Solar dos Falcões, Rua Latino Coelho, n.º 104/104-C, Cascais

Estes trabalhos arqueológicos de diagnóstico, inseridos no empreendimento de recuperação do edifício do Solar dos Falcões, na Rua Latino Coelho, n.º 104/ 104-C, em Cascais, decorreram entre os dias 16 e 31 de Agosto de 2016.

Nas 9 sondagens realizadas foi possível atingir quer a cota de afectação, quer o substrato geológico, com a excepção das sondagens 2, 3 e 5. De modo geral, as sondagens efectuadas na zona correspondente ao exterior do Solar permitiram identificar sobretudo uma sucessão de níveis de aterro de tonalidades castanho-avermelhadas arenosas, onde foi possível reconhecer a presença moderada de cerâmica comum e faiança enquadrável no séc. XVIII/XVII. 

A sondagem 7 revelou a existência de uma estrutura prévia em alvenaria de pedra, cerâmica de construção e argamassa, possivelmente correspondente a uma estrutura do jardim do edificado antigo. Do mesmo modo, o afloramento rochoso afeiçoado na sondagem 8 parece corresponder ao negativo de uma estrutura eventualmente anterior às remodelações ocorridas no século XX.

Perante os dados obtidos na fase de diagnóstico, preconizou-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos que impliquem a remoção de terras na área afecta à zona exterior. No interior do actual edificado, verificou-se nas sondagens 1, 2, 3, 4 e 6 a presença de níveis de aterro, cujos materiais poderão remontar ao século XVIII, assentando estes sobre o substrato geológico, com excepção das sondagens 5 e 6.

Na sondagem 5, a presença de uma grande laje de calcário, que poderá estar a servir de tampa a uma estrutura (p. ex. uma cisterna), não permitiu um diagnóstico conclusivo, dadas as dimensões da mesma. Por este motivo, propôs-se um alargamento desta sondagem, de modo a melhor caracterizar a estrutura, que poderá ter influência no projecto de arquitectura.

Em suma, para as áreas respeitantes ao interior, preconizou-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico dos trabalhos que impliquem a remoção de terras. No âmbito do acompanhamento, na sequência da picagem de paredes, propôs-se a leitura e análise parietal.

 

Cofinanciado por: