjacentes, Mouraria, Lisboa
Estes trabalhos enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património arqueológico resultantes das obras de Requalificação do espaço Público da Mouraria.
Centro de Saúde de Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira
No âmbito da construção do futuro Centro de Saúde de Alhandra, no local onde antigamente se situava a Igreja de S. Francisco, foram realizadas 15 sondagens arqueológicas, num total de 64 m2.
Requalificação do Terreiro do Paço, Lisboa
Enquadrado no empreendimento de remodelação do Terreiro do Paço, este acompanhamento arqueológico resultou deste local se encontrar em Zona de Nível I do PDM de Lisboa, pelo que as obra afectariam uma área com potencial arqueológico.
Necrópole da Igreja Matriz de Ílhavo
Na sequência da descoberta de restos osteológicos detectados em contextos preservados na área adjacente à Igreja Matriz de Ílhavo, estes trabalhos arqueológicos decorreram no âmbito da abertura de uma vala para saneamento pela Câmara Municipal de Ílhavo na Avenida Manuel da Maia.
Rua do Diário de Notícias, 15, Lisboa
Efectuou-se o acompanhamento arqueológico dos trabalhos de escavação no piso térreo do edifício numa área de 21 m2 distribuída por dois compartimentos.
Cripta do Palácio dos Condes de Murça, Lisboa
No decorrer dos trabalhos de remodelação de um dos pavimentos, foi posta a descoberto uma cripta funerária. Ainda que, no âmbito do actual projecto, estes contextos não estivessem sujeitos a afectação, optou-se por proceder à exumação dos indivíduos ali sepultados.
Requalificação da Rua da Vitória, Lisboa
A intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de valas ao longo de toda a rua para colocação de galerias técnicas com o objectivo de passar infraestruturas de gás e água no interior das mesmas.
Travessa André Valente, nº 13-19, Lisboa
Efectuaram-se três sondagens de diagnóstico, implantadas nas áreas de construção de vigas, com o objectivo de avaliar o potencial arqueológico deste espaço e consequentemente determinar as medidas de minimização a aplicar.
Convento de Jesus (Setúbal) - Levantamento e Análise do Edificado
Esta intervenção consistiu no levantamento ortofotográfico e na análise do edificado do Convento de Jesus, em Setúbal, com vista a fornecer ferramentas que permitissem à DGPC, em conjunto com os projectistas do processo de reabilitação, estabelecer as mais adequadas estratégias de abordagem ao edifício.
Aqueduto das Águas Livres, Carenque
No âmbito do empreendimento de Construção da 2ª Fase da Nova Conduta Adutora entre o R. do Alto de Carenque e o R. das Mercês, Foi realizada uma sondagem de diagnóstico sob o arco do aqueduto, na Rua do Arco, freguesia da Mina.
Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Monte da Corte Piorno 2
No local foram realizadas três sondagens mecânicas de diagnóstico que procuraram caracterizar a estratigrafia da área de afectação da empreitada e compreender a possível presença do sítio arqueológico em questão nessa mesma localização.
Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Monte da Laje de Cima
Procedeu-se à realização de 3 sondagens mecânicas de diagnóstico dentro da área onde estava projetada a implantação das infraestruturas, num total de 12 m².
EPAL - Rua Augusta, nº 4, Lisboa
A existência de níveis modernos e ocasionalmente mais antigos identificados em ruas contíguas justifica ações de acompanhamento na área, que se apresenta sensível pela incerteza da existência ou não de níveis ocupacionais preservados e/ou estruturas arqueológicas associadas.
Centro de Artes e Tecnologia, Belém, Lisboa
Durante a intervenção foram detectadas diferentes realidades arqueológicas. A fase mais recente (séc. XX) materializou-se pelas edificações de carácter industrial relacionadas com a antiga Central Tejo, complexo conhecido pela produção de electricidade a carvão.
Rua de S. Julião, n.º 72 Lisboa
Estes serviços arqueológicos decorreram no âmbito do empreendimento de requalificação do n.º 72 da Rua de S. Julião, o qual implicou a afectação de áreas com potencial de carácter arqueológico, dado que se desenvolveu em zonas de intervenção de nível 1 do PDM.
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, Lisboa
A intervenção realizada no âmbito do Projecto de Requalificação do Largo Rafael Bordalo Pinheiro permitiu confirmar alguns dados urbanísticos presentes nas fontes históricas e cartográficas.
Beco do Castelo, Letra A, e Calçada da Rosa, 18-A, Lisboa
Realizaram-se duas sondagens de diagnóstico e subsequentes trabalhos de acompanhamento arqueológico, que permitiram caracterizar a ocupação deste espaço.
EPAL - Rua dos Douradoures, n.º 57, Lisboa
Durante as ações de acompanhamento arqueológico, apenas foi identificada uma estrutura de interpretação ambígua, provavelmente associada à construção da Igreja de São Nicolau.
Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Figueiras 4
Esta intervenção consistiu na realização de 9 sondagens, no total de 84,25 m², que incidiram sobre um conjunto de 9 estruturas negativas identificadas no decorrer do acompanhamento de obra.
Blocos de Rega de Vale do Gaio, Adegas
Foi programada a realização de quatro sondagens e respectivos alargamentos, de forma a intervencionar a totalidade dos contextos arqueológicos na área de afectação, num total de 107 m².
Bloco de Rega Moura – Gravítico, Vale de Figueiras 5
Esta intervenção consistiu na realização de 2 sondagens de diagnóstico, no total de 5 m², que incidiram sobre duas estruturas negativas identificadas no decorrer do acompanhamento de obra.
Blocos de Rega de Vale do Gaio, Convento de São Francisco 3
Foi programada a realização de 8 sondagens arqueológicas na sequência de possíveis contextos arqueológicos identificados durante o acompanhamento de obra associado à execução deste projeto.
