Rua D. Pedro V, Príncipe Real, Lisboa
Entre 23 de Fevereiro e 17 de Junho de 2002, a ERA-Arqueologia levou a cabo o acompanhamento arqueológico da empreitada no edifício nº 101 a 113 da Rua D. Pedro V, Príncipe Real, freguesia de Sta. Catarina, Lisboa. A Rua D. Pedro V corresponde à antiga Rua do Moinho de Vento, sendo-lhe dada esta designação, em 1885, aquando da reestruturação da área do Jardim de S. Pedro de Alcântara e espaço envolvente.
A área afecta à obra foi ocupada pela primeira vez no séc. XVI, com a construção do palácio dos Condes de Soure. Desde então sofreu várias alterações, nomeadamente no pátio e anexos, até que em 1884 houve uma reestruturação geral onde os edifícios aqui edificados foram arrasados e construído o edifício de habitação que se manteve até ao presente.
Os trabalhos tiveram como objectivos prevenir a afectação de vestígios arqueológicos, avaliar o potencial patrimonial da área em questão e determinar o impacte que as obras tiveram nos contextos arqueológicos existentes. Para além disso, este registo contribuiria para que o conhecimento das realidades deste espaço pudesse ser usado na construção da história de Lisboa.
O acompanhamento arqueológico revelou que, apesar do seu historial ocupacional, este espaço já se encontrava bastante afectado, registando-se níveis de aterro para nivelar o terreno, criados para a construção do edifício habitacional, no séc. XIX. A maioria das estruturas identificadas pertenciam a este edifício, havendo duas que poderiam associar-se ao conjunto das edificações do Palácio dos Condes de Soure. Perante os resultados, considerou-se que a obra não teria afectado contextos de interesse arqueológico ou patrimonial de valor elevado.