Inventário Patrimonial do Concelho de Ílhavo
As prospeções arqueológicas no âmbito do projeto de Inventário Patrimonial do Concelho de Ílhavo foram realizadas entre os dias 24 de setembro e 7 de outubro de 2015. O objetivo era proceder à relocalização de sítios e à identificação de novas realidades patrimoniais que pudessem existir no concelho, bem como proceder à sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
O trabalho desenvolveu-se sobretudo no hinterland do concelho de Ílhavo, que corresponde aos solos de formação mais antiga, mas também a áreas menos urbanizadas e menos parceladas, onde foi mais fácil definir corredores de prospeção que permitissem um leitura fiável do terreno, pese o facto de se tratar de trabalhos de prospeção seletiva que, dada a sua natureza, não se podem constituir como a caracterização final do património arqueológico do concelho.
Foram prospetadas 17 áreas com cerca de 200 hectares, sendo que a maior parte corresponde a terrenos com boa visibilidade, recentemente lavrados ou com vegetação rasteira e dispersa. Nestas áreas foram identificadas 11 ocorrências: 8 sítios de valor arqueológico, com achados isolados/manchas de dispersão de material, e 3 sítios de valor etnográfico.
Os sítios de valor arqueológico são inéditos e não constam da bibliografia consultada sobre o concelho de Ílhavo, sendo que 4 enquadram-se em cronologias pré-históricas, 1 em cronologias moderna e contemporânea, 2 são de cronologia indeterminada e 1 correspondente a uma mancha de dispersão de material de vários períodos, desde a pré-história até ao período contemporâneo.
De facto, os artefactos líticos enquadráveis em tipologias conhecidas da pré-história, ainda que bastante residuais, são prova inequívoca do trânsito de comunidades por esta região desde o Paleolítico, e que assumimos como constituindo o resultado mais importante deste trabalho, porquanto inéditos.
Assim, cremos que o desenvolvimento de estudos mais aprofundados permitiria novas perspetivas sobre os dados que apresentámos nesta intervenção e que constituíram apenas um ponto de partida para a elaboração de uma possível carta de património arqueológico. A englobar igualmente os achados arqueológicos já referenciados no concelho, relacionados com a arqueologia náutica, bem como todo o imenso e importante património etnográfico da região, nomeadamente as azenhas e todos os vestígios do labor na ria, como o são os barcos e as estruturas palafitas que abundam nas suas margens e que marcaram indelevelmente a história de Ílhavo.