Rua Augusta, 147-155, e Rua da Vitória, 49-55, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos (escavação e acompanhamento arqueológico) realizados no âmbito do projecto de reabilitação do edifício sito na Rua Augusta e na Rua da Vitória.
Quinta Alegre – Palácio do Marquês do Alegrete, Lisboa
Estes trabalhos de diagnóstico arqueológico abrangeram uma superfície total de 95 m2 distribuídos pelas áreas de maior interesse para o projecto de arquitectura paisagista.
Adutor de Vale do Gaio (troço 4), Horta de S. Roque 1
Realizaram-se duas sondagens manuais no eixo central da área de afectação, numa área de dispersão de materiais arqueológicos à superfície.
Adutor de Vale do Gaio (troço 4), Horta de S. Roque 2
Embora estivesse preconizado um conjunto de 10 sondagens de diagnóstico arqueológico, face aos resultados obtidos nas primeiras, optou-se pela realização de apenas 6 sondagens manuais no eixo central da área de afectação, implantadas numa área de dispersão de materiais arqueológicos à superfície.
Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, Ermidas Aldeia
De modo a avaliar o potencial arqueológico do local, realizaram-se 6 sondagens mecânicas no eixo central da área de afectação, implantadas numa área de dispersão de materiais arqueológicos à superfície.
Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, Ermidas Aldeia 2
Realizaram-se 5 sondagens mecânicas no eixo central da área de afectação, numa área total de 20 m², implantadas numa plataforma localizada na margem direita do rio Sado.
Circuito Hidráulico de São Matias, Horta do Pombal
Foram escavadas duas estruturas negativas de tipo “fossa”, com depósitos compostos essencialmente por sedimento arenoso embalando pedras de pequena e média dimensão e algum material cerâmico.
Circuito Hidráulico de São Matias, Monte de Mata Bodes 4
As sondagens arqueológicas realizadas permitiram identificar um conjunto de estruturas em negativo que julgámos serem de diferentes épocas cronológicas, atestando a ocupação deste Monte ao longo dos tempos.
Circuito Hidráulico de São Matias, Presilhas
No seguimento da descoberta, em acompanhamento arqueológico, de vestígios de um forno de cerâmica, foi implantada uma sondagem de modo a abranger esta estrutura.
Circuito Hidráulico S. Pedro – Baleizão, Magra 3
Foi possível aferir que este sítio teria duas fases de ocupação, a primeira correspondendo a um assentamento de cariz industrial, vocacionado para a extracção de pedra e posterior transformação da matéria-prima em época romana, datada de meados do séc. I d.C.
Rua dos Lagares, 24, Lisboa
Durante a remoção mecânica dos depósitos de superfície (aterros recentes), no âmbito da abertura das fundações para construção de um posto de transformação (PT), foi detectada a presença de restos humanos, pelo que se suspenderam os trabalhos com recurso a meios mecânicos.
Circuito Hidráulico de São Matias, Ribeira de São Pedro 4
Estes trabalhos iniciaram-se no seguimento da descoberta, em acompanhamento arqueológico, de uma mancha com materiais de cronologia desconhecida associada a vários alinhamentos pétreos (possíveis estruturas) e derrubes.
Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, Monte Novo dos Modernos 1
Realizaram-se 11 sondagens manuais no eixo central da área de afectação, implantadas numa área de dispersão de materiais líticos à superfície e de acordo com as condições geomorfológicas do local.
Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, Monte Novo dos Modernos 2
Realizaram-se 3 sondagens mecânicas no eixo central da área de afectação, implantadas numa plataforma adjacente ao sítio de Monte Novo dos Modernos 1.
Circuito Hidráulico de Roxo-Sado, Porto Monte Coelho
Esta intervenção iniciou-se no seguimento da descoberta, em trabalhos de decapagem mecânica, de estruturas e alinhamentos pétreos, sendo identificados e caracterizados os vestígios remanescentes de um moinho.
Sistema de Adução de Morgável, Vale da Represa 1
Realizaram-se 8 sondagens mecânicas no eixo central da área de afetação, implantadas numa área de dispersão de materiais arqueológicos à superfície e de acordo com as condições geomorfológicas do local.
Blocos de Rega de Vale do Gaio, Monte dos Cabreiros 1
Realizou-se uma sondagem implantada sobre uma mancha de forma circular, parcialmente afectada na metade oeste durante a decapagem mecânica decorrente da obra, que corresponderia a uma estrutura negativa.
GALP - Largo da Severa, Lisboa
Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala para a colocação de gás canalizado e, posteriormente, a realização de uma sondagem arqueológica em virtude do aparecimento de uma estrutura durante o acompanhamento.
Rua Henriques Nogueira, Lisboa
A necessidade de se proceder à abertura de uma travessia conduziu, por deliberação da DGPC e nos termos da lei geral (PDM e Plano de Pormenor da Baixa Pombalina) à realização de uma sondagem arqueológica.
Blocos de Rega de Beringel-Beja, Álamo 1
Levou-se a cabo uma sondagem de diagnóstico no local onde a equipa de acompanhamento arqueológico identificara uma estrutura positiva correspondente a um muro, no aparelho do qual era visível um grande bloco em opus signinum.
Blocos de Rega de Beringel-Beja, Carlota 7
Durante o acompanhamento de obra associado ao projecto, fora identificada, no Carlota 7, uma mancha de plano rectangular no decurso dos trabalhos de decapagem de vala para a instalação de uma conduta.
Blocos de Rega de Vale do Gaio, Monte do Vale do Hospital 2
Realizou-se uma sondagem implantada sobre uma mancha de forma sub-circular, parcialmente afetada durante a decapagem mecânica decorrente da execução da obra, e que corresponderia a uma estrutura negativa.
