Circuito Hidráulico de São Matias, Horta do Pombal
Visando a minimização de impactes sobre o património resultantes da execução do Circuito Hidráulico de S. Matias, as ações arqueológicas no sítio da Horta do Pombal (Santiago Maior, Beja) decorreram entre os dias 10 e 13 de Abril (Sondagem 1) e 23 e 28 de Setembro de 2015 (Sondagem 2).
Durante a intervenção foram escavadas duas estruturas negativas de tipo “fossa”, com depósitos compostos essencialmente por sedimento arenoso embalando pedras de pequena e média dimensão e algum material cerâmico enquadrável, cronologicamente, no período moderno/contemporâneo, com alguns elementos romanos.
Pelas suas características e componentes materiais associadas, estes depósitos aparentaram ser aterros. Dada a proximidade ao Monte dos Pombais, não se excluiu que estas estruturas estivessem relacionadas com o mesmo.
Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos, não se justificando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações com remoção de terras.