Requalificação Ambiental e Paisagística da Envolvente às Muralhas de Elvas
A ERA levou a cabo trabalhos de conservação e restauro das Muralhas de Elvas no âmbito da empreitada de “REQUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E PAISAGÍSTICA DA ENVOLVENTE ÀS MURALHAS – 1ª FASE: ENTRE AS PORTAS DE OLIVENÇA E O BALUARTE DO TREM”. A intervenção directa sobre as estruturas e respectivo acompanhamento decorreu entre Dezembro de 2011 e Junho de 2012.
As muralhas alvo desta intervenção são os troços entre as Portas de Olivença e o Baluarte do Trem, estruturas protegidas juridicamente como Monumento Nacional. Visou-se a recuperação das mesmas, assentando a concretização deste objectivo na implementação numa estratégia de intervenção que garantisse a preservação dos monumentos para o futuro.
Apesar de, na maior parte do seu traçado, as muralhas apresentarem um elevado grau de conservação formal, existiam problemas de preservação muito significativos, cujo não tratamento levaria a uma degradação exponencial ao longo do tempo. Assim, os métodos e as técnicas empregues para a conservação e restauro das estruturas originais enquadraram-se nas recomendações internacionais para a salvaguarda de património arquitectónico com valor histórico, em geral, e arqueológico, em particular.
Os objectivos propostos foram alcançados, conferindo-se às estruturas uma maior estabilidade físico-química, efectuada através de limpezas, intervenções estruturais e acabamentos finais. Porém, estes monumentos deveriam ser alvo de manutenção regular, que teria de passar por acções directas sobre os objectos, como, por exemplo, desinfestações regulares e uma observação e registos sistemáticos da evolução do estado de conservação.