Adutor de Vale do Gaio (troço 4), Horta de S. Roque 2
Realizada no sítio Horta de São Roque 2, no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Adutor de Vale do Gaio (troço 4): Fase de Obra, esta intervenção desenrolou-se de 18 a 27 de Maio de 2015.
Caracterizado como uma mancha de vestígios de superfície, constituídos por um conjunto de fragmentos de telha e de cerâmica de uso comum a torno, sendo a sua concentração dispersa pela superfície, este sítio corresponde a uma ocorrência patrimonial localizada numa área que seria afectada pelas infraestruturas a construir.
Embora estivesse preconizado um conjunto de 10 sondagens de diagnóstico arqueológico, face aos resultados obtidos nas primeiras optou-se pela realização de apenas 6 sondagens manuais no eixo central da área de afectação. Esta zona corresponde a uma área de planalto, com vista bastante desimpedida para sul, a partir da qual se observa o povoado do Monte da Tumba.
Sob os níveis de utilização agrícola do terreno, identificou-se o substrato geológico, bastante variado nesta zona, estando no limite entre a Zona de Ossa Morena do soco Hercínico e os depósitos detríticos da Bacia do Sado. O material arqueológico identificado neste nível superior não permitiu afinar uma cronologia precisa, evidenciando-se a existência de material moderno a contemporâneo.