Prospecção IC5, Sublanço Nozelos – Miranda do Douro
A ERA-Arqueologia foi contratada pela empresa ECOSSISTEMA, Lda para realizar o Estudo Prévio (vertente patrimonial) no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do IC5, sublanço Nozelos (IP2) – Miranda do Douro (Duas Igrejas).
O trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, procedeu-se ao levantamento bibliográfico dos sítios com valor patrimonial situados junto à Solução 2 do traçado do IC5 e de três traçados alternativos, tendo sido registadas 261 referências.
Na segunda fase dos trabalhos, foram feitas prospecções arqueológicas selectivas nas duas soluções do traçado, nas quais foram identificados 44 locais com interesse patrimonial e com valor social para as populações locais.
Perante os resultados obtidos, considerou-se existirem 9 sítios com interesse patrimonial que poderiam ser afectados, por se encontrarem na área de afectação da via ou nas suas imediações. Propôs-se assim um conjunto de medidas de minimização que deveriam ser equacionadas, quer na área de construção, quer na abertura de novos acessos ao local de obra, quer na zona de implantação dos estaleiros ou nas fontes de abastecimento de materiais consolidantes.
Concluiu-se ainda que o valor patrimonial reduzido dos sítios encontrados não impediria a concretização desta nova acessibilidade.