Programa Polis de Aveiro - Incidências Patrimoniais
A ERA-Arqueologia foi contratada pelo Instituto do Ambiente e do Desenvolvimento (futuramente designado por IDAD) para integrar o Estudo de Incidência Ambiental do Programa Polis da cidade de Aveiro, na vertente de Património e de Arqueologia.
Os trabalhos arqueológicos foram organizados em quatro etapas. As duas primeiras foram realizadas em gabinete e consistiram na recolha exaustiva de todos os dados disponíveis sobre a área de intervenção do referido programa e na elaboração de um formulário com os descritores necessários à caracterização e à avaliação dos sítios de interesse patrimonial. A terceira etapa consistiu na realização de prospecções arqueológicas sistemáticas na cidade de Aveiro; por fim, na quarta fase fez-se, em gabinete, o relatório final dos trabalhos.
No estudo realizado identificaram-se 44 sítios com interesse patrimonial, que foram localizados nos respectivos Projectos de Urbanização e sumariamente caracterizados, sendo-lhes atribuído um valor patrimonial. Para além do registo e da avaliação destes sítios, apresentou-se um plano de gestão patrimonial para as áreas abrangidas pelo Programa Polis, com o intuito de definir estratégias de prevenção, de minimização e de salvaguarda do património de Aveiro.