Rua da Reboleira, n° 52-62, Porto
Efectuadas no âmbito da avaliação prévia do potencial arqueológico em área a afectar pelos trabalhos do recuperação do imóvel sito na Rua da Reboleira n° 52-62, freguesia de S. Nicolau, Porto, estas açcões arqueológicas decorreram entre 19 e 23 de Maio e de 6 a 8 de Agosto de 2014.
As obras a realizar neste edifício implicavam a afectação de áreas com potencial arqueológico, dado este situar-se numa zona da cidade formalmente condicionada do ponto de vista arqueológico e patrimonial (ZAP 01 — Conjunto Classificado da Zona Histórica do Porto). Neste sentido, tendo em conta o parecer da Direcção Regional de Cultura do Norte (DGCN) e em conformidade com o plano de trabalhos, foram realizadas três sondagens prévias de diagnóstico, distribuídas de forma a abranger as principais zonas de afectação e a caracterizar o mais rigorosamente possível a diacronia do local.
Praticamente todos os contextos registados e materiais recolhidos foram enquadrados em cronologias recentes, sendo a maioria dos depósitos escavados de natureza secundária, relativos a diversos momentos de aterro. A excepção verificou-se na sondagem 1, onde foram postas a descoberto duas condutas de pedra e argamassa, cuja relação com o edificado importava esclarecer. No entanto, tendo em conta a exiguidade do espaço, não nos pareceu exequível qualquer tipo de alargamento ou a escavação de novas sondagens, sendo o acompanhamento a medida mais apropriada.
Assim, os resultados desta intervenção arqueológica vieram reiterar a necessidade de uma segunda fase de trabalhos relativa ao acompanhamento de obra, fase essa aliás imposta em ofício da DRCN e estabelecida em plano de trabalhos como uma das medidas de minimização de impacte a aplicar.