Antigo Edifício dos CTT, Praça D. Luís I, Lisboa
Enquadrados no empreendimento de reconstrução do Antigo Edifício dos CTT, situado na Praça D. Luís I, em Lisboa, estes trabalhos arqueológicos decorreram entre Março de 2015 e Fevereiro de 2016. As obras implicavam a afetação de áreas com potencial arqueológico, uma vez situadas na Zona de Intervenção de nível III do PDM de Lisboa e na Zona Geral de Proteção do Edifício dos Banhos de São Paulo, classificado como Imóvel de Interesse público (IIP).
Levou-se a cabo o acompanhamento arqueológico da abertura de 59 valas com recurso à escavação mecânica. Estas valas tiveram diversas finalidades (esgotos, abastecimento, pluviais, telecomunicações, eletricidade e reforço de estruturas) e dimensões, tendo obedecido aos critérios de registo e salvaguarda do património previstos nos termos da lei.
Cada vala foi registada na planta geral do edifício, atribuindo-se-lhe uma numeração e medida, e fotografou-se o prosseguimento dos trabalhos e dos cortes, tendo-se desenhado os cortes e planos. Do ponto de vista interpretativo, tratam-se de realidades estruturais que prolongam, a sul, os contextos industriais (Fundição do Arsenal Real – século XIX) já conhecidos da Praça Dom Luís I, o mesmo sucedendo, a norte, com os contextos associáveis à antiga Casa da Moeda (século XVIII).
Em suma, estamos face a um acervo de informações que nos permite contribuir para a história da cidade de Lisboa na área do Forte de São Paulo, da Casa da Moeda e do Mercado da Ribeira, centro nevrálgico da dinâmica socioeconómica da urbe no final da Idade Moderna.