Rua dos Correeiros 130-134/Rua da Assunção 41-47, Lisboa
Os trabalhos consistiram na realização de 10 sondagens de diagnóstico localizadas em áreas a afetar pela obra de reabilitação, designadamente, nas zonas de implantação das câmaras de inspecção referentes à rede de drenagem de águas residuais.
Variante dos Capuchos, Leiria
Nesta intervenção, é de salientar a identificação de diversos contextos arqueológicos enquadráveis numa ampla diacronia, desde a Pré-historia Antiga (Paleolítico Inferior) à Época Contemporânea.
Rua Ivens 18-28/ Rua Capelo 2-4B, Lisboa
A escavação das sondagens demonstrou uma ausência de vestígios arqueológicos cronologicamente atribuíveis a períodos anteriores ao Terramoto de 1755. Contudo, foi possível identificar elementos estruturais, que correspondem à fase contemporânea de construção do edifício, entre os anos de 1755 e 1807.
Palácio Nacional de Queluz
Estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projecto de recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz, consistindo na realização de uma sondagem de diagnóstico no extradorso da abóboda do Canal dos Azulejos e no acompanhamento da remoção dos sedimentos e limpeza desta estrutura setecentista.
Acesso ao Forte da Graça – Estacionamento e Infraestruturas Exteriores (Elvas)
O plano de trabalhos desenvolvido pela ERA-Arqueologia teve como objectivo o acompanhamento arqueológico de todos os trabalhos de remoção de terras da obra do Caminho de Acesso ao Forte da Graça, desde a sua intersecção com a N246 até à esplanada localizada em frente das Portas de Acesso.
Rua dos Fanqueiros, n.º 110-114, Lisboa
Os trabalhos de diagnóstico permitiram compreender um pouco da história ocupacional deste espaço, tendo-se individualizado 5 fases que correspondem grosso modo às principais alterações.
Rua do Alecrim, 24, Lisboa
No âmbito do empreendimento de reabilitação do edifício, estes trabalhos consistiram na realização de quatro sondagens de diagnóstico e no posterior acompanhamento arqueológico dos trabalhos em fase de obra.
Rua dos Remédios, Alfama, Lisboa
Os trabalhos permitiram recolher um conjunto de dados que ajudam a complementar as nossas noções sobre a evolução e desenvolvimento do urbanismo nos últimos 3 séculos desta área da cidade de Lisboa, e em particular deste antigo arruamento.
Largo do Chão das Covas, Évora
O acompanhamento arqueológico permanente de todas as movimentações de terras permitiu a identificação de algumas estruturas e vestígios arqueológicos, na sua maioria já profundamente afectados por extensas alterações no subsolo da cidade.
Empreendimento Rei Ramiro Terraces, Vila Nova de Gaia
O plano de trabalhos preconizou o alargamento em área das sondagens realizadas, em 2008, na plataforma superior, onde haviam sido identificados contextos romanos, e a escavação de duas novas sondagens na plataforma inferior, dentro do actual edifício.
Hotel do Bairro Alto, Lisboa
A intervenção teve como objectivo caracterizar o património arqueológico que pudesse existir nas áreas onde era necessário proceder à abertura de sondagens geotécnicas.
Calçada da Estrela, n.º 24, Lisboa
No decorrer da intervenção foram descobertos vários contextos arqueológicos relacionados com os edifícios existentes na zona antes desta sofrer uma reformulação urbanística durante o séc. XIX.
Rua da Emenda, n.º 41, Lisboa
Realizaram-se 2 sondagens de inspeção estrutural com o objectivo de informar o projecto da estabilidade da futura empreitada e detetar eventuais vestígios arqueológicos. Posteriormente, efetuou-se o acompanhamento das ações de remoção de pavimento em cimento e de abertura de caixa.
Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça do Príncipe Real, Lisboa
Estes trabalhos decorreram no âmbito do planeamento e licenciamento de um projeto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo localizado na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.
Castelo de Montemor-o-Novo
Estes trabalhos de prospeção geofísica resultaram de uma solicitação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (CMMN) e enquadraram-se no projecto de investigação em torno do Castelo de Montemor que a CMMN vinha desenvolvendo através do seu gabinete de arqueologia.
Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Poço da Gontinha 1
Neste local, havia sido identificado um conjunto de interfaces negativas, de funcionalidade diversas, associadas a materiais enquadráveis na Pré-história, na proto-história, em épocas romana e moderna.
Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Pinheiro 3
A escavação no sítio do Pinheiro 3 surgiu após a identificação de um forno de utilização moderna no decurso da abertura de vala da Conduta 1.2 do Sub-bloco de Ferreira.
Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Monte do Sabino 3
Realizaram-se três sondagens manuais na sequência da identificação de duas interfaces negativas e uma mancha de terras negras durante a decapagem da camada vegetal na área da vala da Conduta 1 do Sub-bloco de Ferreira.
Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Barranco do Pereiro
Os trabalhos surgiram na sequência da deteção de duas manchas de materiais, uma do período romano e outra aparentemente moderna, no decurso da abertura de vala da Conduta 1 do Sub-bloco de Ferreira.
Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Monte Cardim 6
Os trabalhos puseram a descoberto uma múltipla realidade composta por estruturas negativas sub-circulares, uma estrutura quadrangular associada aos trabalhos agrícolas, um sepulcro tipo tholos e dois possíveis hipogeus em associação com este último.
Bloco de Rega de Ferreira, Figueirinha e Valbom, Monte do Cardim 4
Após a deteção de uma estrutura negativa, parcialmente afetada, no corte Oeste da Conduta Principal, optou-se pela abertura de uma sondagem de forma a abranger a estrutura em corte e em plano.
Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço A, Enxacafres 1
Com o intuito de averiguar neste local a efetiva existência de contextos preservados, foi sugerida uma campanha arqueológica de diagnóstico distribuída por 4 sondagens (num total de 30 m2) nas áreas a afetar.
Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Horta do Monte de Valbom 1
Durante a intervenção arqueológica foram identificados dois fornos, de cronologia moderna/contemporânea, assim como duas estruturas negativas que, pela proximidade em relação às estruturas dos fornos, puderam ser interpretadas como parte integrante da produção oleira.
Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Vale de Barrancas 2
A via pode ser interpretada como um caminho rural que faria a ligação a uma quinta/herdade, ou ser mesmo a antiga ligação de Beringel a Mombeja utilizada em época Moderna/Contemporânea.
Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Vale do Ouro
Verificou-se um total de 112 estruturas negativas com diferentes tipologias, cronologias e funcionalidades, permitindo apontar para o sítio do Vale do Ouro uma diacronia de ocupação longa, entre a Pré-História recente e a Época Moderna.
Palácio da Inquisição, Palácio dos Condes de Basto e Páteo de São Miguel, Évora
A intervenção visou, por um lado, a proteção dos valores patrimoniais que poderiam ser afetados pela prossecução das obras, e por outro, a recolha de informação sobre o local, contribuindo, dessa forma, para um aumento do conhecimento da história de Évora.
Requalificação do Espaço Público da Rua da Vitória, Lisboa
No âmbito dos trabalhos de acompanhamento arqueológico associados à empreitada foram identificados contextos funerários preservados, no cruzamento da Rua da Vitória com a Rua dos Douradores, junto à Igreja de São Nicolau.
Alteração do Antigo Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento, Lisboa
Apesar de grandes alterações no Convento, o acompanhamento permitiu registar um conjunto de estruturas edificadas anteriores ao atual complexo do imóvel.
Forte de São João de Deus, Bragança
Levaram-se a cabo trabalhos de conservação e restauro sobre vestígios arqueológicos detetados no Forte de São João de Deus, em Bragança.
Rua Cecílio de Sousa, n.º 31, Lisboa
Os depósitos registados em toda esta área consistiram em aterros, com materiais de cronologias pertencentes aos séculos XVII/XIX (Faianças, porcelanas, azulejos) e em depósitos estéreis do ponto de vista arqueológico, correspondentes a níveis de deposição natural.
Parque de Estacionamento do Campo das Cebolas, Lisboa
Na generalidade, os contextos estratigráficos observados nas diversas sondagens enquadraram-se numa cronologia contemporânea (séculos XIX/XX), estando associados à utilização do Campo das Cebolas como área portuária e sua posterior desativação.
Praça da Figueira, n.º 15, Lisboa
A intervenção permitiu aferir a diacronia ocupacional do sítio, identificando-se um conjunto de estruturas provavelmente de época pré-pombalina, identificadas no piso inferior, e um conjunto de estruturas correspondentes aos momentos contemporâneos de ocupação do edificado, no piso térreo.
Rua da Liberdade, n.º 14, Tavira
Realizou-se uma sondagem de diagnóstico, na qual foi detetada uma estatigrafia contínua até ao período moderno, e o acompanhamento dos trabalhos de afetação do subsolo, em que se registaram estratos contemporâneos relacionados com a implantação de infraestruturas subterrâneas.
Requalificação da Calçada da Ajuda, Lisboa
Foi identificado um conjunto de estruturas ligadas ao saneamento e ao escoamento de águas pluviais construídas na segunda metade do século XIX e relacionadas, à época, com preocupações de higiene e saúde pública.
Rua Garrett, n.º 47, Lisboa
Os trabalhos consistiram na escavação de duas sondagens de diagnóstico e no acompanhamento da abertura de uma vala, tendo como resultado a identificação de duas estruturas hidráulicas possivelmente enquadráveis no período pombalino.
Palácio da Anunciada, Rua das Portas de Santo Antão, n.º 112-126, Lisboa
A intervenção permitiu vislumbrar um edifício que esteve ligado às figuras mais incontornáveis do século XVIII e XIX, tendo sido o espaço em que provavelmente se escreveram algumas linhas da nossa história moderna.
Casas da Lapa, Rua de São Domingos, n.º 8, Lisboa
Foram realizadas 5 sondagens geotécnicas, com abertura acompanhada pela equipa de arqueologia, e 4 sondagens arqueológicas em poço, sendo possível avançar com a caracterização do subsolo do local até à cota de substrato geológico.
EDP-CAT, Rampa da Cordoaria Nacional, Lisboa
Foi detetado um contexto arqueológico integrando elementos em madeira, tendo sido avançada a hipótese de corresponder à Rampa “dos Escaleres Reais” da Cordoaria Nacional, mandada construir pelo Marquês de Pombal e concluída no início do reinado de D. Maria I.
Hotel Baixa Chiado, Rua da Prata 221-231 e Rua dos Correeiros 158-165, Lisboa
Realizaram-se 6 sondagens arqueológicas de diagnóstico em áreas a afetar por poços geotécnicos, não tendo sido identificado património com valor arqueológico relevante, à exceção do troço de um antigo arruamento pré-pombalino.
Rua de Santiago, n.º 7-9, Lisboa
As sondagens realizadas permitiram compreender a evolução deste edifício. Foi possível verificar que o palácio dos Condes de Tentúgal já existia aquando do terramoto de 1755, mas que ainda antes desse evento teria sofrido remodelações no século XVII
Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 2, Avelar/Condeixa, Abrigo do Inferno
No âmbito do acompanhamento arqueológico das obras, haviam sido identificados neste local vestígios de carácter arqueológico, tratando-se de dois pequenos abrigos formados pela erosão lateral diferenciada do substrato arenítico.
