Campo 24 de Agosto (Metro do Porto)
Entre 20 de Janeiro e 3 de Março de 2000, a ERA-Arqueologia efectuou trabalhos de escavação no Campo 24 de Agosto, Porto. Tratou-se de um reconhecimento histórico-arqueológico enquadrado numa perspectiva de arqueologia preventiva face à intervenção promovida pelo Metro do Porto, no âmbito dos trabalhos de construção da Estação do Campo 24 de Agosto.
Através de sondagens, a intervenção pautou-se, em primeiro lugar, pelo reconhecimento da envolvência da Arca de Água já identificada no subsolo e o levantamento das suas estruturas exteriores com vista a averiguar a cronologia e faseamento da sua construção. Seguiu-se a localização e reconhecimento da arquitectura da Ponte das Patas, que teria sido construída em 1700 e aterrada em 1850. Por fim, procedeu-se ao reconhecimento de sequências de ocupação do espaço a ser afectado pela construção da estação.
Cumpriram-se em parte os objectivos inicialmente propostos. Permitiu-se identificar e registar quatro das estruturas exteriores do reservatório, bem como três aquedutos que a ele se ligam, sendo identificadas igualmente outras estruturas relacionadas com este edifício. Em todas as sondagens foram registados diversos momentos de ocupação deste espaço.
Porém, não foram detectados quaisquer vestígios da Ponte (porventura muito afectados pelas redes de saneamento contemporâneo), sendo a área útil de escavação muito reduzida. Refira-se também que apenas se registou os níveis de deposição natural, característicos de leito de cheias. Sobre estes depósitos de formação natural somente se observaram níveis de ocupação posteriores ao século XIX.