Rua António Maria Cardoso, nº 36, Lisboa
A ERA-Arqueologia desenvolveu acções arqueológicas na área adjacente à ocupada pela construção de um empreendimento de luxo localizado no sítio da antiga sede da PIDE-DGS. Estas enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico decorrente das obras de construção desse edificado.
No decurso da empreitada foram abertas quatro valas com o intuito de se efectuar a ligação entre a rede de escoamento de esgotos do imóvel em construção e a rede municipal existente e em funcionamento. Por sua vez, a intervenção arqueológica, efectuada entre 29 de Setembro e 9 de Outubro de 2008, consistiu na realização de 4 sondagens abertas por acção mecânica.
As sondagens de diagnóstico permitiram identificar estruturas do período Moderno afectadas pela implantação de infraestruturas recentes. Além disso, verificaram-se troços de um caneiro e tubagens de escoamento de águas, bem como uma área de circulação onde estava presente um piso de argamassa e um lajeado de calcário.
Assim, cumprido o objectivo de salvaguarda pelo registo das realidades arqueológicas, constatou-se uma vez mais a importância de trabalhos arqueológicos desta natureza, aumentando o nível de conhecimento sobre a antiga cidade de Lisboa.