Largo do Limoeiro, 5-11, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos desenvolvidos, em 2008, no interior do edifício situado no Largo do Limoeiro, 5-11, em Lisboa, inseriram-se numa perspectiva de diagnóstico e estudo prévio no âmbito do projecto arquitectónico de remodelação do referido imóvel. Foi realizada uma sondagem de 1,60m×2m, tendo sido alcançada a cota máxima de afectação de 1,60m.
No decorrer dos trabalhos foram detectados uma calçada e um pavimento modernos e contextos de aterro igualmente recentes, correspondentes à instalação de infraestruturas base do imóvel. Parcialmente afectado por estas alterações contemporâneas encontrava-se um muro e respectivo pavimento em lajes com uma cronologia provável do século XVIII. Após o seu registo, esta estrutura teve de ser em parte desmontada para confirmação de diagnósticos.
Tendo em conta as realidades detectadas na sondagem de diagnóstico, propôs-se a abertura de outras duas sondagens arqueológicas na zona correspondente às caixas dos elevadores, logo que desimpedida a área em questão. Aconselhou-se ainda o acompanhamento arqueológico no decorrer da obra, caso fossem necessárias movimentações de terras em áreas não previstas actualmente.