Rua Barata Salgueiro, n.º 29, Lisboa

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento de construção de um edifício sito na Rua Barata Salgueiro, n. º 29, em Lisboa, decorreram durante os meses de Novembro e Dezembro de 2016, e Janeiro de 2017. Desenvolveu-se a escavação mecânica faseada das sapatas das fundações de estabilidade perimetral da construção do novo edifício, bem como o rebaixamento de toda a área até se atingir os níveis estéreis.

O acompanhamento arqueológico decorreu até ao nível do substrato geológico e respetiva confirmação da ausência de quaisquer preexistências de carácter arqueológico. Levou-se a cabo a remoção dos alicerces estruturais do edificado anteriormente aí existente - demolido antes da adjudicação da empreitada -, bem como vestígios estruturais contemporâneos do edifício, respetivos níveis de demolição e aterro.

Entre as estruturas do antigo edifício aí localizado, foi possível identificar os alicerces perimetrais do prédio, bem com estruturas correspondentes a compartimentações interiores da zona de cave. Os muros, particularmente afetados pelas ações de demolição, apresentavam vestígios de estuque e frequentemente associados a pavimentos em soalho de madeira sobre nível de carvão de hulha mal conservados.

Os escassos materiais recuperados são essencialmente provenientes do depósito de demolição do edifício aí existente, incluindo azulejos, cerâmica comum doméstica, entulho diverso enquadrável em finais do século XIX até meados XX (moeda contemporânea). A telha com a data de “1886” permite enquadrar o edifício no período de inauguração oficial da Avenida da Liberdade. Entre o depósito de aterro identificado em algumas zonas da área intervencionada, sob os pavimentos da cave, foi possível recuperar escassos materiais de período Moderno (faiança, cerâmica comum).

 

 

 

Cofinanciado por: