Reabilitação do Edifício Largo do Intendente Pina Manique, 57-58, Lisboa
No Largo do Intendente Pina Manique n.º 57 realizaram-se oito sondagens arqueológicas em locais de poços geotécnicos. A realização destes trabalhos arqueológicos teve como objectivo a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem vir a ser afectados por trabalhos decorrentes do desenvolvimento das obras de reabilitação do edifício.
Além disso, visou-se a caracterização destes vestígios em termos de valor científico e patrimonial, bem como a proposta de eventuais medidas de minimização a aplicar em fases subsequentes com vista à salvaguarda patrimonial.
O local insere-se numa zona com vários edifícios com valor patrimonial conhecido e nas proximidades de vários locais com evidências arqueológicos relacionadas, por exemplo, com as antigas olarias. Durante as escavações foram recolhidos vários materiais arqueológicos de época moderna/contemporânea, assim como vestígios de antigas estruturas.
Localização do edifício na Carta Topographica de 1781
Para além da caracterização arqueológica, o trabalho realizado pela ERA permitiu conhecer com maior detalhe a forma de construção do edifício, informação essencial para os trabalhos de requalificação vindouros.