Barragem dos Minutos (Montemor-o-Novo)
Promovidos pela IHERA – Instituto de Hidráulica, Engenharia Rural e Ambiente, os trabalhos arqueológicos realizados em 1999, no âmbito de um estudo de impacto patrimonial, enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactos na zona a afectar pelo empreendimento da Barragem dos Minutos.
A intervenção pela ERA visou realizar um análise de diagnóstico para a verificação de ocupação humana, fundamentalmente no período romano (de acordo com indicações de prospecções anteriores), avaliar o interesse científico e patrimonial do sítio e elaborar propostas para a minimização do impacte patrimonial provocado pela construção da barragem.
A escavação realizada e consolidada através de sondagens forneceu dados essenciais para a compreensão dos sítios histórico-arqueológicos de diferentes cronologia a partir da pré-história, revelando-se fundamental para a atribuição de um valor patrimonial e cumprindo os objectivos inicialmente colocados. Com efeito, os dados obtidos permitiram definir o interesse patrimonial e científico dos vários locais onde se realizaram trabalhos arqueológicos.