Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, Ermida da Senhora das Neves

Efectuada em 17 de Outubro de 2007, numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes das obras de implementação do Aproveitamento Hidroagrícola de Alvito-Pisão, a intervenção arqueológica no sítio da Ermida da Senhora das Neves, na Vidigueira, revestiu-se de uma natureza de diagnóstico e avaliação do potencial científico e patrimonial dos contextos arqueológicos presentes naquele espaço.

No decurso dos trabalhos efectuaram-se 4 sondagens mecânicas de diagnóstico, não se tendo identificado quaisquer estruturas arqueológicas ou níveis de ocupação humana preservados. Verificou-se uma escassa potência estratigráfica do terreno e a existência de materiais cerâmicos dispersos, muito fragmentados e rolados, associados à actividade agrícola. Foi ainda identificada uma lasca em sílex, indiciando a existência de uma possível ocupação pré-histórica algures na região envolvente.

A não identificação, na área da conduta, de quaisquer estruturas ou níveis de ocupação preservados levou a que não se propusessem medidas concretas de minimização de impactes. Contudo, tendo em conta a existência de uma ermida de cronologia Moderna em avançado estado de degradação próximo do eixo da conduta e, portanto, dentro da área de movimentação de máquinas, a par da existência de materiais arqueológicos no eixo da conduta, considerou-se que deveria ser dispensada especial atenção ao acompanhamento arqueológico dos trabalhos de obra a desenvolver nesta zona.  

 

Cofinanciado por: