Palácio de Monserrate, Sintra (conservação de jarrão do século XIX)
A ERA efectuou, em 2017, trabalhos de conservação de um jarrão chinês de metal e esmalte, do século XIX, adquirido pelo primeiro Visconde de Monserrate, Sir Francis Cook. Esta peça – um jarrão de liga de cobre (A54 cm x L32 cm) com superfície exterior trabalhada e preenchida com esmalte de diferentes cores, em padrão orientalizante – encontra-se ao cuidado do Palácio de Monserrate, em Sintra.
Os objectivos genéricos da intervenção passaram pela manutenção do jarrão, com base na implementação de uma metodologia que garantisse a estabilização e preservação do mesmo. Consistiu a metodologia na limpeza de toda a superfície, seguida da neutralização dos pontos activos de corrosão. Por fim, aplicou-se uma camada de protecção, visando a criação de membrana entre a superfície metálica e de esmalte e o meio ambiente.
Para uma correcta manutenção da peça, esta deveria ser manuseada com luvas, fazendo-se a aplicação do inibidor 1 a 2 vezes por ano e limpando-se depois as poeiras e sujidades menos aderidas.