Espaço Público da Ribeira das Naus, Lisboa
Estas acções de diagnóstico arqueológico foram preconizadas no âmbito da requalificação do Espaço Público da Ribeira das Naus, com a realização de sondagens em áreas referentes ao antigo Arsenal da Marinha, nomeadamente na Doca da Caldeirinha, na Doca Seca e no espaço compreendido entre estas duas.
Executadas em Agosto e Setembro de 2010, visaram a minimização de impactes sobre o património arqueológico resultantes da empreitada prevista para aquela zona. Paralelamente, iriam contribuir para instruir o projecto, em elaboração, servindo de suporte à estratégia a adoptar para minorar os efeitos que os eventuais achados arqueológicos pudessem ter na execução dos trabalhos.
Foram concretizadas 13 sondagens mecânicas de diagnóstico, quatro nas instalações da Administração Central de Marinha (sondagens 1 a 4) e as restantes nove a Sul do eixo rodoviário da Avenida da Ribeira das Naus (sondagens 5 a 13). A área referenciada localiza-se em zona de nível 2 segundo o Plano Director Municipal da cidade de Lisboa.
A intervenção possibilitou a revelação de algumas das estruturas fundamentais do complexo do Arsenal da Marinha, ainda em laboração aquando do seu encerramento em 1939. Constatou-se o excelente estado de conservação das realidades patrimoniais identificadas, obviamente afectadas por trabalhos para instalação de infraestruturas.
Foram recomendadas intervenções de conservação e restauro, aquando das fases posteriores de execução do projecto de reabilitação desta área, fulcral para a história de Lisboa e do País. Uma palavra de agradecimento e de apreço a todos os militares afectos à Administração Central de Marinha, que promoveram as condições necessárias para um trabalho profícuo, em especial nas pessoas do Senhor Comandante Santos Teixeira e do Senhor Almirante Roque Martins.