Sistema Interceptor de Beja, Quinta da Abóbada, Horta de Todos
Na Quinta da Abóbada, foram realizadas 15 sondagens de diagnóstico que revelaram uma longa diacronia daquele espaço, desde a Pré-História ao período Moderno.
Sistema Interceptor de Beja, Terras Frias 3
As estruturas e contextos identificados correspondem a um conjunto de vestígios da pars rustica de uma vila romana, tendo sido possível ao longo desta intervenção aferir a evolução ocupacional deste local, desde a sua fundação no século I d.C. até aos nossos dias.
Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Quinta do Castelo 6
A intervenção teve como resultado a identificação de 10 estruturas negativas de origem antrópica (nove de planta circular e uma de planta irregular) e uma de origem indeterminada.
Atividades de Educação Patrimonial, Colégio São João de Brito, Lisboa
No ano lectivo 2014/2015, dando continuidade a um trabalho que a ERA vinha a realizar em conjunto com o Colégio SJB no campo da educação para o património, foi apresentada uma proposta para a realização de atividades a desenvolver ao longo do primeiro trimestre que culminariam com a Semana da Ciência e da Cultura, já no início do segundo trimestre.
Padrão do Senhor Roubado, Olival de Basto, Odivelas
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito das intervenções junto à parede de tardoz do Padrão do Senhor Roubado.
Beco da Cardosa, n.º 13, Alfama, Lisboa
Durante o acompanhamento da reabertura de vala por via manual, não foram identificados níveis arqueológicos preservados, nem evidências materiais dos mesmos, correspondendo os depósitos identificados a aterros recentes.
Pátio da Galega, Lisboa
Durante os trabalhos de acompanhamento não foram identificados níveis arqueológicos preservados. No entanto, foi identificada a presença de materiais arqueológicos (enquadráveis entre os séculos XVII e XIX), num contexto de aterro recente.
Rua de Santa Cruz do Castelo, lotes 50/52 e 54/56, Lisboa
Os trabalhos possibilitaram a identificação de uma estratigrafia complexa e intrincada, o que é consentâneo com contextos urbanos deste tipo (onde ocorre uma ocupação contínua ao longo dos séculos), sugerindo uma ocupação intensa de um mesmo espaço, sobretudo de âmbito doméstico.
Inventário Patrimonial do Concelho de Ílhavo
As prospeções arqueológicas no âmbito do projeto de Inventário Patrimonial do Concelho de Ílhavo visaram a relocalização de sítios e a identificação de novas realidades patrimoniais que pudessem existir no concelho, bem como proceder à sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Prolongamento da Linha Azul – Amadora Este-Reboleira
Os vestígios patrimoniais/arqueológicos identificados ao longo desta empreitada resumem-se a um conjunto de achados pontuais, de estruturas em alvenaria de pedra seca, aos quais não se associavam elementos artefactuais que permitissem a sua melhor caracterização e aferição cronológica.
Convento dos Lóios, Largo dos Lóios, n.º 10, Lisboa
Este edificado apresenta um longo historial, que remonta pelo menos ao século XIII, tendo sofrido inúmeras alterações ao longo dos tempos até aos nossos dias. As sondagens intervencionadas, no máximo a 1 metro de profundidade, são testemunha destas alterações.
Largo de São Julião, 15-19, Lisboa
Considerou-se adequado e vantajoso proceder a um estudo detalhado da arquitetura do edifício e, também, realizar uma avaliação aprofundada do estado de conservação dos elementos constituintes do mesmo.
Palácio Ficalho, Rua dos Caetanos n.º 18-20, Lisboa
O Palácio Ficalho integra a lista de bens de interesse municipal e outros bens culturais imóveis do PDM, encontrando-se os projetos de arquitetura sujeitos a parecer vinculativo da administração do património cultural.
Hospital CUF TEJOS, Lisboa
A ERA-Arqueologia definiu um Plano de Atuação Arqueológica com o intuito de verificar o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do projeto no Hospital CUF TEJOS.
Ermida de São Sebastião, Campo Maior
A Ermida de São Sebastião, ou Ermida do Mártir Santo, caracteriza-se por apresentar uma planta longitudinal de nave única, com sacristia anexa, de cronologia indeterminada, mas sabe-se que foi edificada aquando a construção do baluarte seiscentista (Sec. XVII).
Bloco de Rega de Pias, Amendoeirinha 1
O sítio em questão fora considerado no Estudo de Impacte Ambiental como um casal rústico de cronologia Medieval/Moderna.
Bloco de Rega de Pias, Amendoeirinha 4
Estes trabalhos consistiram na realização de 2 sondagens mecânicas de diagnóstico na área onde estava projetada a implantação da conduta C2, num total de 8 m².
Bloco de Rega de Pias, Bota Cerva 1
A intervenção consistiu na execução de 2 sondagens mecânicas de diagnóstico (1x4), num total de 8 m². Não foram registados contextos arqueológicos preservados.
Bloco de Rega de Pias, Caseta do Cangueiro 4
Estes trabalhos consistiram na realização de 2 sondagens de diagnóstico por meios mecânicos na área afeta ao projeto de implantação da conduta.
Bloco de Rega de Pias, Entregas 4
Caracterizado como uma mancha de ocupação cronologicamente enquadrada no período Medieval/Moderno, o sítio de Entregas 4 localiza-se a cerca de 2 km do centro da vila de Pias, concelho de Serpa.
Bloco de Rega de Pias, Herdade da Torre 2
À superfície identificaram-se materiais arqueológicos que apresentavam uma longa diacronia de ocupação do espaço, designadamente, cerâmicas de cronologia contemporânea, moderna, islâmica e romana.
Circuito Hidráulico Amoreira-Caliços, Monte dos Cotéis 3
A intervenção revelou a existência de um edifício com uma planta composta por 4 compartimentos nos quais foram identificados vários conjuntos de buracos de poste e dois silos, assim como uma zona correspondente a um espaço exterior. Esta ocupação foi enquadrada entre o século XVI e a primeira metade do XVII..
Bloco de Rega de Pias, prospeções arqueológicas
Foram prospetados os troços de infraestruturas (redes de rega e redes viárias) que, durante a execução do Estudo de Impacte Ambiental, se encontravam descritas com visibilidade reduzida a nula, complementando desta forma a avaliação efetuada.
Bloco de Rega de Pias, Quintinha 7
Este local, no qual foram identificados 2 núcleos correspondentes a duas manchas de concentração de material distintas, caracterizara-se como um sítio com uma ocupação enquadrada no período medieval/moderno.
Palácio da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos
A intervenção permitiu identificar vestígios arqueológicos relacionados com vários momentos de ocupação do Palácio da Falcoaria Real, desde a sua fundação no século XVIII até ao estado de degradação em que se encontrava no início do século XXI.
Forte de Olheiros, Torres Vedras
As ações arqueológicas aqui desenvolvidas enquadraram-se no projeto “Rotas Históricas das Linhas Defensivas de Torres Vedras”, consistindo na escavação arqueológica de três canhoeiras, do interior do paiol e de um troço do fosso, num total de 64.75 m2, e no acompanhamento de alguns trabalhos de limpeza e regularização de estruturas.
Escola Secundária Seomara da Costa Pinto, Amadora
O objetivo que presidiu à realização dos trabalhos de cariz arqueológico traduziu-se na mitigação do eventual impacte patrimonial provocado pela empreitada de construção atribuída à Britalar/ABB ACE.
Largo de Nossa Senhora da Guia, n.º 10, Ferrel, Peniche
Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de diagnóstico, uma vez que a obra de construção de um novo edifício se encontrava dentro da área de proteção da Capela de Ferrel.
Projeto de Requalificação do Espaço Exterior dos Quartéis de Moura
A área geográfica intervencionada situa-se na zona envolvente ao Edifício dos Quartéis de Moura, tratando-se este edifício de um complexo militar do século XVII, fortemente associado às Guerras da Restauração da Independência.
Convento de Santo Agostinho, Leiria
Os trabalhos realizados no âmbito do projeto de reconversão do Convento enquadraram-se na minimização de impactes sobre o património arqueológico. Mais tarde, a ERA levou a cabo o processo de conservação e restauro de elementos de pintura mural e cantarias.
Lote 8 da Subconcessão da Auto-estrada Transmontana Vila Real/Bragança
Nesta intervenção visaram-se os seguintes procedimentos: identificação de novos elementos patrimoniais; relocalização de ocorrências patrimoniais que deveriam vir a ser diretamente afetadas; sugestão de medidas minimizadoras sobre o património identificado.
Convento de São Bernardo, Portalegre
As obras de reabilitação estrutural realizadas nos muros perimetrais do refeitório da GNR de Portalegre implicaram a afetação de áreas com potencial arqueológico, já que se desenvolviam na Zona Especial de Proteção dos Claustros e Igreja de São Bernardo.
Rua Ivens, n.º 18 a 28, e Rua Capelo, n.º 2 a 4A, Lisboa
Este acompanhamento arqueológico permitiu corroborar o sugerido pelas intervenções de diagnóstico que o precederam, não se tendo encontrado vestígio algum que pudesse ser anterior a 1755.
Av. 24 de Julho 10/Rua D. Luís I, Lisboa
Foram realizadas 7 sondagens de diagnóstico, cujos resultados permitiram concluir a inexistência de níveis arqueológicos preservados anteriores ao período Moderno/Contemporâneo até a uma cota média de 2 m de profundidade.
Rua dos Anjos, 1-1J, Lisboa
No âmbito do empreendimento de reabilitação deste imóvel, a intervenção correspondeu à abertura de 3 sondagens de diagnóstico e ao acompanhamento da escavação de sapatas perimetrais e caixa de elevador.
Rua Elias Garcia, n.º 48-52, Cacilhas, Almada
Numa das sondagens de diagnóstico efetuadas foram identificados cortes antrópicos no substrato geológico, muito provavelmente relacionados com as inúmeras pedreiras que ali lavraram a pedra desde a época medieval até época contemporânea.
Empreendimento Alcântara Rio, Lisboa
A ERA-Arqueologia elaborou um Plano de Atuação Arqueológica com vista a averiguar o potencial arqueológico e patrimonial da área de implantação do projeto Empreendimento Alcântara Rio.
Rua da Esperança, n.º 41, Lisboa
A constatação de uma estrutura em alvenaria localizada no logradouro, no decurso da obra de reabilitação do imóvel, conduziu o promotor do empreendimento a interromper a empreitada e solicitar a intervenção da ERA.
Largo da Fonte da Vila, 6, Castelo de Vide
Considerando a localização deste edifício, numa das áreas mais antigas e ocupadas da vila de Castelo de Vide, estes trabalhos foram realizados numa perspetiva de diagnóstico arqueológico prévio à empreitada de reabilitação do imóvel.
Rua da Madalena, n.º 40, Faro
Foram realizados trabalhos arqueológicos de diagnóstico e acompanhamento de obra no âmbito do projecto de reconstrução deste edifício de habitação.
Igreja do Convento de Corpus Christi, Rua dos Fanqueiros, 113-117, Lisboa
Este projeto de conservação e restauro tem como principal objetivo a salvaguarda dos elementos patrimoniais que sobreviveram às diversas alterações e que ainda permanecem no imóvel
Avenida Luísa Todi, 123-131, Setúbal
No âmbito do projeto de requalificação deste edificado com habitação e comércio, tornava-se necessário confirmar a existência do troço de muralha eventualmente presente no local e, em função do resultado, definir as mais adequadas medidas de mitigação de impacte a adotar.
Quinta de Santa Catharina de Ribamar, Cruz Quebrada, Oeiras
De modo a dar resposta à necessidade de determinar o valor patrimonial, a ERA levou a cabo a caracterização histórico-arqueológica e identificação de elementos patrimoniais da quinta de Santa Catharina.
Rua da Hortinha, n.º 5, Portimão
No decurso do acompanhamento arqueológico foi possível registar e descrever os aparelhos construtivos do edifício existente antes da sua demolição.
Jardim de Malta do Palácio Nacional de Queluz
Estes trabalhos arqueológicos decorreram no âmbito do empreendimento de recuperação do Jardim de Malta do Palácio Nacional de Queluz, considerado Monumento Nacional.
Igreja de Santo António, Montemor-o-Velho
Os trabalhos de escavação e exumação do material osteológico identificado no âmbito da empreitada de reabilitação da Igreja de Santo António puseram a descoberto uma fracção da necrópole aí estabelecida.
Igreja Paroquial de S. Martinho, Sintra
Este acompanhamento arqueológico enquadrou-se no trabalho de conservação e restauro sobre estrutura com possíveis elementos arqueológicos – Muro do Portão de acesso ao adro da Igreja.
Praça do Príncipe Real, n.º 35, Lisboa
Procedeu-se ao acompanhamento arqueológico dos trabalhos escavação até a cota de afectação presente no plano de obra, tendo sido identificados vestígios de cariz arqueológico e patrimonial na área do logradouro.
Rua das Cruzes da Sé, 15, Lisboa
Procedeu-se à abertura de quatro sondagens, duas de inspeção estrutural e duas de diagnóstico arqueológico, nas áreas de implantação da caixa do elevador e das infraestruturas e de acompanhamento.
Muralha de São Domingos, Elvas
Os trabalhos realizados no âmbito do Projeto de Reabilitação do Troço de Muralha existente na Avenida de São Domingos foram alvo de acompanhemnto arqueológico.
Avenida da Liberdade 81 a 89, Lisboa
Procedemos ao acompanhamento de todos os trabalhos de escavação mecânica relacionados com a implantação do projeto, nomeadamente o desaterro do interior do edifício com fachada virada à Avenida da Liberdade e de uma área de logradouro, anexa à fachada tardoz, virada à Praça da Alegria.
Rua 5 de Outubro, Estremoz
O acompanhamento arqueológico incidiu sobre as movimentações de terras resultantes da abertura de vala para instalação de um cabo de eletricidade, tendo sido possível identificar a presença de restos humanos.
Reconversão Agrícola na Herdade da Torre de São Brissos, sítio Monte da Diabrória, Beja
Tendo em conta esta localização de elevado potencial arqueológico, a área foi alvo de trabalhos arqueológicos anteriores, dos quais decorreram um conjunto de medidas de minimização, preconizadas pela tutela.
Largo Jacinto D’Ayet, Albufeira
Foram realizadas 13 sondagens de diagnóstico arqueológico com vista a verificar de forma preliminar o potencial estratigráfico e arqueológico da área de implantação do projeto de construção do Sant’Ana Palace Hotel.
Rua Dr. João Dias, n.º 12, Alcoutim
Relativamente ao padrão estrutural do edifício, o registo parietal revelou a existência de um padrão construtivo entre meados dos séculos XVIII-XX, predominando as paredes rústicas e mistas em xisto.
Remodelação do Balneário Municipal do Castelo (Lisboa)
Durante os trabalhos procedeu-se à abertura de cinco valas e de uma área de perfil quadrangular, tendo em consideração os sectores que seriam afetados pela empreitada de remodelação dos balneários.
Beco Espírito Santo, n.º 8, Lisboa
No âmbito do projeto de reabilitação deste edifício, a intervenção arqueológica consistiu na abertura de duas sondagens manuais de diagnóstico: uma na área afeta ao Beco do Espírito Santo e outra no espaço pertencente ao edifício da Rua dos Remédios.
Hotel Alma Lusa, Praça do Município, 21, Lisboa
Estes trabalhos de diagnóstico arqueológico enquadraram-se no empreendimento Unidade Hoteleira Alma Lusa, na Praça do Município, zona de notável importância patrimonial.
Largo das Olarias, n.º 35 a 42, Lisboa
As sondagens de diagnóstico confirmaram a existência de estruturas de combustão, associadas à produção oleira, assim como de estruturas negativas repletas de despejo de restos de produção de cerâmica e cinzas.
Rua Pedras Negras, 2, Lisboa
Levou-se a cabo a realização de uma sondagem arqueológica de diagnóstico e o consequente acompanhamento arqueológico na área a intervencionar, no seguimento de medidas de minimização apresentadas.
Rua de Santa Escolástica, 16-20, Porto
Estas sondagens arqueológicas de diagnóstico enquadraram-se no projeto de construção de um edifício constituído por um conjunto de habitações de características unifamiliares.
Rua Costa do Castelo, n.º 58, Lisboa
No decurso das sondagens de diagnóstico foi registada a presença de níveis de aterro e entulho contemporâneo e o substrato geológico, tendo sido proposto como medida de minimização o acompanhamento arqueológico da obra.
