Rua da Madalena nº 75, Lisboa
A ERA levou a cabo, em 2016, trabalhos arqueológicos no imóvel sito na Rua da Madalena nº 75, situado em zona de nível I do PDM de Lisboa, estando igualmente abrangido pelo Plano de Pormenor da Baixa Pombalina. Este plano determina que as obras que impliquem escavações ou movimentações do subsolo sejam acompanhadas de acções de avaliação do potencial arqueológico do local.
Desta forma, realizou-se uma sondagem de diagnóstico arqueológico numa área de 2,25m2, até uma profundidade de cerca de 1,25 metros, onde seria implantado um poço de elevador. De acordo com o projecto, o poço do elevador seria a única zona onde haveria afectação do subsolo, tendo em conta que a rede de saneamento nova seria instalada no pavimento do primeiro andar, descarregando nas prumadas existentes.
Os trabalhos de escavação permitiram a identificação de uma estrutura tipo poço, escavada em argilas esverdeadas estéreis arqueologicamente, sendo a sua parede construída com pedras e calhaus de calcário não trabalhados. A sua cronologia não foi possível de aferir com rigor, dada a falta de materiais arqueológicos associados à sua construção. No entanto, poderia colocar-se a hipótese de se tratar de uma construção pré-pombalina, tendo em conta a não utilização de cantaria no seu aparelho construtivo, em oposição com as construções pós-pombalinas onde a cantaria era utilizada.
Uma vez que o projecto a implementar considerava a implantação do elevador do edifício na área da sondagem realizada (com uma escavação prevista até um máximo de 1,1m de profundidade), e tendo em vista a cota a que se encontrava parte do poço, propôs-se o desmonte parcial da estrutura até à referida cota de afectação, com o respectivo acompanhamento arqueológico.