Rua da Liberdade, n.º 14, Tavira
As ações arqueológicas executadas dentro do projeto de readaptação do piso térreo do n.º 14 da Rua da Liberdade, em Tavira, numa futura agência do Banco BIC, decorreram nos dias 21 a 27 de Maio de 2014. Este edífico, cujas molduras superiores do vão principal denunciam a sua construção no século XVIII, localiza-se dentro da Zona Especial de Protecção (ZEP) do castelo e muralhas de Tavira, do lado exterior das mesmas, junto de uma das portas da antiga cerca.
Os trabalhos consistiram na realização de uma sondagem de diagnóstico, na qual foi detetada uma estatigrafia contínua até ao período moderno, e no acompanhamento dos trabalhos de afetação do subsolo que estavam ainda previstos para a conclusão da obra e que consistiram na abertura de uma vala exterior de electricidade e uma outra vala para a implantação de uma caixa de visita de telecomunicações. Aqui, apenas se registaram estratos contemporâneos relacionados com a implantação de infraestruturas subterrâneas, já no século XX.
Uma vez que se concluíram os trabalhos da empreitada, não foi necessário adoptar quaisquer medidas preventivas, para efeitos de minimização de impactes negativos. Em função do exposto, consideraram-se cumpridos os pressupostos constantes no plano de trabalhos apresentado à Tutela.