Diagnóstico de Pintura Mural, C.C. Vasco Vilalva, Évora
A Fundação Eugénio de Almeida solicitou à ERA-Arqueologia a realização de um estudo sobre o estado de conservação de um elemento de pintura mural, localizado na sala de acesso ao projectado Centro de Conferências Vasco Vilalva, situado no centro de Évora. Estando a construção deste equipamento na altura em curso, foi também efectuada pela ERA uma intervenção arqueológica.
O estudo em questão tinha os seguintes objectivos: a identificação, descrição, localização e classificação do elemento de pintura mural; a caracterização da técnica de construção original; a caracterização do estado de conservação do elemento; e a definição de pressupostos para uma futura intervenção de conservação e restauro.
Do âmbito do trabalho não constavam análises históricas, artísticas ou físico-químicas, já que tais aspectos não se apresentavam como fundamentais para a concretização dos objectivos enunciados. Dessa forma, não foram consideradas a datação das sucessivas fases detectadas para a construção e a remodelação dos elementos relacionados com esta pintura mural.
No que toca às acções de conservação e restauro a realizar, definiu-se que estas teriam que ter em conta a minimização dos processos de desagregação em curso de modo a garantir a continuação e preservação da pintura mural na sua forma original; a manutenção da autenticidade histórica da estrutura; a reversibilidade das intervenções; e o recurso à utilização de materiais e técnicas compatíveis com os originais, nunca os pondo em risco do ponto de vista físico, químico ou estético.