Conservação e restauro de bens patrimoniais, Torres Novas
A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de conservação e restauro sobre bens patrimoniais em Torres Novas, nomeadamente, o Nicho de Santo António, o Nicho de São Pedro, a Fonte da Rua Actriz Virgínia e a Fonte do Largo de Valverde. Adjudicadas pela Câmara Municipal desta cidade, estas intervenções foram levadas a cabo durante o Verão de 2006.
O propósito genérico destes trabalhos foi a recuperação dos referidos bens através de acções que minorassem os processos de degradação em curso. A concretização dos objectivos envolveu, de modo geral, acções de limpeza e remoção de produtos nefastos, consolidações, restauros e protecções, realizados em simultâneo com o registo sistemático dos trabalhos.
Com estas acções e a partir da regularização das estruturas conferiu-se aos monumentos uma maior estabilidade físico-química. As intervenções realizadas permitiram criar situações de referência que poderiam ser avaliadas ao longo do tempo. Esta avaliação deveria ser efectuada no mínimo de seis em seis meses, para que se entendesse a evolução das peças durante as estações mais secas e as estações mais húmidas.
Tendo em conta o facto de os bens patrimoniais se encontrarem numa zona em que existem situações climáticas bastante extremadas e uma relativa poluição atmosférica, recomendámos uma nova acção intensa de limpeza e reforço de protecções num prazo de três anos. Prolongar situações de alteração envolve normalmente mais custos do que a implementação de pequenas acções periódicas, uma vez que o desencadear e a evolução de algumas patologias é exponencial, conduzindo à necessidade de intervenções muito mais onerosas.