Zona da Alfândega, Porto
A ERA-Arqueologia realizou trabalhos arqueológicos na área afecta à construção de um parque de estacionamento na zona da Alfândega, freguesia de S. Nicolau, Porto. A área intervencionada situa-se na margem direita do rio Douro, sobre os aterros da antiga praia de Miragaia e Postigo dos Banhos, aí colocados no intuito de ganhar espaço ao rio durante a construção da Alfândega Nova, na 2ª metade do século XIX.
Os objectivos foram a caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio e a observação de estruturas pré-existentes, nomeadamente a muralha fernandina, com vista ao estabelecimento de sequências e tipologias de ocupação do local. Pretendeu-se desta forma contribuir para processos de conhecimento e de investigação, bem como para a tomada de decisões relativamente a vestígios detectados.
Os trabalhos decorreram em duas campanhas distintas, sendo que, na primeira, entre 23 de Março e 6 de Abril de 2004, foram realizadas 6 sondagens de diagnóstico arqueológico. Na sequência dos resultados obtidos na sondagem 2, procedeu-se a uma segunda campanha, entre 2 e 18 de Junho de 2004, com o objectivo de proceder ao alargamento da sondagem de modo a esclarecer o traçado da muralha fernandina identificada previamente na área de intervenção.
O resultado da intervenção possibilitou a identificação de dois momentos cronológico-construtivos distintos: o primeiro relacionado com a construção da muralha fernandina, no século XIV, e o segundo com o processo de construção da Alfândega Nova, na 2ª metade do século XIX.