Parque Central do Cartaxo
Foram identificadas duas áreas distintas: espaços definidos por várias estruturas positivas, com pisos, calçadas, níveis de aterro e lixeiras; e espaços de necrópole, por vezes com sobreposição de inumações e grande quantidade de restos humanos desarticulados.
A grande maioria destes contextos parece estar associada ao Convento do Espírito Santo, existente neste local desde o segundo quartel do séc. XVI e até 1855, data de construção da Câmara Municipal no local do extinto convento. A construção desse edifício da Câmara, bem como a sua destruição devido a um incêndio e reconstrução actual, já no século XX, poderão ser os responsáveis pelos níveis de distúrbios e alguns dos aterros identificados na estratigrafia do sítio no decorrer dos trabalhos arqueológicos.
A primeira área referida ocupa cerca de 250 m2 e está localizada na parte mais a Sul da zona de intervenção, junto à fachada da Câmara Municipal, sendo que a área da necrópole foi escavada em aproximadamente 184 m2 e localiza-se na zona central.
Os trabalhos foram efectuados entre os dias 21 de Julho e 30 de Setembro de 2010 (52 dias úteis).