Hotel Baixa Chiado, Rua da Prata 221-231 e Rua dos Correeiros 158-165, Lisboa
No quadro do Estudo Geológico – Geotécnico de obras a realizar no Hotel Baixa Chiado, sito na Rua da Prata 221-231 e Rua dos Correeiros 158-165, em Lisboa, estes labores arqueológicos foram adjudicados pela Geocontrole S.A. e decorreram nos dias 19 e 20 de Janeiro de 2015.
A intervenção consistiu na realização de 6 sondagens arqueológicas de diagnóstico em áreas a afetar por poços geotécnicos. Durante os trabalhos executados não foi identificado património com valor arqueológico relevante, à exceção do troço de um antigo arruamento pré-pombalino registado na sondagem 6.
Quanto às sondagens 1, 2 e 3, a estratigrafia, até uma profundidade de cerca de 1,50 m abaixo do pavimento atual, resulta da construção e posteriores reformas da via pública, encontrando-se afetada apenas por infraestruturas da EDP, EPAL e Gás. Relativamente às sondagens 4 e 5, a estratigrafia observada corresponde a níveis de aterro de cronologia contemporânea associados eventualmente à construção da cave do edifício.
No que respeita à sondagem 6, foi possível identificar o troço de um antigo arruamento pré-pombalino, assente em depósitos com materiais de época moderna. Este arruamento teria sido desativado já no período pombalino, conforme atestam os materiais recolhidos nos depósitos de aterro associados ao seu abandono.