Rua das Flores, nº 59 (Pavimento), Lisboa

No âmbito dos trabalhos arqueológicos que decorreram no edifício sito na Rua das Flores, nº 59, em Lisboa, procedeu-se ao registo gráfico de um pavimento em seixo com motivos bicromáticos (azul escuro e branco), posto a descoberto com o levantamento do pavimento hidráulico existente na entrada do imóvel.

Na sequência da detecção deste pavimento, foi solicitada uma reunião com o Instituto Português de Património Arquitectónico (IPPAR) com o objectivo de esclarecer quais as medidas de minimização a aplicar nesta situação.

Pavimento.

Na reunião de dia 12 de Setembro de 2003, onde estiveram presentes representantes da ERA-Arqueologia, da Sociedade Imobiliária da R. das Flores, 59 e do IPPAR, concluiu-se que o referido pavimento seria registado e levantado, sendo os seus componentes armazenados por cores e, posteriormente, entregues ao Museu da Cidade.

O registo do pavimento foi feito a partir da recolha tridimensional dos pontos de descontinuidade dos motivos. Este trabalho realizou-se com um aparelho que grava automaticamente os pontos pretendidos. Os referidos pontos foram introduzidos em programa informático de desenho (Auto CAD), onde se procedeu à união destes e demais acabamentos, necessários à correcta finalização do trabalho.

Cofinanciado por: