CED - Casa Pia de Lisboa
A ERA-Arqueologia realizou o diagnóstico preliminar dos principais problemas que afectavam dois dos edifícios da Casa Pia em Lisboa, o pavilhão Artur Bívar e os edifícios Jerónimos/Francisco Margiochi. Os trabalhos de campo decorreram durante o mês de Agosto de 2008.
Sendo a principal preocupação o aparecimento de algumas manchas de infiltração (edifício Artur Bívar) e fissuras várias, pretendeu-se diagnosticar o seu estado e levar a efeito a respectiva intervenção de reabilitação. Posto isto, iniciaram-se os trabalhos, que se dividiram em duas grandes fases: diagnóstico e tratamento (esta última fora do âmbito deste trabalho).
Assim, levaram-se a cabo as seguintes acções: observação visual do estado da estrutura de madeira da cobertura e estado geral das telhas, remates, caleiras, etc. (pavilhão Artur Bívar); observação do estado geral das juntas de dilatação (Artur Bívar, Jerónimos/Margiochi); observação de pequenos despreendimentos de mosaicos cerâmicos e outras patologias semelhantes em rebocos, tintas, etc.; interpretação das observações e elaboração de relatório.
Todos os trabalhos seriam objecto de fichas de tratamento, a elaborar por nós ou por quem a Casa Pia viesse a contratar para a fase seguinte do trabalho (projecto de tratamento), as quais incluiriam uma série de procedimentos e recomendações.