Rua das Janelas Verdes, edifício nº 3 a nº 7
A empresa Sociedade Turística Clima-Sol, S.A. contratou a ERA-Arqueologia com a finalidade de ser realizado um levantamento histórico, de carácter bibliográfico, sobre a área abrangida por um novo empreendimento imobiliário, e um plano de prevenção para impactes patrimoniais negativos na Rua das Janelas Verdes, edifício nº 3 a nº 7.
Embora a zona de Santos-o-Velho tenha uma ocupação antiga, que pode remontar ao período romano, a pesquisa bibliográfica efectuada contribuiu para o registo de construções no espaço a afectar pela obra, podendo ser datadas, com alguma segurança, do primeiro quartel do século XVIII. Segundo as mesmas fontes, estes edifícios podiam corresponder ao antigo palácio Asseca, entretanto destruído de forma a permitir a construção do actual edifício fabril.
Perante os dados obtidos e o potencial histórico desta zona da freguesia de Santos-o-Velho, considerou-se útil apresentar um conjunto de medidas de minimização, tendo como objectivos principais a prevenção e a minimização de impactes patrimoniais negativos no decorrer desta intervenção urbana.
Refira-se ainda que não foram identificados contextos arqueológicos ou históricos com valor patrimonial suficiente para impedir a concretização deste projecto.