Plano de Acessibilidade Suave e Assistida à Colina do Castelo – Percurso da Graça (Lisboa)
Estes trabalhos arqueológicos de diagnóstico enquadraram-se no Plano de Acessibilidade Suave e Assistida à Colina do Castelo – Percurso da Graça, projeto que implicava a afetação de áreas com potencial arqueológico.
Antigo Edifício dos CTT, Praça D. Luís I, Lisboa
No âmbito do empreendimento de reconstrução do Antigo Edifício dos CTT, realizou-se o acompanhamento arqueológico da abertura de 59 valas com recurso à escavação mecânica.
Rua dos Correeiros, n.º 199 a 205, e Rua de Santa Justa, nº. 52 a 56, Lisboa
A intervenção desenvolvida na Rua dos Correeiros e na Rua de Santa Justa consistiu no estudo arqueológico da área afeta à empreitada de Construção do “Hotel da Baixa”.
Rede de Telecomunicações (fibra ótica) no Centro Histórico de Chaves
Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se na empreitada da Rede de Telecomunicações (fibra ótica) no Centro Histórico de Chaves, na área de proteção das Termas Medicinais Romanas de Chaves e das muralhas da cidade, ambos classificados como Monumento Nacional.
Casa do Carmo (Casa de Margaride), Guimarães
No âmbito do projeto de remodelação e ampliação da Casa do Carmo (Casa Margaride), entendeu-se que, dada a afetação do subsolo provocada pela execução do projeto, teriam de ser realizadas sondagens arqueológicas prévias à obra.
Av. da República, nº158, 160 e 162 e Rua da Barqueta nº 29, 31 e 33; Faro
Esta intervenção corresponde à primeira fase de trabalhos de diagnóstico arqueológico realizados no âmbito do empreendimento de reabilitação do edifício situado na Avenida da República e na Rua da Barqueta.
Pavilhão Robillion e Sala dos Embaixadores, Palácio Nacional de Queluz
O projecto pretendia reabilitar uma zona do Palácio que se encontrava encerrada ao público e dinamizar a oferta de serviços, envolvendo a recuperação e adaptação dos pisos térreos inacabados do Pavilhão Robillion e Sala dos Embaixadores, a cafetaria, auditório e apoio a eventos.
Hotel dos Artistas, Rua das Portas de Santo Antão 1-9 e Largo do Regedor 13-16, Lisboa
Esta intervenção justificou-se pelo facto de o edifício se encontrar abrangido pela servidão administrativa “Lisboa Pombalina”, classificado como Conjunto de Interesse Público, bem como pelas “Áreas de Valor Arqueológico do PDM de Lisboa”.
Rua da Padaria, 28 a 34, Lisboa
Estas sondagens arqueológicas (subsolo e parietais) foram realizadas no âmbito do projecto de conservação e alterações de um edifício na Rua da Padaria.
Rua Costa do Castelo, nº 43, Lisboa
Realizaram-se 3 sondagens arqueológicas de diagnóstico no âmbito do projeto de reabilitação deste edifício sito na Rua Costa do Castelo.
Requalificação do Cais do Sodré/Corpo Santo (Lisboa)
Estes trabalhos consistiram no acompanhamento arqueológico da empreitada de requalificação do Cais do Sodré/Corpo Santo (Lisboa) e na escavação arqueológica de sondagens no Largo do Corpo Santo.
Palácio Vaz de Carvalho, Campo Mártires da Pátria, Lisboa
Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no âmbito do empreendimento de recuperação do Palácio Vaz de Carvalho, que abrange uma área considerável entre o Campo Mártires da Pátria, a Travessa José Vaz de Carvalho e a Travessa das Recolhidas.
Villa Berta, Travessa Pereira, 30-36, Lisboa
Os trabalhos, compostos por sondagem arqueológica de diagnóstico e acompanhamento arqueológico, garantiram a preservação de todo e qualquer património detetado e acrescentaram ao nosso conhecimento sobre a história do edifício.
Solar dos Falcões, Rua Latino Coelho, n.º 104/104-C, Cascais
Estes trabalhos arqueológicos de diagnóstico inseriram-se no empreendimento de recuperação do edifício do Solar dos Falcões.
Palácio Azul, Praça da Alegria, n.º 8-10, Lisboa
Desenvolveram-se trabalhos de acompanhamento arqueológico e uma sondagem de diagnóstico na sequência da identificação de um depósito com fauna mamalógica, alguma aparentemente reaproveitada no fabrico de botões.
Rua do Ouro, 61-79, Lisboa
Os trabalhos consistiram na realização de 3 sondagens de diagnóstico e um posterior acompanhamento arqueológico fruto do resultado das primeiras, tendo em conta o projeto de obra que previa a escavação de três sapatas para reforço das infraestruturas existentes no edifício.
Escadinhas da Saúde e Escadinhas de S. Lourenço, Lisboa
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico incidiram no desvio de infraestruturas para se proceder à abertura de vala para saneamento e na escavação para execução da caixa de escadas rolantes.
Rua Barata Salgueiro, n.º 29, Lisboa
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram realizados no âmbito do empreendimento de construção de um edifício.
Palácio dos Ferrazes, Rua das Flores 25-33 e Rua da Vitória 149- 157, Porto
Os trabalhos de acompanhamento realizados forneceram dados importantes não só no que respeita à evolução do espaço construído, mas também ao nível das vivências quotidianas.
Palácio Nacional de Queluz (remodelação da rede de águas residuais)
Este trabalhos arqueológicos de diagnóstico e acompanhamento decorreram no âmbito do projeto de remodelação da rede de águas residuais do Palácio Nacional de Queluz.
Ponte Pedonal do MAAT, Belém, Lisboa
Durante as intervenções foram identificadas estruturas positivas, nomeadamente um nível de pavimento, provavelmente relacionado com o Palácio do Marquês de Angeja.